A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou na terça-feira, 27, as versões equipadas com motores Euro 6 dos modelos Delivery, Constellation e do extrapesado Meteor, todos produzidos na fábrica de Resende (RJ). A norma de emissões para veículos comerciais fabricados no Brasil entra em vigor a partir de janeiro de 2023.
No caso do extrapesado Meteor, são dois modelos de motores Euro 6 que equipam a linha: o 28.480, com 480 cv, e o 29.530, com 530 cv de potência. Ambos os propulsores que atendem à nova legislação são de13 litros movidos a diesel, com sistema de pós-tratamento.
Caminhões Euro 6 da Volks também prometem economia
Segundo Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia, a montadora promoveu também mudanças no fluxo do cabeçote do veículo, o que resultou em redução de 5% do consumo de combustível.
À linha média Constellation, formada por 14 modelos, foi adicionada uma versão equipada com um novo motor de 7 litros que gera 210 cv de potência. Soma-se à gama também configurações equipadas com propulsores de 260 cv, 320 cv e 480 cv. A montadora aplicou também na linha uma nova caixa de transmissão manual de 8 marchas e outra, automatizada, de 12 velocidades.
A linha de leves Delivery, por sua vez, traz duas novas motorizações. Um novo motor de 3 litros entrega 160 cv no modelo Express, e 170 cv na versão de 6 toneladas. Já as opções com motor ISF, produzido pela Cummins, de 4 litros e 180 cv de potência, equipam as versões de 9 a 13 toneladas.
Expectativa de vendas é alta em função da Fenatran
Em termos de vendas, a VWCO espera que o efeito Fenatran (principal feira local de veículos pesados que será realizada em novembro, em São Paulo) impulsione as vendas da nova gama Euro 6 da sua oferta.
“[As vendas] Saem do zero em setembro, aceleram durante a Fenatran, e nós vamos chegar no segundo trimestre do ano que vem ao redor de 4 mil unidades vendidas, considerando todos os modelos. Esperamos que os modelos Delivery representem cerca de 60% das vendas”, disse o vice-presidente de vendas Ricardo Alouche.
Mudanças internas marcam os modelos Euro 6
Afora os motores em sintonia com a nova legislação de emissões, a VWCO também promoveu mudanças significativas no interior dos modelos apresentados na terça-feira.
Na linha Delivery, houve um acréscimo de carga técnica que chega a 700 kg no caso da versão elétrica e-Delivery. Além disso, o caminhão leve ganhou novas lanternas de LED e itens de segurança ativa.
As versões do Constellation exibem identidade visual redesenhada e novos volante e painel de instrumentos. A suspensão dianteira parabólica também é nova. Por dentro, os bancos são inspirados nos do Meteor e oferecem ajustes elétricos e revestimento de couro sintético. A suspensão da cabine recebeu quatro pontos de amortecimento.
Assim como no Constellation, o Meteor é equipado com sistema de trocas de marcha preditiva, que aproveita as informações do GPS para calcular (e selecionar) qual é a marcha mais adequada para enfrentar aclives ou declives. O interior também foi repaginado e inclui novos itens de tecnologia e conectividade.
Fonte: Automotive Business