Por Danilo Fraga Fraga Inteligência Automotiva
O mercado de reposição de autopeças no Brasil tem enfrentado desafios constantes, mas também tem se mostrado repleto de oportunidades. Com faturamento crescente e uma ampla diversidade de veículos, é essencial que as empresas do setor estejam preparadas para aproveitar o melhor da tecnologia e enfrentar os desafios do mercado.
Nesse contexto, a aplicação de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial (IA), desempenha um papel fundamental no aprimoramento das operações de varejo e distribuição de peças no mercado brasileiro. Embora possa parecer um tema distante para muitos profissionais do setor, diversas movimentações no mercado sugerem que em breve as principais empresas do segmento utilizarão essas ferramentas como diferenciais competitivos em seus negócios. Um exemplo desse processo de transformação pode ser observado nos sistemas de consulta de catálogo por placa, que têm experimentado um crescimento exponencial. De janeiro a maio, mais de 5,5 milhões de condutores realizaram pesquisas em sistemas equipados com a tecnologia oferecida pela Fraga Inteligência Automotiva. Estima-se que até o final do ano, mais de 13 milhões de consultas serão realizadas, o que representa uma utilização presente em mais de 28% da frota de veículos leves. Esses números são claros indicativos da adoção crescente dessas tecnologias pelos consumidores e o potencial que elas têm para impulsionar o setor. Ainda mais se levarmos em consideração que até o ano passado o volume de consultas era de 4 vezes inferior.
Outra aplicação promissora é a utilização de sistemas de predição de estoque, nos quais distribuidores e varejistas “de vanguarda” já desenvolveram sistemas que utilizam aprendizado de máquina e informações sazonais para aumentar a previsibilidade de quebras ou excesso de estoque. Resultados surpreendentes foram obtidos por iniciativas pioneiras nesse sentido, e outros testes estão sendo desenvolvidos utilizando nos modelos preditivos a frota circulante que cada uma das peças atende e informações como durabilidade e potencial de mercado dos produtos. Além disso, a adoção de chatbots de catálogo no WhatsApp deverão ditar uma nova tendencia e em breve se tornarão cada vez mais frequentes. Indústrias, distribuidores e varejos que oferecem opções de pesquisa e cotação através desse aplicativo estão saindo na dianteira ao proporcionar maior agilidade e comodidade no atendimento às oficinas. Um projeto piloto desenvolvido pela Fraga em parceria com um grande e-commerce B2B de São Paulo, demostrou resultados animadores, um operador de call center conseguiu monitorar e supervisionar o trabalho executado por até 5 robôs de forma simultânea.
Ou seja, com esse tipo de solução a produtividade das áreas de “tele preços” poderá ser até 5 vezes maior do que no modelo atual, o que permitirá escalar uma variedade enorme de ações de marketing e comunicação para os agentes do setor. Diversas empresas de tecnologia estão buscando integrações com ferramentas de IA incluindo-as como funcionalidades padrão em seus sistemas. Isso significa que em muitos casos você utilizará a IA sem nem mesmo perceber, facilitando ainda mais a adoção dessas tecnologias que em breve estarão presentes na maioria dos agentes do mercado. A principal dificuldade do mercado no curto prazo será justamente nos processos de integração das ferramentas, levando em consideração que a maior parte das empresas do setor, utilizam sistemas de gestão que se restringem ao tratamento tributário, estoque e frente de loja, será necessário um esforço grande de adaptação. As empresas que possuem sistemas de gestão que oferecem integrações por APIs ou que estão habituadas em construir soluções baseadas em micro serviços conseguirão se adaptar e colher os benefícios destas tecnologias mais rápido do que as demais. As empresas que forem capazes de adotar essas inovações, estarão ainda mais preparadas para enfrentar os desafios e prosperar nesse cenário em constante evolução. Nesse processo será fundamental o convencimento da alta gestão das empresas do varejo e distribuição do segmento, apoio operacional e soluções de maior padronização por parte das indústrias e profissionais capacitados para liderar esse processo dentro das empresas também serão peças chaves nessa jornada. Veja algumas possíveis aplicações práticas das IAs que podem potencializar seus negócios e oferecer melhorias operacionais no varejo e distribuição de autopeças:
Previsão de Demanda – Você conseguirá utilizar algoritmos de IA para analisar dados históricos de vendas, fatores sazonais, podendo adicionar tendências do mercado e informações sobre a frota circulante para refinamento das análises. Isso permitirá prever a demanda de peças com maior precisão e evitar a quebra ou o excesso de estoque.
Atendimento Online – Integre seu catálogo com WhatsApp, utilize chatbots e assistentes virtuais equipados com IA para interagir com os clientes, responder a perguntas frequentes, recomendar produtos e oferecer suporte personalizado. Isso poderá reduzir o tempo de espera para cotações, melhorando a experiência do cliente e aumentando as chances de conversão.
Eficiência Logística – Utilize algoritmos de roteirização baseados em IA para otimizar as rotas de entrega, considerando fatores como distância, tráfego e prioridades do cliente. Ou ainda as utilize para cotar qual transportadora oferece melhor custo x benefício para as entregas curtas, isso reduzirá os custos de transporte e melhorará a eficiência operacional.
Recomendação de Produtos – Utilize algoritmos de recomendação baseados em IA para oferecer sugestões personalizadas de produtos aos clientes, com base nos relacionamentos e tendencias de desgaste de cada sistema veicular, histórico de compras e características específicas do veículo. Isso impulsionará as vendas cruzadas e permitira maior satisfação do cliente. Revisado e aprimorado pelo ChatGPT.
Fonte: Novovarejo