“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Vendas de veículos despencam e Fenabrave aposta na retomada via redução do IPI

04/03/2022

A Fenabrave, associação que representa as concessionárias de veículos do país, deposita suas esperanças na redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), promovido pelo ministério da Economia na semana passada, para reverter o quadro de vendas baixas que se acentuou em fevereiro.


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“Acreditamos que, com a diminuição do IPI, o mercado de veículos poderá ser favorecido, principalmente para as marcas cujas montadoras mantiverem os preços inalterados”, informou por meio de comunicado o presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr, na quinta-feira, 3.

Falta de insumos impacta emplacamentos

Até fevereiro, apontam os dados do balanço da Fenabrave, as vendas de veículos somaram 448 mil unidades no bimestre, uma queda de 13% ante o volume licenciado em igual período no ano passado. Apenas no mês passado, as vendas somaram 217,8 mil unidades, queda de 10% na comparação com fevereiro de 2021.

De acordo com a entidade, afora a escassez de produtos que persiste no setor de distribuição, contribui para o cenário de vendas em queda o acesso ao crédito para o consumidor que pretende financiar um veículo.

“Vivemos ainda um momento complexo para o setor, no qual muitos têm enfrentado dificuldades para conseguir crédito, além de persistir a escassez de produtos em muitas categorias de veículos, em função da falta de insumos e componentes. Isso freia o avanço das vendas”, contou Andreta Jr.

Pelos cálculos da Fenabrave, 68% das propostas de créditos enviadas às financiadoras são aprovadas. Estas companhias, a propósito, tês se esforçado para criar formas mais atrativas aos clientes, que se mostram, segundo elas, cautelosos diante do quadro composto por juros altos e inflação.

Números de um fevereiro sem carnaval

As vendas de automóveis nos 18 dias úteis de fevereiro somaram 97,6 mil unidades, queda de 24% na comparação com as vendas realizadas em fevereiro de 2021. O total de comerciais leves licenciados, por sua vez, chegou a 22,6 mil unidades no mês passado, recuo de 25% na mesma base de comparação.

No bimestre, considerando automóveis e comerciais leves, a maior fatia do mercado de automóveis esteve nas mãos da Fiat, com 20,99% de participação. A Chevrolet, da General Motors, ficou na segunda posição, com 12,89%. Fecham a lista das cinco mais Hyundai (10,96%), Volkswagen (10,38%) e Toyota (9,83%).

O Hyundai HB20 é o veículo mais vendido do país no acumulado até fevereiro, com 11,7 mil unidades emplacadas. Seguem no ranking dos cinco bests-sellers Chevrolet Onix, Jeep Compass, Voklswagen T-Cross e Hyundai Creta.

Os SUVs representaram a maior parcela dentro do mix de vendas por modelo, com 44,5% de participação no total vendido até fevereiro. Nesta categoria o mais vendido foi o Jeep Compass, seguido por VW T-cross, Hyundai Creta, Jeep Renegade e o Toyota Corolla Cross.

As vendas diretas de automóveis, realizadas via montadoras para pessoas jurídicas, representaram 37% do total vendido no bimestre. Nesta modalidade, no mesmo período, o modelo mais comercializado foi o Jeep Compass. Hyundai HB20, Jeep Renegade, Citroën C4 Cactus e Peugeot 208 fecham a lista dos cinco mais vendidos.

Já nas vendas a varejo, realizadas via concessionárias, a lista muda. O mais vendido, no bimestre, foi o Chevrolet Onix, seguido por Hyundai Creta, VW T-cross, Renault Kwid e Chevrolet Onix Plus.

Fonte: Automotive Business

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