VW Polo Track começa a ser produzido em janeiro

Unidade de Taubaté (SP) passa por modernização para fabricar o modelo, que tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2023 (Por Marcus Celestino)
VW Polo Track começa a ser produzido em janeiro

O substituto do veterano Gol já está, como diriam os entusiastas dos discos de vinil, “na agulha”. O Volkswagen Polo Track começa a ser produzido em janeiro de 2023, na fábrica de Taubaté (SP). A informação, revelada inicialmente pelo site Autos Segredos, foi confirmada por este Automotive Business.

O Polo Track tem lançamento previsto para o primeiro trimestre do ano que vem — AB flagrou o hatch durante teste na BR-101. O modelo será comercializado com o motor 1.0 MPI, mas há grandes chances de que ele também seja vendido com o propulsor 1.0 do finado Up TSI.

Taubaté produzirá outros modelos além do Polo Track

A Volkswagen anunciou recentemente que a unidade de Taubaté estava em sua fase final de modernização. O objetivo do processo era, exatamente, preparar a linha para a produção do Polo Track, o herdeiro do Gol. A montadora não confirma, mas o veterano hatch, segundo apurado, sairá de linha ainda este ano.

As obras de adequação da planta de Taubaté fazem parte dos R$ 7 bilhões em investimentos prometidos pela Volkswagen na América Latina até 2026. A modernização garantirá aumento de 33% na capacidade produtiva da plataforma MQB.

Além do Polo Track, a fábrica produzirá as versões Comfortline e Highline do hatchback. Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, Taubaté também deve fazer o Virtus nas configurações 170 TSI, Comfortline e Highline. Fontes ouvidas por AB não confirmaram tal informação.

“Gol SUV”

As mesmas fontes, no entanto, cravam que a unidade será responsável por produzir o aguardado projeto VW246. Ainda sem nome oficial, o modelo atende atualmente pela alcunha de “Gol SUV”. 

Feito sobre a plataforma MQB A0, o utilitário esportivo deve chegar ao mercado, de acordo com a Mobiauto, em 2025. O projeto VW246 também faz parte do pacote de investimentos da empresa germânica na América Latina e, segundo o colunista deste Automotive Business, Leonardo Felix, deve consumir R$ 1 bilhão do montante.

Tais informações servem como uma lufada de ar fresco para os trabalhadores da fábrica de Taubaté. Este portal noticiou recentemente que a Volkswagen concederá, mais uma vez, férias coletivas para cerca de 800 funcionários da unidade.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau), a fabricante alega falta de componentes, especialmente semicondutores. Por isso, protocolou aviso de férias na última sexta-feira, 22, e também comunicou que a fábrica estará em shutdown a partir de amanhã, 29.

Fonte: Automotive Business

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