Por meio de inteligência artificial, donos de pequenos negócios realizam cursos gratuitos pelo Whatsapp
Diante da aceleração da transformação digital dos negócios e atento aos anseios dos empreendedores, o Sebrae resolveu inovar nas capacitações online com o uso de chatbots nos cursos disponibilizados pelo Whatsapp. A partir da inteligência artificial, os inscritos vivem uma experiência de autoaprendizagem, com o uso de vídeos, textos, imagens e testes interativos com perguntas e respostas. Até o momento, já foram identificadas mais de 3 milhões de interações em um dos 15 cursos disponíveis gratuitamente.
Toda a interação com o usuário é feita dentro do aplicativo de mensagens por meio de uma arquitetura integrada ao autenticador do Sebrae, AMEI, que identifica se o usuário já é cadastrado ou o direciona para a criação de uma conta única. Para entender o que o usuário quer e qual curso deseja fazer, a arquitetura criada pelo Sebrae utiliza o Watson, a solução de inteligência artificial da IBM, integrada ao autenticador da instituição. Além disso, a arquitetura criada funciona com o uso dos recursos da nuvem do GCP (Google Cloud Plataform) como por exemplo, o armazenamento de arquivos e certificados no Google Storage.
Para o arquiteto de software do Sebrae, Ricardo Medeiros, a iniciativa da instituição se destaca pelo pioneirismo ao oferecer um ambiente de educação online que une componentes para oferecer uma interface gráfica intuitiva e com linguagem amigável para os usuários. “É uma arquitetura robusta e complexa para a TI, mas simples para o cliente do Sebrae. Hoje eu desconheço quem usa solução desse nível para ministrar curso com chatbot em nuvem auto escalável em um ambiente seguro aderente a LGPD, por meio de uma conta única”, ressaltou.
Entre os benefícios da solução está o uso amplo da tecnologia, pois a arquitetura de chatbot pode ser utilizada para a experiência do EAD, como também para outros serviços digitais do Sebrae, como é o caso do APP do Sebrae. “Do ponto de vista econômico, a arquitetura cloud native é paga conforme a utilização, então essa infraestrutura de nuvem aumenta ou diminuiu conforme a demanda, de forma automática sem perda de performance, pois os recursos computacionais são adaptáveis”, explicou.
Ao todo o Sebrae oferece 15 cursos online e gratuitos pelo Whatsapp divididos por cinco temas (Finanças; Marketing; Planejamento e Gestão; Perfil do Empreendedor; Abertura, fechamento e crescimento da empresa) ou trilhas de conhecimento (Economia Criativa, Super MEI: primeiros passos; Super MEI: organize seu negócio e Super MEI: pronto para crescer). Durante a imersão no curso, os usuários vão recebendo pílulas de informações com feedbacks sobre a evolução no aprendizado. Caso a pessoa desista do curso, a solução também consegue identificar e interagir para que ela volte a dar atenção ao conteúdo.
“É uma solução ímpar e diferenciada. Além da tecnologia, o material dos cursos foi adaptado pela equipe de negócios do Sebrae. A pessoa pode fazer curso de qualquer lugar sem custo adicional. Os vídeos e imagens são leves para otimizar o uso dos dados do celular do usuário com o menor custo possível nas transferências de informações”, explicou.
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Saiba como o chatbot pode melhorar a comunicação da sua empresa
Sabemos que, atualmente, apenas ter um site disponível na internet não é mais o suficiente para se destacar.
Afinal, com a expansão dos sites ao redor do mundo, a competitividade também está mais acirrada.
Por isso, hoje em dia, as plataformas online que não investirem em otimização é fornecer uma boa estrutura e atendimento podem perder espaço para a concorrência!
E devido a isso, o Chatbot surgiu como um dos principais meios para inovar na comunicação de empresas de todos os segmentos, seja ele de produtos de decoração, carrinho plataforma ou eletrônicos, entre outros.
Os chatbots são softwares que transmitem mensagens programadas, feitas para responderem na hora todas as dúvidas dos clientes.
E para mostrarmos que o Chatbot pode melhorar de forma drástica a comunicação da sua empresa, neste post nós reunimos as maiores vantagens dessa ferramenta. Continue lendo para saber mais!
Comunicação instantânea
A primeira vantagem do Chatbot é que, quando bem configurado, ele pode responder dúvidas muito complexas e específicas com rapidez e dinamismo.
Essa vantagem faz com que cada vez mais empresas utilizam o chatbot. Um exemplo são as empresas que fornecem molas de compressão, por exemplo.
Imagine quantas dúvidas ela pode receber durante um dia, somente pela complexidade de seu produto?
Por essa razão, se sua empresa possui um fluxo elevado de atendimento, não deixe de investir nessa tecnologia, pois ela soluciona uma gama de problemas de atendimento e alivia a demanda dos agentes de atendimento!
Aprimoramento constante
A personalização do atendimento pode ser uma das maiores tendências dos Chatbots. Afinal, essa tecnologia está sendo mais aprimorada pelos avanços tecnológicos a cada dia.
O próprio criador do Facebook, Mark Zuckerberg, acredita no potencial desta ferramenta de comunicação e está investindo para seu avanço.
Por isso, se você tem uma empresa de manutenção em disjuntores, e possui muitas dúvidas acerca dos seus produtos, saiba que esse software pode passar por muitas manutenções e ser cada vez mais completo e personalizado para o negócio, melhorando ainda mais a comunicação.
Pode ter a linguagem adaptada ao perfil do cliente
O Chatbot também é uma ferramenta totalmente versátil. Isso significa que você consegue adaptar a ferramenta de comunicação de acordo com o perfil do seu cliente, seja mais informal, ou vice-versa.
Fideliza consumidores
Por fim, o Chatbot também proporciona experiências positivas e satisfatórias para seus clientes, o que é essencial para fidelizá-los e, assim, se destacar no mercado!
O chatbot é uma ferramenta que consegue fortalecer a imagem da marca e a consolidá-la frente ao mercado e ao público-alvo.
Fonte: Sebrae (https://respostas.sebrae.com.br/saiba-como-o-chatbot-pode-melhorar-a-comunicacao-da-sua-empresa/)