“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Reposição puxa produção de pneus da Dunlop enquanto empresa prospecta novos OEMs

Sumitomo Rubber já destina 20% do volume feito no Paraná para equipamentos originais e tenta se consolidar no segmento de pesados

30/05/2025

Fábrica da Dunlop tem seis unidades para produção de pneus (Foto: Fernando Miragaya/AB)

Por Fernando Miragaya

A Sumitomo Rubber, dona da Dunlop, está no rol das empresas do setor que tateiam o mercado. Hoje, a fabricante de pneus opera em capacidade máxima em sua planta no Paraná, tem espaço para aumentar a produção, mas prefere não estabelecer metas.

O volume de pneus Dunlop feitos na unidade de Fazenda Rio Grande, a 16 km de Curitiba, é de 25 mil pneus diariamente. A fábrica opera em três turnos, em 335 dias no ano e reúne 2.300 funcionários.

Dunlop investiu na produção de pneus para veículos pesados

No complexo paranaense, inaugurado em 2013, são feitos equipamentos para veículos de passeio (90%) e de pesados. As duas unidades destinadas à produção de pneus Dunlop para caminhões e ônibus – entre as seis existentes na planta – começaram a operar em 2020.

Desde o início das operações, a fábrica recebeu R$ 2,4 bilhões de recursos próprios da Sumitomo. O último ciclo de investimentos foi de R$ 1,06 bi, justamente para a entrada no segmento de pesados.

“O último investimento nos colocou em outro patamar para o segmento de carga. Hoje somos capazes de atender 100% das demandas do mercado com produtos feitos aqui”, destaca Hisaya Kamohara, presidente da Sumitomo Rubber do Brasil.

Do volume de pneus Dunlop produzidos no Paraná, 80% atendem ao mercado de reposição, enquanto os 20% restantes são para OEMs. Entre os acordos mais recentes, equipamentos originais para Citroën, Nissan, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Iveco.

“O mercado de reposição é cinco, seis vezes maior. Esa proporção 80/20 da produção está bem adequada ao mercado”, acredita Rodrigo Alonso, diretor nacional de vendas e marketing da Dunlop Pneus.

Aumento na produção de pneus Dunlop

Na área de veículos de passeio, a Sumitomo fornece pneus Dunlop para outros OEMs, como Toyota, Renault e Volkswagen. Porém, segue prospectando novas marcas.

Até porque ainda há espaço para crescer na planta paranaense. Segundo a empresa, a construção de mais duas linhas de montagem elevaria a capacidade em 30%: 30 mil pneus/dia.

Mesmo assim, como dito lá no começo, a Sumitomo analisa o mercado com cautela.

“Todo ano olhamos como terminar de enchar o terreno. Fato que quanto maior formos, mais competitivos seremos”, reconhece Rodrigo.

Porém, o executivo admite que há uma dose de cautela por parte da companhia.

Ao mesmo tempo em que o crescimento do mercado de veículos 0 km e a chegada de novas montadoras podem puxar o segmento, a avalanche de marcas de pneus asiáticas com preços, que, segundo a empresa, nao pagam nem os insumos, arrefecem metas a médio prazo.

“Estamos aguardando o momento do mercado para colocar o plano na hora certa. Agora não é um momento fácil”, diz o diretor vendas e marketing da Dunlop Pneus.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?