“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Veículos com 13 anos ou mais ainda continuam liderando o ranking de vendas

16/11/2022

Pela edição de outubro do relatório Radar Autos da OLX, o número de carros anunciados online pelos principais portais players do setor automotivo só cresce desde 2021. Quando comparado o quarto trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, a alta foi de 21%. Preço e segurança continuam sendo os principais fatores de decisão de compra.

Quanto aos motivos que levaram os participantes do relatório a comprar um automóvel, a queda dos preços, em média de 10%, dos top 10 carros mais vendidos através da plataforma OLX e melhores condições de pagamento foram decisivos. Em se tratando de diminuição de preço como motivador, uma variação acima de 7% na taxa chama a atenção como uma boa oportunidade.

Em relação ao share de vendas por tempo de uso, o relatório aponta que os veículos com 13 anos ou mais continuam liderando o ranking (34%), mas houve aumento da participação de seminovos de 13% para 17% em setembro, voltando ao patamar do início do ano.

O relatório aponta que, ao contrário do que foi visto no primeiro semestre, o mercado apresenta retomada nas vendas de novos e usados. Mesmo com a alta da inflação e o encarecimento do crédito, o mercado tomou fôlego com a estabilidade na produção, o que fez com que todo o setor aquecesse.

Somente a plataforma OLX computou 2 milhões de veículos anunciados no terceiro trimestre deste ano, 295 mil veículos vendidos ou 2 carros por minuto. A cada 5 vendas realizadas no mercado de autos, 1 delas acontece através da plataforma OLX.

Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX

“Ainda que o setor siga com desafios como a alta da inflação e o encarecimento do crédito, o mercado tomou fôlego com a estabilidade na produção de veículos leves (que registrou no terceiro trimestre o melhor resultado desde o início de 2021, com 609 mil unidades produzidas), o que fez com que todo o setor começasse a se recuperar, despertando, consequentemente, o interesse do consumidor”, afirma Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX.

Preço e IPI

Passos comenta que as políticas fiscais implementadas recentemente pelo Governo contribuíram para a trajetória decrescente do IPCA no acumulado nos últimos 12 meses e que, junto a essa queda, a inflação de automóveis novos e usados tem apresentado uma desaceleração nos últimos meses. “Como reflexo de uma melhora da cadeia produtiva do setor, que contribuiu para o aumento dos custos no início da pandemia. A retomada da produção do zero km reduz a pressão de preço sobre os usados, uma vez que a demanda volta a se equilibrar entre novos e usados”.

Segundo ele, havia a expectativa de que o novo corte de até 35% no IPI compensasse os aumentos de custos no setor. “A alíquota representaria redução de 1,4% a 4,1% nos preços dos veículos, conforme o tipo de motor. Nos últimos meses, estamos acompanhando uma desaceleração da inflação dos automóveis novos e usados e a redução do IPI pode ser um dos fatores responsáveis por isso”.

Estoque

Pelo relatório, a expectativa é de um estoque de novos acima da demanda. Sobre a normalização, diz Passos, “o que temos observado no mercado é que as montadoras estão prevendo que a produção de semicondutores só estará 100% restabelecida a partir do segundo semestre de 2023, a partir do momento que começaria a se normalizar a entrega de veículos novos por parte das mesmas”.

Vendas

Questionado sobre a expectativa de vendas da OLX até o final deste ano, Passos comenta que os resultados não podem ser divulgados antes do término do ano e balanço da empresa, mas adianta que “de acordo com levantamento da Fenabrave e nossos próprios dados, a cada cinco vendas realizadas no mercado de automóveis, uma delas acontece por meio da OLX. Em média, 130 mil carros são comercializados a cada mês por meio da plataforma”.

Sobre os principais players que anunciam na OLX, Passos comenta que o perfil de clientes varia entre pessoas físicas, que apenas desejam vender seu carro e/ou trocar por outro, concessionárias, lojistas e empresas de locação de carros, que utilizam o potencial da OLX para se conectar com clientes em todo o País. “Hoje, só a nossa categoria de automóveis registra mais de 20 milhões de usuários em um único mês. Em média, a OLX contabiliza 1,7 milhão de anúncios e 130 mil carros comercializados a cada mês. O que representa, para a empresa, 60% do market share dos veículos usados e seminovos anunciados no Brasil”, finaliza.

Fonte: Balcão Automotivo

Informes