A Iveco apresentou na terça-feira (14) o seu primeiro modelo leve equipado com motor que atende à norma Proconve L7 para o mercado brasileiro, o caminhão leve Daily 35-160 com o propulsor diesel FPT F1 Max, ambos produzidos na fábrica de Sete Lagoas (MG). O veículo estará disponível nas concessionárias a partir de janeiro, com preço que poderá chegar a R$ 250 mil, 10% a mais do que a da versão atual do modelo.
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“Ao longo do ano tivemos de ajustar a tabela em cerca de 30% por causa das pressões sobre o custo operacional, principalmente custos maiores com insumos”, disse o presidente Marcio Querichelli. A empresa lança o modelo antes da vigência da nova norma de emissões Proconve L7, que passa a valer a partir de janeiro de 2022 para veículos leves, categoria à qual o Daily se enquadra considerando o seu peso bruto total.
O motor de 3.0 litros turbo que gera 170 cavalos de potência, acoplado à transmissão ZF manual de seis marchas, que equipa a linha 2022 do caminhão leve é o mesmo que passará a integrar no ano que vem o Volkswagen Delivery Express. O projeto é baseado em plataforma Euro 6 que a Iveco utiliza na Europa, mas que teve de passar por alterações para atender às especificidades do mercado brasileiro.
Ainda dentro do cronograma de lançamentos Euro 6 da montadora, em abril será apresentada a versão de entrada Daily City também equipada pelo mesmo motor.
Sob a ótica comercial a montadora enxerga a Daily como um veículo para transportadores autônomos, uma faixa de mercado formada basicamente por pequenos empreendedores. De acordo com Ricardo Barion, diretor comercial, este grupo é responsável por 60% das vendas do modelo atualmente, e é por meio dele que a empresa pretende alcançar uma fatia maior do mercado brasileiro no segmento.
“O segmento no qual está a Daily representa 18% do total das vendas de caminhões no País, um dos que mais crescem por causa das demandas da distribuição urbana, por exemplo. O mercado de chassi-cabine cresceu 45% este ano, nós crescemos 35%”, disse o executivo durante evento realizado no Haras Tuiuti, em Tuiuti (SP).
Não é apenas o motor a grande mudança da versão atual para a anterior. A montadora também aproveitou para realizar alterações pontuais na cabine: do lado de fora, uma nova grade frontal e novo conjunto óptico foram instalados. No interior, um novo conjunto de assentos, por ora importados, foram redesenhados e construídos sobre um compartimento de carga de 80 litros.
Há uma opção, como acessório, de uma tela multimídia de 3,5 polegadas por meio da qual se acessa funções de monitoramento do veículo. A capacidade de carga supera em 200 kg a versão anterior, chegando a 4,4 toneladas.
A montadora também inseriu um novo pacote de equipamentos, que inclui gerenciamento de pressão de pneus (TPMS), farol automático que acende e apaga de acordo com a necessidade do tráfego, sensor que regula a velocidade do limpador de para-brisa segundo a intensidade da chuva e faróis com função cornering, quando a luz de neblina acende automaticamente.
Fonte: Automotive Business