No mercado, desde 1980, a G&B acompanhou todas as transformações pelas quais nosso mercado passou. Sem falar nos vários planos econômicos e crises mundiais que o Brasil superou.
Entre as entidades que representam os elos da cadeira do aftermarket automotivo, está o Sincopeças (Sindicato do Comercio Varejista de Autopeças), que há 80 anos apoia e orienta cerca de 37,5 mil lojas associadas. Essas lojas têm sido impactadas por distribuidores que, de uns 13 anos para cá, passaram a atender oficinas mecânicas e, em alguns casos, até o consumidor final, o dono do carro.
Apenas para lembrar, até a entrada da substituição tributária (ST), em 2009, a cadeia comercial do aftermarket funcionava assim: Fábrica > Distribuidora > Varejo > Mecânico. O Sincopeças, por sua vez, em reconhecimento ao respeito e ética comercial, certificava esses distribuidores com o selo EMPRESA AMIGA DO VAREJO. E quem indicava o distribuidor merecedor do selo eram os próprios varejistas associados ao sindicato.
Por muitos anos, este modelo foi respeitado, até que os distribuidores nacionais, motivados pelos efeitos tributários da ST, passaram a montar filiais em vários Estados, por todo o Brasil. Com o crescimento continuo destas filiais, tais distribuidores, para justificarem os custos de investimento, começaram a vender para os mecânicos; o que acabou criando uma concorrência desleal com os varejos tradicionais.
A partir de então, virou um salve-se quem puder!
Todo mundo vendendo pra todo mundo… Uma total bagunça.
Em 2011, o Sincopeças descontinuou o uso do selo, uma vez que a simpatia entre os elos da cadeia estava abalada. Pouquíssimas empresas mantiveram-se firmes e respeitando a cadeia tradicional de reposição de peças.
Nesse sentido, G&B se orgulha de estar há mais de 42 anos promovendo o slogan Respeito ao varejista. Manteve-se firme e, desde então, vem sendo reconhecida pelo varejista. Prova disso, é que recentemente recebeu o prêmio Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças como a distribuidora que mais se destacou na região sudeste no país.
Após mais de uma década de desorganização, o Sincopeças, mais uma vez em busca de soluções para manter o varejo forte, decidiu no último mês pelo relançamento do selo EMPRESA AMIGA DO VAREJO, agora com este novo formato 👇.
“A G&B se sente honrada em ser a primeira distribuidora do sudeste brasileiro a receber a permissão de usar o novo selo. Só uma empresa que realmente é amiga do varejo pode receber dois tão importantes reconhecimentos em apenas dois meses. Obrigado amigo Varejista”, agradece Antônio Carlos Beiram.
O SINCOPEÇAS-SP atua há 80 anos como entidade representativa de 37,5 mil lojas de peças e acessórios para veículos no Estado de São Paulo, 80% delas EPPs – Empresas de Pequeno Porte que empregam diretamente 180 mil trabalhadores, sendo filiado à FecomercioSP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), que congrega 136 sindicatos ligados ao comércio e serviços da Capital e do Interior.
Quer saber mais detalhes? Acompanhe pelo vídeo…
Fonte: G&B