A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva promove no próximo dia 15 de maio, na sede da UNIP – Universidade Paulista, unidade da Vila Clementino, em São Paulo, o Seminário de Segurança e Conectividade, em evento que retorna ao formato presencial.
Com o tema “Tecnologias de conectividade e segurança veicular a serviço da vida” e coordenado por Flavio Sakai (Harmann), Leimar Mafort (Bosch), Michel Braghetto (Bosch) e Ricardo Takahira (consultor independente), o seminário traz as principais atualizações dessa área da engenharia automotiva.
No período da manhã, quatro palestras compõem o painel 1: “Segurança cibernética e lançamento do White Paper Cybersecurity”, de André Pelisser, da ETAS – Empowering Tomorrow’s Automotive Software; “Aplicações de veículos conectados em cidades e rodovias inteligentes”, de Roberto Netto, da FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba; “Aplicações de radares e câmeras internas para detecção de motoristas e ocupantes”, de Flavio Lira, da Harman; e “Sistemas de acesso ao veículo usando Ultra Wide Band”, com Leimar Mafort, da Robert Bosch. Ao final das apresentações, Flavio Sakai, diretor de Eletroeletrônica da AEA, conduzirá uma sessão de debates.
Quatro palestras, no período da tarde, formam o painel 2 do evento. O major Muniz, do Corpo de Bombeiros, fala sobre “Emergency Call (eCall)”, seguido por Emerson Batagini, da Robert Bosch, sobre “Sistemas de frenagem e impacto na segurança veicular”; o tema “Atendimento da legislação AEB”, será conduzido por Felipe Villasboas, da General Motors; “HUMANETICS “Crash Test Dummy” and Model Roadmaps: Stakeholders Evaluations & Qualifications”, por Leonardo Giglio, I+T Latin America.
Hilton Spiler, diretor de Segurança Veicular da AEA, vai mediar a sessão de debates nesse bloco.
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, acesse o site www.aea.org.br.