“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Conheça a marca chinesa de carros elétricos que a Stellantis lançará no Brasil

23/07/2024

Parte da Leapmotor foi adquirida pela dona da Fiat neste ano. Marca deve estrear com dois modelos por aqui. Compacto T03 deve ser um dos primeiros modelos da Leapmotor no Brasil

Uma nova marca de carros elétricos apadrinhada pela Stellantis teve sua estreia confirmada no Brasil para 2025. A Leapmotor vai iniciar a venda de seus veículos por aqui a partir do ano que vem.


VEJA MAIS:
– Parceria com Leapmotor também será industrial, diz Stellantis
– Stellantis aplica R$ 14 bi em MG e deve exportar mais motores


Apesar da proximidade da estreia, a maioria dos brasileiros nunca ouviu falar da fabricante chinesa, que chegará ao país com a missão de enfrentar as conterrâneas BYD e GWM.

Por isso, Automotive Business conta a seguir a trajetória da marca parceira do grupo Stellantis no mundo.

Marca nasceu na China menos de uma década atrás

Carlos Tavares (esq.), CEO da Stellantis, posa com fundador da Leapmotor, Zhu Jiangming

A Leapmotor foi fundada em 2015 em Hangzhou, na província chinesa de Zhejiang, e lançou seu primeiro carro elétrico quatro anos depois. Seu fundador é Zhu Jiangming, engenheiro elétrico com mais de 30 anos de experiência técnica.

Em 2023, a empresa foi apontada como uma das startups de carros elétricos mais promissoras de seu país natal.

Até então quase desconhecida fora da China, a empresa ganhou os holofotes no final do ano passado, quando a Stellantis desembolsou 1,5 bilhão de euros por 21% das ações da Leapmotor.

O acordo também contemplou a criação da Leapmotor International, que teria os direitos exclusivos de exportação, vendas e produção dos produtos da marca em diversos mercados. O comando das operações é de Tianshu Xin, CEO da empresa e ex-executivo da Stellantis na China.

“Acreditamos que essa parceria pode impulsionar a Leapmotor a se tornar uma respeitada empresa mundial de veículos elétricos inteligentes.” declarou Jiangming, fundador, presidente e CEO da Leapmotor, na ocasião. 

Promessa é de 200 lojas na Europa até o fim de 2024

Fernando Varela vai liderar operações da marca chinesa na América do Sul

Pelo planejamento realizado pelas empresas, a Leapmotor estrearia inicialmente em vários mercados da Europa, como França, Itália, Alemanha e Portugal. A promessa da Stellantis é que, até o final do ano, a marca contará com 200 pontos de venda espalhados pelo continente.

Em um segundo momento, a companhia estreia nas regiões da Índia e Ásia Pacífico, Oriente Médio e África e América do Sul a partir do último trimestre de 2024. Além do Brasil, a Leapmotor também iniciará suas atividades no Chile no ano que vem.

Na região, Fernando Varela, atualmente vice-presidente da região Andina e América Central, vai acumular a responsabilidade pela marca Leapmotor para a América do Sul.

Nova marca deve começar com dois modelos

SUV C10 recebeu nota máxima em teste de colisão na Europa

Os primeiros modelos da marca devem ser o SUV C10 e o compacto T03. Este último, inclusive, já foi flagrado durante testes em Minas Gerais.

O C10 é o primeiro projeto global da marca. De acordo com a Stellantis, o SUV foi “construído de acordo com padrões globais de design e segurança”. Com autonomia de 420 km segundo o ciclo WLTP, o C10 recebeu a nota de cinco estrelas nos testes de colisão do Euro NCAP.

Já o T03 é um veículo urbano que oferece “espaço interno de segmento B”. A autonomia declarada é de 265 km, novamente pelo ciclo WLTP, e, segundo a Stellantis, o modelo “foi classificado em primeiro lugar no Estudo de Qualidade Inicial da JD Power para o segmento de pequenos veículos elétricos a bateria (BEV)”. 

A Stellantis ainda não revelou se a nova marca terá uma rede própria de concessionárias, como acontece com Jeep, Peugeot e Citroën.

Fonte: Automotive Business

Informes