Stellantis, que anunciou também um furgão elétrico, esperou consolidação das suas marcas para começar a operação comercial (Bruno de Oliveira, AB)
A Stellantis iniciou nesta terça-feira, 28, aquilo que denominou ofensiva de modelos elétricos no País, com a abertura das vendas do Peugeot e-208 GT, primeiro de uma série de veículos da marca com este tipo de propulsão que devem chegar em breve ao mercado brasileiro. Lançado oficialmente no ano passado, o modelo chega por R$ 244.990,00 e será vendido, por ora, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A operação comercial do modelo estava programada para ocorrer à princípio em janeiro. No entanto, a montadora considerou dois fatores para iniciar as vendas meses depois, em setembro. O primeiro, disse Felipe Daemon, gerente da marca Peugeot na América do Sul, foi o tempo de consolidação das operações que formam a Stellantis na região, no caso, Fiat, Jeep, Citroën, além da própria Peugeot.
“O veículo já estava pronto para o mercado. O fato é que vivemos um novo momento com oportunidades que não poderíamos deixar passar. Com a chegada da Stellantis, a gente conseguiu aumentar o leque de serviços que oferecemos para o modelo no pós-venda”, disse o executivo na terça-feira, 28, durante transmissão online.
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O pacote envolve, dentre outras coisas, acessórios para recarga e a manutenção do modelo, que requer treinamentos e novas estruturas de oficina por causa do powertrain elétrico. Com a consolidação da Stellantis, e aumento da capilaridade por meio da rede das demais marcas do grupo, a empresa se sentiu de certa forma mais segura para lançar o modelo elétrico agora.
Ainda que por enquanto o e-208 GT seja vendido em apenas dois Estados, está em curso planejamento que envolve a expansão da oferta do modelo em outras praças, como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Curitiba (PR), por exemplo.
O segundo ponto para realizar o lançamento do veículo neste momento foi a chance de fazê-lo junto com o anúncio do segundo modelo elétrico da ofensiva Stellantis na região. Trata-se do e-Expert, versão elétrica do furgão produzido pela Peugeot, que será apresentado oficialmente pela companhia até o final do ano.
As vendas de carros elétricos e híbridos crescem exponencialmente no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), houve um alta de 66,5% em 2020, em comparação com os resultados de 2019. Foram nada menos do que 19.745 unidades comercializadas só no ano passado. O cenário tem levado montadoras a lançarem mais modelos elétricos por aqui.
A JAC Motors Brasil anunciou em agosto o novo SUV totalmente elétrico, o E-JS4, que deve se tornar o veículo mais vendido da empresa no mercado nacional. A BYD, por sua vez, prepara a chegada do SUV Tang em 2022.
Quase igual ao irmão a combustão
O Peugeot 208 elétrico que está sendo vendido no Brasil como topo de linha da gama 208 é produzido na fábrica que a Stellantis mantém em Trnava, na Eslováquia. A unidade foi inaugurada em 2006 e projetada para produzir cerca de 300 mil veículos/ano. Além dele lá é fabricada a versão térmica do modelo e o Citroën C3, ambos para abastecerem ao mercado europeu.
O motor elétrico que equipa o veículo gera 136 cavalos de potência (ou 100 kW). Há três modos de condução disponíveis: O modo Eco promove melhorias no consumo da energia, refletindo na autonomia do modelo, que pode chegar a 340 quilômetros com uma carga completa. O modo Drive, segundo a empresa, é indicado para garantir conforto nos deslocamentos. Já a Sport, prioriza o desempenho.

Conjunto elétrico do Peugeot e-208 GT pode gerar 136 cavalos de potência
No caso do câmbio, do tipo joystick, há cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo.
Isso tudo construído sobre a mesma base da versão térmica do 208, a CMP, ou Common Modular Platform, ainda que a configuração da versão elétrica envolva a instalação da bateria que abastece todo o sistema elétrico. Assim, existem semelhanças entre as versões, como o porta-malas de 311 litros e os espaços frontal e traseiro para os passageiros.
As versões também compartilham o mesmo painel, embora o e-208 GT tenha uma tela de infotainment maior, 10 polegadas contra 8 polegadas, mais funcionalidades digitais e detalhes em couro que só existem na versão elétrica do veículo.
O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plugue, que no e-208 GT é do tipo 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente contínua (DC). De acordo com a Stellantis, 80% da bateria pode ser carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW, comuns em estações de recarga. Já na tomada doméstica, a carga completa dura mais do que um dia: 24 horas e 56 minutos.
Plataforma de serviços sobre rodas
Para lançar o e-208 GT a Stellantis criou uma estrutura específica para o modelo dentro de sua rede em termos de atendimento. Dentro das duas concessionárias nas quais começa a operação comercial do modelo e nas demais que também vão vender o veículo no futuro, a companhia criou um espaço chamado e-Center, área que na concessionária se diferencia das demais por ser específica para atender às demandas do modelo elétrico, seja no atendimento ao cliente ou no reparo do automóvel.
A empresa também certificou parceiros que integram a oferta do 208 elétrico com acessórios e serviços. A WEG desenvolveu o carregador de parede Wemob Wall, que é vendido como item opcional. A Ecovagas, por sua vez, criou uma oferta de vagas de estacionamento na qual os proprietários do e-208 GT tem a opção de realizar a recarga da bateria gratuitamente.
Fonte: Automotive Business