Peugeot inicia venda do 208 elétrico com apenas duas cidades

Peugeot inicia venda do 208 elétrico com apenas duas cidades

Stellantis, que anunciou também um furgão elétrico, esperou consolidação das suas marcas para começar a operação comercial (Bruno de Oliveira, AB)

A Stellantis iniciou nesta terça-feira, 28, aquilo que denominou ofensiva de modelos elétricos no País, com a abertura das vendas do Peugeot e-208 GT, primeiro de uma série de veículos da marca com este tipo de propulsão que devem chegar em breve ao mercado brasileiro. Lançado oficialmente no ano passado, o modelo chega por R$ 244.990,00 e será vendido, por ora, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A operação comercial do modelo estava programada para ocorrer à princípio em janeiro. No entanto, a montadora considerou dois fatores para iniciar as vendas meses depois, em setembro. O primeiro, disse Felipe Daemon, gerente da marca Peugeot na América do Sul, foi o tempo de consolidação das operações que formam a Stellantis na região, no caso, Fiat, Jeep, Citroën, além da própria Peugeot.

“O veículo já estava pronto para o mercado. O fato é que vivemos um novo momento com oportunidades que não poderíamos deixar passar. Com a chegada da Stellantis, a gente conseguiu aumentar o leque de serviços que oferecemos para o modelo no pós-venda”, disse o executivo na terça-feira, 28, durante transmissão online.


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O pacote envolve, dentre outras coisas, acessórios para recarga e a manutenção do modelo, que requer treinamentos e novas estruturas de oficina por causa do powertrain elétrico. Com a consolidação da Stellantis, e aumento da capilaridade por meio da rede das demais marcas do grupo, a empresa se sentiu de certa forma mais segura para lançar o modelo elétrico agora.

Ainda que por enquanto o e-208 GT seja vendido em apenas dois Estados, está em curso planejamento que envolve a expansão da oferta do modelo em outras praças, como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Curitiba (PR), por exemplo.

O segundo ponto para realizar o lançamento do veículo neste momento foi a chance de fazê-lo junto com o anúncio do segundo modelo elétrico da ofensiva Stellantis na região. Trata-se do e-Expert, versão elétrica do furgão produzido pela Peugeot, que será apresentado oficialmente pela companhia até o final do ano.

As vendas de carros elétricos e híbridos crescem exponencialmente no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), houve um alta de 66,5% em 2020, em comparação com os resultados de 2019. Foram nada menos do que 19.745 unidades comercializadas só no ano passado. O cenário tem levado montadoras a lançarem mais modelos elétricos por aqui.

A JAC Motors Brasil anunciou em agosto o novo SUV totalmente elétrico, o E-JS4, que deve se tornar o veículo mais vendido da empresa no mercado nacional. A BYD, por sua vez, prepara a chegada do SUV Tang em 2022.

Quase igual ao irmão a combustão
O Peugeot 208 elétrico que está sendo vendido no Brasil como topo de linha da gama 208 é produzido na fábrica que a Stellantis mantém em Trnava, na Eslováquia. A unidade foi inaugurada em 2006 e projetada para produzir cerca de 300 mil veículos/ano. Além dele lá é fabricada a versão térmica do modelo e o Citroën C3, ambos para abastecerem ao mercado europeu.

O motor elétrico que equipa o veículo gera 136 cavalos de potência (ou 100 kW). Há três modos de condução disponíveis: O modo Eco promove melhorias no consumo da energia, refletindo na autonomia do modelo, que pode chegar a 340 quilômetros com uma carga completa. O modo Drive, segundo a empresa, é indicado para garantir conforto nos deslocamentos. Já a Sport, prioriza o desempenho.

Conjunto elétrico do Peugeot e-208 GT pode gerar 136 cavalos de potência

No caso do câmbio, do tipo joystick, há cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo.

Isso tudo construído sobre a mesma base da versão térmica do 208, a CMP, ou Common Modular Platform, ainda que a configuração da versão elétrica envolva a instalação da bateria que abastece todo o sistema elétrico. Assim, existem semelhanças entre as versões, como o porta-malas de 311 litros e os espaços frontal e traseiro para os passageiros.

As versões também compartilham o mesmo painel, embora o e-208 GT tenha uma tela de infotainment maior, 10 polegadas contra 8 polegadas, mais funcionalidades digitais e detalhes em couro que só existem na versão elétrica do veículo.

O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plugue, que no e-208 GT é do tipo 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente contínua (DC). De acordo com a Stellantis, 80% da bateria pode ser carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW, comuns em estações de recarga. Já na tomada doméstica, a carga completa dura mais do que um dia: 24 horas e 56 minutos.

Plataforma de serviços sobre rodas
Para lançar o e-208 GT a Stellantis criou uma estrutura específica para o modelo dentro de sua rede em termos de atendimento. Dentro das duas concessionárias nas quais começa a operação comercial do modelo e nas demais que também vão vender o veículo no futuro, a companhia criou um espaço chamado e-Center, área que na concessionária se diferencia das demais por ser específica para atender às demandas do modelo elétrico, seja no atendimento ao cliente ou no reparo do automóvel.

A empresa também certificou parceiros que integram a oferta do 208 elétrico com acessórios e serviços. A WEG desenvolveu o carregador de parede Wemob Wall, que é vendido como item opcional. A Ecovagas, por sua vez, criou uma oferta de vagas de estacionamento na qual os proprietários do e-208 GT tem a opção de realizar a recarga da bateria gratuitamente.

Fonte: Automotive Business

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