“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

VW Caminhões e Ônibus lidera mercado nacional de caminhões

11/01/2023

Mesmo caindo acima da média do mercado de caminhões, que recuou 1,8% no ano passado, para 126,6 mil unidades, a VW Caminhões e Ônibus manteve a liderança dos semileves aos pesados, na classificação usada pela Anfavea para os veículos comerciais pesados. Foram 34,5 mil caminhões Volkswagen vendidos em 2022, recuo de 7,9% na comparação com o resultado do ano anterior.

A participação da VW foi de 27,2%, segundo seu presidente Roberto Cortes: “Temos mantido ciclos consecutivos de investimentos, expandimos nossa atuação para novos segmentos e reforçamos a oferta nos que já estávamos presentes, sempre atentos à demanda de operação do transportador brasileiro. Isso nos garantiu essa liderança e, para 2023, temos mais de trinta novos caminhões e ônibus focados em eficiência, conforto, segurança e tecnologia para continuar a conquistar o cliente nacional”.

Apesar de a vice-líder, Mercedes-Benz, ter registrado queda de 7,6% no período a liderança da VWCO não foi ameaçada: de São Bernardo do Campo, SP, saíram 30,6 mil caminhões Mercedes-Benz.

Em trajetória oposta a Volvo consolidou-se na terceira posição: 24,1 mil unidades comercializadas, alta de 10,4% sobre o resultado de 2021 e a liderança no segmento de pesados, o mais volumoso do mercado nacional. É produzido em Curitiba, PR, o caminhão mais vendido do País no ano passado, o FH 540, com 8,3 mil licenciamentos.

Como atua apenas em pesados e semipesados a companhia celebrou a liderança em toda a faixa de mercado em que compete, de acordo com seu diretor executivo de caminhões, Alcides Cavalcanti: “Este é um feito inédito para a Volvo. Pela primeira vez somos líderes na soma dos segmentos em que atuamos. Isso mostra nossa consistência em pesados e também nosso crescimento contínuo em semipesados”.

Na quarta posição, com recuo de 15,3% nas vendas locais, ficou a Scania, com 13,2 mil unidades. Acabou enxergando pelo retrovisor a aproximação da Iveco, que cresceu 23,5% e somou 10,6 mil unidades comercializadas.

Em sétimo a DAF, com alta de 21,3%, também terminou o ano com saldo positivo. Foram 6,8 mil caminhões licenciados no ano passado.

Fonte: AutoData

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