Se a presença chinesa na Automechanika Frankfurt 2022 foi mínima em decorrência da pandemia, espere uma verdadeira invasão de empresas do país asiático na edição 2024 da maior feira de autopeças do mundo. Além de um número expressivo de empresas de outras áreas do ecossistema, teremos montadoras como BYD, Geely, Seres, Hongqi, GAC, entre outras.
A presença das chinesas, companhias que vêm focando na eletromobilidade, faz com que a Automechanika 2024 dê ainda mais destaque para esta pauta. O evento, que ocorre entre 10 e 14 de setembro na Messe Frankfurt, na Alemanha, trará muitos produtos e soluções que refletem a presença das montadoras do país oriental e a crescente demanda por veículos eletrificados e as novas oportunidades de negócios que estes garantem para a indústria, oficinas e concessionárias.
LEIA MAIS:
– Automechanika Frankfurt 2024: Conheça os finalistas do Innovation Awards
– Automechanika Frankfurt quer se aproximar da geração Z
“A Automechanika Frankfurt servirá como uma plataforma de inovação, onde produtos e soluções para a mobilidade sustentável e de emissão zero serão mais uma vez apresentados. Por isso, desenvolvemos dois formatos, o Innovation4Mobility e o Future Mobility Park, que atraíram marcas como a Skoda em 2022. Este ano estamos recebendo um número notável de fabricantes, como as chinesas, que oferecem produtos e tecnologias de ponta. Como resultado, nossos visitantes B2B, oficinas e concessionárias poderão experimentar toda uma gama especial de veículos elétricos”, disse Olaf Mußhoff, diretor da Automechanika Frankfurt.
Automechanika Frankfurt 2024 terá exposição voltada para eletrificados
Além disso, a maior feira de autopeças do mundo trará uma grande novidade para 2024: a Electrical Vehicle Expo at Automechanika (EVA).
“A gama de produtos oferecidos pela indústria no setor de eletromobilidade na Automechanika aumentou exponencialmente nos últimos dois anos, especialmente na China. A Automechanika Xangai, que está comemorando seu vigésimo aniversário no final deste ano, é o exemplo perfeito disso. O fato de a EVA Expo ocorrer na Automechanika Frankfurt este ano é um resultado notável dos esforços de nossos colegas chineses para expandir sua rede”, comentou Michael Johannes, vice-presidente de mobilidade e logística do evento.
– Garanta sua vaga no #ABX24, evento mais influente do ecossistema automotivo
Wang Xia, presidente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, Subconselho Automotivo (CCPIT-Auto), explica o propósito da EVA Expo: “Ao lançar a EVA na Automechanika Frankfurt, esperamos fornecer aos mercados automotivos europeus e profissionais da indústria uma compreensão aprofundada da rápida transição da China de um mercado dominado por automóveis tradicionais para um mercado voltado para veículos elétricos”, destacou.
A exposição também tem, claro, outro objetivo. “Queremos dar mais visibilidade às marcas chinesas de veículos elétricos nos mercados estrangeiros. Com esforços coletivos, vamos contribuir para a criação de um ecossistema automotivo sustentável, promover a cooperação mutuamente benéfica entre as empresas e facilitar a colaboração ganha-ganha”, frisou Wang Xia.
Vale dizer que a União Europeia, ao contrário dos Estados Unidos, hesita em impor tarifas aos veículos produzidos na China. Por isso, é importante para o país asiáticos mostrar aos visitantes da Automechanika Frankfurt em detalhes os modelos lá feitos.
Além do tema eletrificação, a Automechanika deste ano também focará em sustentabilidade, recrutamento e seleção e treinamento adicional, bem como as últimas novidades em reparo de acidentes e gestão de sinistros. Todos os expositores e visitantes são ainda encorajados a aproveitar as áreas de networking dedicadas à economia circular, remanufatura, e-commerce e o negócio de carros clássicos, além de um happy hour diário.