A produção de motos em fevereiro somou 107 mil unidades, o melhor resultado para o mês em sete anos. O total mensal superou o de janeiro em 28,1%. No bimestre foram montadas 190,6 mil motocicletas na Zona Franca de Manaus (AM), alta superior a 70% sobre iguais meses do ano passado. Os números foram divulgados na segunda-feira, 14, pela Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor de duas rodas.
“No primeiro bimestre de 2021 tivemos grande dificuldade por causa da segunda onda da pandemia de Covid-19 em Manaus. Já em janeiro de 2022 foi a variante Ômicron que afetou o ritmo da produção”, recorda o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.
Demanda aquecida por motocicletas
O executivo afirma que a tendência atual é de aumento do volume para atender à demanda aquecida (especialmente para serviços de entrega), mas admite a possibilidade de problemas nas linhas de montagem neste ano por falta de componentes importados.
No fim de fevereiro, a Yamaha (vice-líder de mercado, com 19% de participação em 2022) comunicou que reduziria o ritmo de produção de suas motos do começo de março até o fim de maio pela escassez de algumas peças importadas. O problema já havia afetado a empresa em maio e em setembro de 2021, resultando em uma perda provavelmente superior a 15 mil unidades em todo o ano.
Exportações recuam no bimestre
Em fevereiro as associadas à Abraciclo exportaram 3,3 mil motocicletas e repetiram o volume de embarques de janeiro. As 6,6 mil motos enviadas no primeiro bimestre resultaram em uma leve queda de 2,7% na comparação com iguais meses do ano passado.
A Argentina comprou 1,9 mil motos brasileiras, os Estados Unidos, 1,7 mil, e a Colômbia, 1,3 mil. Até o fim do ano o País deve exportar 54 mil motos, repetindo o fraco resultado obtido em 2021. O Brasil tem forte dependência da Argentina, que também enfrenta um período econômico difícil.
Emplacamentos caem 17,4%
O volume de motos licenciadas em fevereiro foi baixo, 74,1 mil unidades, o pior mês desde março de 2021. Com a produção comprometida no início do ano por causa da variante Ômicron, as concessionárias ficaram desabastecidas no mês seguinte.
Os licenciamentos no bimestre somaram 163,7 mil motocicletas, o que indica aumento de 14,3% sobre iguais meses do ano passado, quando parte das fábricas parou ou reduziu o ritmo por causa da segunda onda de Covid-19. Até o fim do ano a Abraciclo estima um mercado para 1,23 milhão de motos e pequena alta de 6,4% sobre 2021.
Fonte: Automotive Business