“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Simea 2024: Mover eleva setor automotivo brasileiro a novo patamar

22/08/2024

O CEO da Toyota do Brasil, presidente de honra do evento, disse que o País pode ser o grande protagonista da transição energética mundial

Por Alzira Rodrigues

Com o tema “A mobilidade verde e a transição energética”, o Simea 2024, Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, começou nesta quarta-feira, 21, com foco nas novas tecnologias em curso no setor e principalmente na importância do Mover, o novo programa do setor, no desenvolvimento da indústria brasileira.

Apesar dos desafios ainda existentes, foi posição consensual nas palestras de abertura do evento, que se estende até quinta-feira, 22, no Novotel São Paulo Center Norte, o protagonismo que o Brasil pode ter no cenário mundial  a partir dos investimentos programados em função do Mover.

LEIA MAIS

Autopeças investirão R$ 50 bilhões até 2028

Promovido pela AEA, Associação da Engenharia Automotiva, a 31ª edição do Simea teve como presidente de honra o CEO da Toyota Brasil, Evandro Luiz Maggio. Em seu discurso, ele destacou que “com o etanol e sua junção com a eletrificação, o Brasil pode ser o grande protagonista da transição energética mundial”.

A relevância do Mover também foi destacada pelo presidente da AEA, Marcus Vinicius Aguiar. “Vivemos um momento de transformação sem precedentes e com o novo programa automotivo poderemos mostrar à sociedade brasileira sobre os próximos passos que o Brasil seguirá”.

O diretor do Sindipeças, Gábor Deák, fez uma metáfora do momento atual com filmes de suspense, dizendo que o setor passou por uma série de sobressaltos e ainda está no olho do furacão. Mas destacou as vantagens competitivas do Brasil no que diz respeito à descarbonização, mostrando crença no futuro da indústria nacional.

Diretor técnico da Anfavea, Henry Joseph Jr. foi outro palestrante a falar do protagonismo do Brasil no contexto global. “Devido aos nossos recursos naturais, poderemos estar na liderança em sustentabilidade. Vamos ter sucesso”, previu.

Fonte: AutoIndústria

Informes