Receita Federal alerta para novo golpe de falsos anúncios de produtos vendidos pela Alfândega

Segundo a autarquia, os produtos estão sendo vendidos como se fossem pela alfândega para dar veracidade ao golpe (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Receita Federal alerta para novo golpe de falsos anúncios de produtos vendidos pela Alfândega
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal emitiu uma nota nesta terça-feira (19) alertando os brasileiros sobre um novo golpe que está acontecendo na internet, utilizando o nome da alfândega de forma enganosa.

No golpe, estelionatários usam anúncios pagos, que aparecem como publicidade em sites, para atrair potenciais vítimas para adquirirem produtos com preços muito abaixo do mercado.

Na descrição das falsas propagandas, os criminosos usam de forma ilícita o nome das unidades da Receita Federal responsáveis pelas atividades de controle aduaneiro, as Alfândegas, na tentativa de agregar veracidade na aplicação do golpe.

Na divulgação do produto, o vendedor consta como “Alfândega”, o que não é verdadeiro. A Receita ressalta no comunicado que suas Alfândegas não comercializam mercadorias. 

“Essas unidades são responsáveis por gerir e executar atividades de controle aduaneiro, de atendimento e orientação ao cidadão e as relativas ao combate aos ilícitos tributários e aduaneiros, inclusive à contrafação, à pirataria, ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, ao tráfico internacional de armas de fogo e munições e à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores, observadas as competências específicas de outros órgãos”, explicou a autarquia

A Receita ainda reforça que é preciso ficar atento aos anúncios, pois não cabe às Alfândegas o comércio de qualquer espécie e que este tipo de divulgação é falsa, um golpe.

Os golpes utilizando o nome da Receita Federal e suas unidades estão crescendo, recentemente a autarquia alertou sobre novos golpes envolvendo pedidos de empréstimo e IOF e também sobre o golpe que pede taxa para regularizar CPF em seu nome.

Ao se deparar com qualquer anúncio ou comunicação duvidosa em nome da Receita, se informe antes de pagar qualquer taxa, enviar documentos ou baixar links.

Fonte: Portal Contábeis – Publicado por IZABELLA MIRANDA, Jornalista

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO