“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Citroën mostra Basalt e produção começa em outubro

16/08/2024

Stellantis corre para lançar SUV-cupê que será fabricado no Rio e conclui o plano C-Cubed da marca francesa. Citroën Basalt em exposição no Rio Innovation Week, evento de tecnologia e inovação (Foto: Fernando Miragaya/Automotive Business)

Por Fernando Miragaya

O Basalt é um dos utilitários esportivos mais aguardados para este ano e a Citroën já faz o “esquenta” do SUV-cupê. A marca levou o carro, com uma nova camuflagem, para o Rio Innovation Week, evento de inovação e tecnologia que acontece na capital fluminense.

A ideia é evidenciar o novo produto que será feito na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ). A unidade foi contemplada recentemente com R$ 3 bilhões, do total de R$ 30 bilhões de investimentos prometidos pelo grupo automotivo no Brasil.


LEIA MAIS:
– Stellantis investirá R$ 32 bilhões na América do Sul
– Como Citroën e Peugeot renasceram nas mãos da Stellantis


A montadora, contudo, corre para levar o Citroën Basalt ao forno. O plano é iniciar a produção em outubro e lançar o SUV entre novembro e dezembro. 

A unidade exposta no Rio é um carro pré-produção usado pela engenharia da Stellantis para validações. O modelo já foi flagrado em testes com a carroceria levemente “zebrada”. A marca optou, no entanto, por mudar a camuflagem para mostrá-lo no Rio Innovation Week.

Quanto vai custar o Citroën Basalt

Basalt é feito sobre a mesma plataforma de C3 e C3 Aircross (Foto: Fernando Miragaya/Automotive Business)

O Citroën Basalt é feito sobre uma versão simplificada da plataforma CMP, que já serve ao novo C3 e ao C3 Aircross. Assim como o utilitário compacto, o modelo será equipado sempre com motor 1.0 turbo de 130/125 cv e câmbio CVT de sete marchas virtuais.


– Garanta sua vaga no #ABX24, evento mais influente do ecossistema automotivo


No portfólio da marca francesa, o Basalt não ficará obrigatoriamente acima do Aircross. Custará entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. Ou seja, ambos atuarão em uma faixa de preços próxima.

Mais ou menos o que ocorre com a linha de SUVs da Volkswagen, já que T-Cross e Nivus também começam em valores parecidos. E sempre bom lembrar que o Citroën Basalt é um SUV-cupê que vai disputar mercado justamente com Nivus e com o Fiat Fastback.

O modelo é o terceiro e último produto do C-Cubed, plano de reposicionamento e lançamentos da marca que começou extamente com o novo C3.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?