“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Bosch se une a empresa do Grupo Volkswagen para desenvolver condução autônoma

27/01/2022

A Bosch firmou uma parceria com a Cariad, subsidiária do Grupo Volkswagen, para desenvolver a tecnologia de condução autônoma em larga escala. Com isso, os veículos produzidos pelas marcas do conglomerado automotivo poderão trazer funções de nível 2 para condução urbana, extra-urbana e em rodovias.

Essas soluções vão permitir que os motoristas tirem temporariamente as mãos do volante e serão aproveitadas em um sistema que assume todas as funções de condução na rodovia (nível 3 de automação). A expectariva é que as primeiras funções estejam disponiveis nos carros da companhia já a partir de 2023.

Tecnologias para todos

A parceria prevê ainda o desenvolvimento de uma plataforma de software padronizada que será usada em todas as classes de veículos vendidos sob as marcas do Grupo Volkswagen.

Futuramente, a Bosch afirma que também será possível integrar todos os componentes desenvolvidos pela aliança em veículos e ecossistemas de outras montadoras.

“Para os proprietários de automóveis, o progresso para a direção autônoma acontece um passo de cada vez. Na Bosch, trabalhamos com sucesso nesse tema há muitos anos. Juntamente com a Cariad, agora estamos acelerando o lançamento destas funções no mercado para todas as classes de veículo. Isto irá tornar a condução nas estradas mais segura e tranquila. Será possível também oferecer as soluções para nossos outros clientes e, dessa forma, estabelecer novos padrões”, afirmou Dr. Markus Heyn, membro da direção mundial do Grupo Bosch.

Inteligência Artificial será útil nos estudos

Colaboradores da divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions e Cariad vão trabalhar em equipas mistas no desenvolvimento de funções de condução parcialmente e altamente autônomas.
Estima-se que mais de 1.000 experts das duas empresas poderão atuar simultaneamente no desenvolvimento das soluções. 

O foco do projeto será o desenvolvimento de softwares orientados por dados com base em informações de sensores 360 graus. O objetivo é a criação de um ambiente de desenvolvimento com métodos de Inteligencia Artificial (IA) para o registro, avaliação e processamento de dados

Meta é elevar automação no futuro

Outra meta é fomentar o processo de desenvolvimento com dados obtidos em tempo real. Assim, a cada quilômetro percorrido, os dados serão recolhidos, avaliados e processados.

Essas informações serão armazenadas e aproveitadas para atingir-se níveis ainda mais elevados de condução autônoma.

“Juntos, podemos testar as funções de condução autônoma de forma ampla em veículos reais e, com isso, implementá-las mais rapidamente. Nosso trabalho de engenharia será feito totalmente em conjunto. Nunca houve uma parceira assim na indústria automotiva”, disse Dr. Ingo Stürmer, diretor do projeto pela Cariad.

Os parceiros também acordaram em estabelecer possíveis metas de desenvolvimento conjunto e cronogramas para implementação da direção autônoma total (nível 4) no futuro.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?