Financiamento de veículos cai 15% em novembro

No acumulado do ano, o desempenho ainda é positivo, puxado pelos usados e pelo segmento de motos
Financiamento de veículos cai 15% em novembro

O mercado de financiamento de veículos financiados no Brasil sofreu uma queda em novembro tanto na comparação com o mês anterior quanto há um ano. Com 469 mil vendas financiadas, houve uma redução de 2,4% em relação ao mesmo anterior e de 15% frente a novembro de 2020. Os números são da B3, a bolsa de valores brasileira, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos.

Mesmo com as quedas no volume de financiamentos registradas nos últimos meses, o desempenho no acumulado deste ano é positivo devido principalmente aos veículos usados. Nos primeiros 11 meses de 2021, foram 5,4 milhões de veículos financiados, o que representa um crescimento de 9,7% sobre o mesmo período do ano passado.

Ao desdobrar o desempenho do setor de vendas a crédito por tipo de veículos, percebe-se que os números estão alinhados com a venda de veículos em geral. Entre automóveis e comerciais leves, houve um declínio de 21,7%, que foi puxado especialmente pelo financiamento de modelos novos, que caiu 42% em relação ao mesmo mês do ano passado. 

Já o segmento de veículos pesados apresentou estabilidade, com 1% de aumento nas vendas a crédito. Entre as motos, houve um crescimento de 17,7% frente a novembro de 2020, sendo que os modelos usados foram responsáveis por aumento de 26,9%.

“A quantidade de financiamentos está seguindo o cenário de vendas, com destaque para a redução nas vendas financiadas de autos leves novos, que continuam afetadas pela escassez global de chips, comprometendo a oferta da categoria. O mercado de usados também apresentou desaceleração, já que no primeiro semestre de 2021 houve um forte aquecimento puxado pelo cenário macroeconômico”, analisa Tatiana Masumoto Costa, superintendente de planejamento da B3. 

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO