“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

O que a Mercedes-Benz pretende ao lançar um caminhão para mulheres

10/11/2022

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, Ebru Semizer, do marketing da companhia no Brasil, e a designer Amábille Gonçalez defendem que o caminhão para mulheres pode trazer mais visibilidade para as motoristas e melhorar o conforto delas no cotidiano

“O que eu quero mais se eu sei que a vida é bela e linda?” O trecho é da música Magnólia, de Jorge Ben Jor, que inspirou uma solução inusitada para o setor de caminhões: um veículo pensado para motoristas mulheres, o Actros 2651 especial Estrelas Delas, apresentado na Fenatran 2022. Muito mais do que uma simples roupagem feminina e discurso marqueteiro, a marca quer trazer soluções efetivas para as caminhoneiras.

“Eu estava trabalhando e ouvindo essa música, que me fez pensar em um caminhão para elas. Criei um painel juntando inspirações e comecei a conversar com fornecedores sobre possíveis cores, materiais e soluções. Quando tinha algo mais robusto, tomei coragem para apresentar a ideia para a minha chefe”, conta a designer Amábille Gonçalves, que começou a rascunhar essa visão em 2018.


Leia também:
– Veja 5 novidades tecnológicas curiosas presentes na Fenatran 2022
– Acompanhe aqui toda a cobertura da Fenatran 2022
– No Brasil, Lewis Hamilton fala o que pensa sobre diversidade na F1 e no setor automotivo


A experimentação ganhou corpo e chegou à Ebru Semizer, gerente sênior de marketing caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, que fez do limão uma limonada e deu a largada ao projeto A Voz Delas para valorizar e dar visibilidade às mulheres que vivem nas estradas, sejam caminhoneiras ou cristais – aquelas que acompanham seus companheiros motoristas nas viagens.

Caminhão de mulherzinha?

“Com elas, começamos a encontrar um motivo para a existência desse caminhão que, até então, era apenas uma ideia estética”, diz a designer. Entre as necessidades específicas dessas profissionais, estavam mais comodidade para o dia a dia e redução de riscos, afinal, estar sozinha conduzindo um veículo Brasil afora pode expor essas mulheres a situações de violência.

Um dos recursos que o modelo traz para reduzir esses perigos é aparentemente simples: um banheiro dentro da cabine. Assim elas não precisam descer do veículo em situações ou horários inseguros e, claro, também não se expõe a locais pouco higiênicos em paradas nas estradas.

Além disso, o conceito traz soluções para tornar o cotidiano das motoristas mais confortável, como geladeira, Wi-Fi, uma bateria separada para ligar secador e chapinha, uma penteadeira com espelho iluminado e até uma bicicleta que permite que elas façam trajetos curtos em paradas na viagem sem precisar se deslocar com o caminhão.

As soluções são um passo simples, mas com enorme significado para uma classe de profissionais que enfrenta uma série de desafios para realizar o desejo de se tornarem motoristas. Os obstáculos já começam pelos próprios companheiros, que frequentemente são contra a profissão, passando por questões financeiras para tirar a habilitação, dificuldade de treinamento e pelo preconceito nas próprias estradas.

Mercado mostra interesse, Mercedes-Benz começa a vender

Apesar de ser um conceito, a versão Estrela Delas do Actros pode, devagar, ir tomando as estradas. Isso porque a montadora afirma que os opcionais do caminhão já podem ser vendidos de forma customizada.

“O modelo despertou o interesse de fornecedores, concorrentes e clientes. Queremos alcançar cada vez mais gente, provocar o transportador, ter a divulgação da rede de concessionárias. Até mesmo o consórcio do banco Mercedes-Benz pode ser uma ferramenta para impulsionar a solução”, conta Roberto Leoncini, vice-presidente de marketing, vendas e pós-venda de caminhões da companhia.

Karin Rådström, CEO global da Mercedes-Benz Trucks, veio à Fenatran, participou da apresentação do modelo à imprensa e às caminhoneiras e destacou a inovação da iniciativa. “Na Europa também é incomum encontrar mulheres nas estradas. Fico emocionada de ver uma solução que pode melhorar a vida delas, que são pioneiras em um mercado ainda tão masculino e estão pavimentando novas oportunidades para as próximas gerações.” 

Com um sorriso no rosto, a executiva diz que essas profissionais devem se orgulhar da própria jornada e reconhece que iniciativas como o Actros Estrela Delas deveriam ganhar escala internacional na Mercedes-Benz, tornando a equidade de gênero um bem de exportação.

Fonte: Automotive Business

Informes