Por André Barros e Caio Bednarski
Em torno de 120 mil visitantes são esperados pela organização do Festival Interlagos 2024, que abre as portas ao público da sexta-feira 9, até domingo, 11, no Autódromo de Interlagos. Não é bem um Salão do Automóvel, cujo retorno segue em discussão na Anfavea, mas ajuda a ocupar a lacuna criada pela ausência da mostra automotiva, que teve sua última edição em 2018.
Das associadas da Anfavea Volkswagen, Hyundai, Nissan, Caoa Chery e as três alemãs premium, Audi, BMW e Mercedes-Benz, não estão com estande no evento. As chinesas vieram em peso e BYD, GWM, Neta e Omoda Jaecoo não economizaram em lançamentos e em formas para atrair clientes para seus estandes, com oferta de test drives.
Andar nos carros, inclusive, é o grande chamariz do Festival Interlagos: todas as marcas expositoras direcionaram parte de suas frotas para que o cliente possa experimentar nas pistas, ou em parte do traçado do circuito, ou em área off-road criada pela organização do evento. As chinesas estão presentes com todo o portfólio.
As fabricantes tradicionais apostaram em suas novidades recentes. A Chevrolet oferece test drive da Blazer EV, a Fiat mostra e quer que os visitantes dirijam a picape Titano e a Renault joga todas as suas fichas no Kardian. Segundo o presidente Ricardo Gondo, equipes das concessionárias estão à disposição de interessados no estande, inclusive com apoio de financeiras para que o Festival Interlagos não seja apenas um evento de experimentação, mas mais um canal de vendas.
Outras marcas tradicionais do mundo automotivo estarão presentes, como Pirelli, Motul e Mobil. Como o público é, em sua maioria, formado por aficionados em carros, o evento é uma oportunidade de chegar mais perto do consumidor e reforçar a presença da marca.
No caso do Santander, com sua plataforma Webmotors, o chamariz é daqueles de deixar o apaixonado por carro ansioso: uma volta gratuita em uma Ferrari.
E o Salão?
Estar presente no Festival Interlagos não significa abandonar o Salão do Automóvel em seu retorno. Ao contrário, segundo o diretor de relações institucionais e governamentais da GWM Brasil, Ricardo Bastos: “Temos interesse em participar do Salão, quando retornar. E estaremos em mais edições do Festival Interlagos: é presença mais do que confirmada”.
Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, concorda com Bastos: “Na Renault a política global é participar dos salões. Então estaremos no Salão do Automóvel quando ele retornar”.
Para o executivo é importante para mostrar o produto, apresentar ao público as tecnologias e manter acesa a paixão pelo automóvel: “O Salão ajuda a passar isto para as novas gerações”.
Fonte: AutoData