“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Plataforma Peça Direta tem foco na regionalização das vendas

Ao contrário dos marketplaces, esta plataforma é um canal de venda direta, permitindo que os vendedores disponibilizem também estoques obsoletos

14/04/2025

Por Karin Fuchs

Com mais de 35 anos de experiência no setor automotivo e no contato direto com os desafios enfrentados por concessionárias, lojas de autopeças e oficinas na hora de vender e encontrar peças mais rapidamente em sua área de atendimento, Antonio Donato Jr. criou o Peça Direta, uma solução que se diferencia dos marketplaces. Pela plataforma, compradores e vendedores se conectam sem um intermediário, ou seja, é uma venda direta. Confira a entrevista com ele.

Balcão Automotivo – Quando a plataforma foi lançada?

Antonio Donato Jr. – Após um período de testes de março a setembro de 2023, com foco em usabilidade e validação com comerciantes reais, lançamos oficialmente o Peça Direta em outubro de 2023, já com grande adesão e resultados bastante promissores.

Antonio Donato Jr. criou o Peça Direta, uma solução que se diferencia dos marketplaces – Foto: Divulgação

BA – Na prática, como funciona a Peça Direta?

DJ – O Peça Direta oferece uma experiência de compra inovadora, focada no mercado de venda direta de peças e acessórios automotivos, algo inédito no Brasil. Nossa plataforma conecta oficinas e proprietários de veículos, que precisam de peças para reparos imediatos, a fornecedores locais, facilitando a compra rápida e eficiente. Além disso, divulgamos cada novo anunciante para oficinas em um raio de 20 km, informando que o estoque está disponível para consulta.

Um grande diferencial é a criação de páginas exclusivas para cada peça no Google e o uso de geolocalização para direcionar compradores aos estoques dos anunciantes. Tudo isso sem intermediários ou comissões, o que difere dos marketplaces tradicionais. Trabalhamos para fortalecer as vendas regionais e, ao mesmo tempo, ajudamos as empresas a lidar com estoques obsoletos, oferecendo funcionalidades para anunciar peças com preços atrativos ou em lotes, acelerando a venda de itens que podem ser difíceis de encontrar no mercado.

BA – Como as empresas podem aderir?

DJ – É simples. Elas podem se cadastrar rapidamente em nossa plataforma, escolher um plano de assinatura e inserir seus produtos. Temos integração com os sistemas de gestão de estoque das empresas, o que facilita a automatização do processo. O uso da plataforma é fácil e eficiente, ajudando as empresas a aumentarem suas vendas e escoar peças que estão há muito tempo paradas.

BA – Quais são os planos de assinatura disponíveis?

DJ – Temos dois planos de assinatura mensal bem acessíveis, com benefícios distintos: Plano Plus (R$ 149/mês com os primeiros 30 dias grátis), ideal para quem quer divulgar seu estoque regular com visibilidade na sua área de atendimento, nacional e sem limite de peças, e o Plano Top (R$ 299/mês), inclui tudo do plano Plus e mais funcionalidades exclusivas para vender peças obsoletas e criar lotes com regras próprias de preços.

Todos os planos incluem integração nos sistemas de gestão do assinante, divulgação dos estoques no site Peça Direta, onde são realizados para as regiões de atendimento de cada loja e para todo o Brasil e no Google com geolocalização de proximidade de vendedor e comprador, acesso a um dashboard completo com indicadores de desempenho e relatórios de busca e feedback de vendas, os estoques de peças obsoletas divulgados para mais de 80.000 oficinas e 145.000 lojas de peças. 

BA – Qual é a estrutura que o comerciante precisa ter para atuar na Peça Direta?

DJ – A boa notícia é que o comerciante pode manter a estrutura que já possui. Os contatos com os vendedores são feitos diretamente via WhatsApp ou telefone, com todas as informações da peça pesquisada já na mensagem, o que agiliza muito o atendimento. O ideal é que a equipe de vendas esteja preparada para responder rapidamente aos compradores. Além disso, não precisa ficar dedicado, mas recomendamos que alguém da equipe acompanhe o dashboard da plataforma, onde oferecemos relatórios completos com dados de atendimentos dos vendedores com feedback de atendimentos, sobre as buscas das peças nos estoques, cliques e oportunidades de vendas, tudo para ajudar o assinante a vender mais e com mais eficiência.

BA – De que forma os comerciantes podem disponibilizar seus estoques na plataforma?

DJ – É simples e prático. Oferecemos integração com sistemas de gestão ERP ou DMS, que permite a leitura automática do estoque e publicação dos anúncios, com regras para peças obsoletas. Para quem não tem esses sistemas, disponibilizamos uma planilha padrão no painel do assinante e que pode ser enviada com poucos cliques. Tudo foi pensado para ser acessível a qualquer perfil de comerciante.

BA – E qual é a estrutura do Peça Direta para atendimento ao usuário?

DJ – Temos uma estrutura ágil e altamente especializada, com suporte técnico e atendimento multicanal. Mas o verdadeiro diferencial é a tecnologia que desenvolvemos: somos a única plataforma no Brasil com funcionalidades específicas para o setor de autopeças, com foco em estoque obsoleto, integração com DMS, geolocalização do vendedor para o comprador, SEO dos estoques de peças, com mais de 250.000 anúncios de peças indexados no Google, para que os compradores localizem as peças dos anunciantes mais rapidamente e um modelo de negócio com as vendas sendo realizadas diretamente aos compradores sem comissões, diferente de um e-commerce, pois somos uma plataforma de busca e divulgação de peças e acessórios. Também não temos limites de anúncios e um tutorial diferente com vídeos explicativos para cada funcionalidade da plataforma. Nosso compromisso é ser o parceiro de vendas digital mais eficaz para os nossos assinantes.

BA – Finalizando, fale-nos sobre o atual número de usuários e as metas de expansão?

DJ – Já temos 378 empresas assinantes divulgando seus estoques na plataforma, sendo 80% concessionárias de marca e o restante lojas de autopeças e distribuidores. A audiência da plataforma vem crescendo de forma orgânica e acelerada, especialmente entre oficinas mecânicas que são os principais compradores. Nossa meta é alcançar 1.000 a 1.500 assinantes até o fim de 2025 e continuar crescendo em 2026 com investimentos em tecnologia, marketing e novas funcionalidades para beneficiar anunciantes e compradores, além de ir em busca de investidores para escalar ainda mais o projeto.

Fonte: Balcão Automotivo

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?