Por Vitor Matsubara
A Abeifa registrou o licenciamento de 11.145 unidades no primeiro trimestre de 2023 no Brasil. Segundo a entidade que reúne as importadoras de veículos, deste volume, 7.625 veículos foram importados e 3.520 montados no país.
Frente aos números do mesmo período de 2022, quando foram comercializadas 14.271 unidades, houve queda de 21,9%.
Melhora nos emplacamentos da Abeifa não deve ser rápida
Diante do cenário apresentado até agora, a associação prevê tempos difíceis neste ano.
“Ainda temos uma perspectiva bastante conturbada para 2023, então não vamos encontrar estabilidade tão cedo”, admitiu João de Oliveira, presidente da Abeifa e da Jaguar Land Rover.
Se serve de consolo, o executivo reconheceu que o cenário poderia ser ainda pior.
“Temos vários segmentos com maior percentual de venda à vista (mais de 50% do volume de importados, segundo João) do que financiada. Então, por esse lado, a gente sofre um pouco menos”.
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O executivo acredita que as vendas de carros importados – incluindo marcas que não são afiliadas à Abeifa – devem chegar a 280 mil unidades neste ano. Este volume representaria alta de 5% em relação a 2022.
“Os importados ainda devem seguir com boa força no Brasil, então entendemos que podemos ter um ano positivo”, disse João.
Números contrastantes
No recorte só de veículos importados, a alta foi de 95%, porém sobre uma base comparativa baixa. Apenas 3.520 unidades foram licenciadas no primeiro trimestre do ano passado.
Já na produção nacional, a queda nos três primeiros meses do ano foi de 66% em relação a igual período de 2022, quando 10.366 unidades foram emplacadas.
RELEMBRE:
– Vendas de carros importados fecha bimestre com alta de 82%
– Por produção local, montadoras negociam limite às importações de elétricos
A Abeifa aponta que mais de 90% dos emplacamentos de carros importados são de veículos provenientes da Ásia (50,8%) e Europa (39,7%). É por isso que João alertou que é preciso existir previsibilidade nas regras aplicadas às importações.
Volvo e Caoa Chery dominam estatísticas
Entre as 11 associadas, a Volvo liderou os emplacamentos entre os importados da Abeifa no trimestre, com 2.110 unidades. Em seguida surgem Kia (1.276 veículos), Porsche (1.217 unidades) e Caoa Chery (1.095 licenciamentos).
A BYD já desponta na quinta colocação graças aos 717 emplacamentos de janeiro a março deste ano.
Entre as afiliadas da Abeifa com produção nacional, a Caoa Chery lidera com 3.205 unidades emplacamentos no trimestre. A Land Rover é a segunda (e última) colocada, com 315 unidades licenciadas, uma vez que a Suzuki deixou de produzir carros no país.