Por Fernando Miragaya
O Grupo Caoa acelerou o passo em sua “frente” Hyundai e de forma eletrificada. Depois de iniciar a venda do Ioniq em concessionárias, agora o importador oficial da marca sul-coreana lança no Brasil o Kona em configurações híbrida e elétrica.
Com aparência de hatch bombado e tratado como SUV, o Kona começou a ser vendido neste sábado, 8. Importados da Coreia do Sul, a variante híbrida custa R$ 169.990, enquanto a 100% movida a bateria sai por R$ 219.990.
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O Kona Hybrid combina o motor 1.6 GDI a gasolina de 105 cv e 15 kgfm a um motor elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm. Segundo a Hyundai, a potência combinada fica em 141 cv, enquanto o torque chega a 27 kgfm.
Com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, as médias de consumo pelos padrões do Inmetro ficam em 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l, na estrada. Desta forma, o Kona híbrido recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Hyundai Kona elétrico tem detalhes futuristas
Já a variante elétrica do modelo difere em diferentes detalhes no design do híbrido, como a grade fechada e rodas aro 17”. O modelo usa motor de 136 cv de potência e 40,3 kgfm de torque máximo, alimentado por baterias com capacidade de 39,2 kWh. A autonomia, segundo os padrões do Inmetro, é de 252 km.
Entre os equipamentos, os dois carros da Hyundai recebem ar-condicionado automático, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, chave presencial com partida do motor por botão, carregador de celular por indução, câmera de ré, head-up display, entre outros.
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O quadro de instrumentos é eletrônico. Já a central multimídia tem tela de 10,2”, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, GPS nativo, Bluetooth e comando de voz.
O lançamento do Kona vai de encontro às promessas da Hyundai Caoa. A empresa anunciou o lançamento de modelos eletrificados depois de rever o acordo com a Hyundai Motor Brasil.
Fonte: Automotive Business