Com novo e-2008, Peugeot expande assistência técnica para elétricos

15/07/2024

Versão importada da Espanha será lançada oficialmente em agosto junto com as versões a combustão do SUV, estas feitas na Argentina. Peugeot e-2008 mudou grade, faróis, luzes de condução e ganhou o novo símbolo da marca francesa (Foto: Fernando Miragaya)

Por Fernando Miragaya

A Peugeot prepara a chegada da nova geração do 2008, mas já se antecipa com a variante elétrica do SUV. A marca francesa fez apresentação prévia do modelo, ao mesmo tempo em que amplia os pontos de serviços para seus veículos elétricos (VEs).

O renovado e-2008 só será lançado para valer em agosto, juntamente com a nova geração a combustão do crossover. Mas a Peugeot fez um investimento forte para expandir os chamados e-centers, concessionárias dedicadas ao pós-venda dos elétricos da marca.


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Das duas revendas (em São Paulo e no Rio) existentes até 2023, a fabricante passou para 32 pontos de serviço para elétricos. Os e-centers cobrem capitais das regiões Sudeste, Nordeste e Sul, além de cidades do interior Paulista.

“Estamos nos lugares onde há mais demanda e é necessário ter estrutura. Os 32 e-centres atendem perfeitamente a quase todo o território em termos de venda de veículos elétricos”, garante Rafael Filon, responsável pelo marketing de produto da Peugeot.

Nesta adaptação para a revenda atender a clientes de carros elétricos da marca, como e-208 e o e-2008 (vendido aqui desde 2022), o principal investimento está na capacitação dos funcionários. 

Em termos de layout das oficinas, a marca diz que não há necessidade de um grande aumento de área, já que uma ou duas estações exclusivas para a assistência aos VEs é o suficiente.

Como é o novo Peugeot e-2008

SUV compacto elétrico é equipado com bateria de maior capacidade e ganhou bons quilômetros de autonomia (Foto: Fernando Miragaya)

Automotive Business esteve na apresentação prévia do SUV elétrico, que foi renovado na Europa em 2023. O modelo mudou principalmente grade, faróis e trocou as lentes das luzes diurnas de “dentes de sabre” por três barras que lembram as garras de um felino. 

Por falar em felino, o modelo também já carrega o novo símbolo da Peugeot, com o leão renovado. Dentro, mudanças no miolo do volante, no quadro de instrumentos digital e no revestimento dos bancos – agora de alcantara. 

A central multimídia i-connect também é nova. Tem tela de 10,2” e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. O novo Peugeot e-2008 passa a ter câmera 360 graus, carregador sem fio para celulares três vezes mais potente (segundo a marca) e novas tomadas USB-C na frente e atrás.

O motor elétrico ganhou bateria de maior capacidade, de 54 kWh, o que fez o alcance do SUV passar de 234 km para 261 (padrão Inmetro). Elas podem ser carregadas em até 30 minutos em aparelhos rápidos (30 kW) ou em 4h40 em equipamentos do tipo Wallbox (de 7,4 a 11 kW).

O carro também vem com cabo portátil e carregador de bordo de 11kW. O motor rende 261 cv de potência e 27 kgfm de torque máximo. De acordo com a Peugeot, o novo e-2008 é capaz de fazer o 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.

Peugeot quebra a cabeça para por preço no e-2008

Feito na fábrica da Stellantis em Vigo, Espanha, o novo e-2008 chegou ao Brasil em um lote inicial de 50 unidades, para abastecer a rede e participar de ações de marketing. O modelo, por exemplo, será exposto no Casa Cor São Paulo, que se encerra em 28 de julho.

A Peugeot não falou nada sobre preços do novo e-2008 – o anterior custou entre R$ 200 mil e R$ 220 mil. O time da marca francesa, contudo, não deve estar tendo vida fácil.

O primeiro lote até se livrou da nova etapa do aumento do imposto de importação para eletrificados. Mesmo assim, a variação do dólar é um desafio, além do que a marca quer vender 200 unidades até o fim do ano – o que implica em trazer mais lotes com a alíquota atualizada.

Fonte: Automotive Business

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