“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Artigo – A importância da controladoria estratégica nas lojas de autopeças

28/05/2021


Esse artigo tem como objetivo mostrar a importância da Controladoria Estratégica em lojas de autopeças, demonstrada através da utilização de uma ferramenta de gestão

O QUE É O NETEXAME
Uma base comparativa sólida de dados do segmento de autopeças, que permite analisar e comparar os números do seu negócio dentro de uma realidade de mercado,  podendo posicionar a empresa em relação a: Lucro, Índices de Devoluções, Markup, Margem de Contribuição, Análises de Despesas por Centro de Custo, Margem Líquida, Giro do Estoque, Ciclo de Caixa, Prazos Médios de Recebimentos e Pagamentos, Liquidez, Solvência, Hedge (necessidade financeira para manter a operação), Impostos (análise de adequação), análise de estrutura (relação ideal colaboradores versus faturamento, eficiência operacional, etc.), dentre outros indicadores e informações, como indicadores de produtividade, comerciais, logísticos e de RH, que permitem dentro de uma avalição integrada e automatizada, fornecer uma excelente visão da realidade da empresa e a partir dessa realidade, orientar o que fazer para atingir os melhores resultados.

Confira a apresentação com áudio no link Apresentação Ferramenta Netexame

Percebemos, ao longo do tempo, uma carência muito grande das empresas de otimizar seus resultados, pela simples falta de um melhor entendimento dos problemas e seus impactos no negócio. Saber o que fazer e com que prioridade, por onde começar, como medir e controlar o que está sendo feito, acabam não sendo tarefas muitos simples, e não raras vezes acabam sendo deixadas de lado.

Todo negócio precisa de uma bússola, de um norte, de uma estruturação, pois: “quando não sabemos para onde vamos, qualquer caminho serve” (parafraseando um certo desenho famoso), e isso não costuma dar certo.

Nossa pretensão foi criar uma forma de trabalho que pudesse disponibilizar aos empresários um melhor planejamento, um pensamento estruturado para gerar uma melhor visão dos seus negócios, pautados na seguinte sequência de fatos:

1) ANÁLISE ECONÔMICA/FINANCEIRA: Toda empresa precisa ter como norte principal, na nossa visão, os balizadores econômicos financeiros, afinal de contas é em cima deles que os sócios geram suas expectativas na ocasião da abertura e manutenção de seus negócios. As frentes contributivas para isso como a satisfação dos agentes envolvidos, como por exemplo, além dos sócios, os colaboradores, trataremos mais na frente, porém a satisfação econômica financeira é sim, para nós, numa empresa comercial, a principal razão dela existir.
Falamos sempre que o “ruim ou o bom” é uma questão de referência, por isso tratamos de identificar isso através de uma medição que compara os resultados de indicadores e métricas de uma empresa do ramo, a parâmetros de mercado, posicionando as empresas em relação a atividade e criando assim a condição de identificação de “ineficiências” e a partir desse quadro a sugestão de soluções, inclusive para criação de meta orçamentária (ETAPA 2), que nossa experiência mostra ser o marco inicial para qualquer planejamento estratégico nas empresas do ramo.
É nesse ponto que entra nossa ferramenta de gestão, que fornece através de uma formatação eficiente, um resultado prático, rápido, automatizado e eficaz, de tudo aquilo que o empresário precisar saber de mais importante enquanto Norte balizador principal e inicial para seu negócio.

2) CRIAÇÃO DO ORÇAMENTO: A segunda etapa do planejamento a partir da análise (ETAPA 1).
Quando falamos de orçamento costumamos tratar só das chamadas “contas de resultado”, que são as contas de receitas e despesas dos negócios. Porém a orçamentação de alguns outros indicadores também são de vital importância para as empresas.
Falamos aqui por exemplo da orçamentação do ciclo financeiro que vai compreender prazos médios de recebimentos, pagamentos e estocagem. Isso vai permitir que as empresas consigam “enxergar” os resultados no caixa da empresa, e não deixar inseguro os empresários quanto ao melhor destino dos seus resultados, além de normatizar algumas ações bem importantes como por exemplo o processo de compras, a partir da orçamentação dos seus estoques, vendas e margem de lucro.
A partir dessa análise, fazemos uma orçamento contemplando em conjunto: vendas, margem, despesas e ciclo financeiro, propondo uma meta única final, trabalhando assim todas as frentes iniciais necessárias de orçamentação.
Essa base orçamentária é que vai gerar o núcleo de entendimento necessário para estruturação de toda a empresa (setores, equipe, etc.), inclusive criando a condição, e isso o mais importante, de formatação do melhor modelo de negócio a ser aplicado.

3) AVALIAÇÃO DE PERFIL: Também disponibilizamos na nossa ferramenta de gestão uma análise inicial do perfil do empreendedor, visando identificar como ele pensa acerca de questões que fazem toda diferença nos números da sua empresa.
A ferramenta disponibiliza, a partir das respostas de um questionário, uma série de comentários, mostrando para o empresário as consequências positivas ou negativas de determinadas visões, e faz o “link” também com a situação financeira do negócio, mostrando, por exemplo, se o negócio tem lastro, ou seja, se o negócio cabe expansão, se o perfil e a visão do empreendedor for de expandir.
Isso acaba fazendo diferença principalmente na velocidade das mudanças que o mercado muitas vezes exige, já que torna-se difícil, quase sempre, uma mudança de realidade empresarial, sem o “mindset” adequado para tal.

4) VALIDAÇÕES: É muito comum num processo de construção de trabalhos dessa natureza haver erros de informações. Os motivos para isso são muitos: falta de um melhor controle, negligência nos processos internos, etc.
Construímos na ferramenta um caminho de validação das informações de tal forma a proporcionar uma experiência assertiva de análise, visando fornecer o resultado coerente, pois acreditamos que, pior que não ter informação, é tê-la errada.

5) INDICADORES DE PRODUTIVIDADE, LOGÍSTICOS, COMERCIAIS E DE RH: Costumamos falar que existem indicadores norteadores e indicadores contributivos. Os norteadores são os “econômico financeiros” e os contributivos são os de “produtividade, logísticos, comerciais e de RH”.
Dos indicadores balizadores ou norteadores já falamos, agora falaremos um pouco dos indicadores contributivos. Esses indicadores servem para fundamentar, consolidar e contribuir para um melhor entendimento, inclusive de melhorias, daquilo que é norteado pelo balizador.
É através deles que conseguimos fazer uma melhor leitura da produtividade, da melhor relação e entendimento do cliente, da melhor eficiência logística e do melhor entendimento dos colaboradores, através de indicadores e controles do RH, por exemplo.
Ou seja os indicadores contributivos medem sempre a “ponta da operação”, estando sempre alimentando a visão dos indicadores norteadores.

Na nossa ferramenta disponibilizamos os mesmos e também os caminhos de informações que a empresa deve gerar para consegui-los, ou seja, a forma de calculá-los, visando assim fundamentar melhor os indicadores balizadores, esses da base orçamentária, os quais disponibilizamos a forma certa e automatizada de auferi-los, a partir de um input de dados, na nossa ferramenta de gestão.

Algumas outras informações como tempo de constituição do negócio, regime de tributação ao qual a empresa está inserida, dentre outras que a ferramenta lista, também são informações importantes no tocante a análise de resultados e encaminhamentos necessários, fechando o conjunto de informações para esse direcionamento inicial, ao qual deverá se fundamentado através de um parecer técnico, feito por um profissional com a expertise e qualificação necessárias para tal, sugerindo ações com priorização e planejamento.

Acreditamos muito nesse passo a passo que começa com a avaliação do negócio através dos seus balizadores norteadores financeiros, por dois motivos principais: o primeiro fornecer senso de prioridade a partir da análise e resultados propostos; o segundo por gerar a condição de estabelecer orçamento. Com o orçamento pronto, gerar todo planejamento da empresa que vai desde a política de vendas e precificação, passando pela gestão de compras e logística, estruturando setores e equipe dentro de uma política evolutiva de melhoria contínua gerida pelo RH, desaguando numa Controladoria eficiente capaz de realizar duas coisas primordiais: a primeira resguardar o Patrimônio; a segunda fazer a leitura correta dos eventos de tal forma a municiar os gestores dos negócios dos encaminhamentos necessários ao atingimento de melhores resultados.

PASSO A PASSO PARA UTILIZAR A FERRAMENTA

1) Input de informações
2) Resultado pronto
3) Análises complementares
4) Parecer final

Obs1. Essas análises complementares e o parecer final contemplando todo o exposto pela ferramenta é feito por mim. Estou disponibilizando, em caráter excepcional, para os associados, o anexo com a ferramenta, onde o usuário terá acesso aos passos 1 e 2.

Obs2: Como esse “MVP” foi criado no Excel (a ideia é desenvolver em nuvem após uma “massa” maior de testes), disponibilizo a planilha, portanto não incorrendo assim em problemas de insegurança de disponibilização de informações. A própria empresa receberá o arquivo (pode ser inclusive enviada pelo sindicato) com a planilha (inclusive a mesma vai com login e senha que poderá ser alterada gerando uma segurança ainda maior) e montará sua análise e caso tenha interesse em aprofundar algum assunto, entrará em contato com a Consultoria.

Obs3: Também tenho outra ferramenta de gestão que funciona em nuvem e integrada inclusive a um dos principais softwares ERP do setor. Essa mais voltada para a Controladoria sistêmica das operações dos negócios.

Informações
Luciano Chaves

WhatsApp (81) 9 9152 3733
e-mail: Luciano.chaves@netexame.com.br

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