A Mercedes-Benz vive uma fase de rápida recuperação no segmento de automóveis no Brasil.
A marca alemã teve um crescimento de expressivos 50% no primeiro semestre deste ano, ante o mesmo período de 2024.
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O ritmo se mantém na segunda metade de 2025, quando a fabricante emplacou 5.622 veículos de janeiro a agosto. Assim, a empresa já sonha em encerrar o ano na casa dos oito mil emplacamentos – ou até mais.
“Tivemos um segundo semestre de 2024 extremamente forte, então a barra está lá em cima. Mas a gente espera ter um segundo semestre de 2025 também forte”, disse Gabriel Valadão, gerente de vendas da Mercedes-Benz Cars & Vans.
“Não é fácil manter um crescimento de 50%, mas, se não chegarmos a esse patamar, certamente vamos ter uma alta expressiva em relação a 2024”, complementou.
Mercedes-Benz diz que 2º lugar nas vendas não é meta

Esse cenário era impensável até alguns anos atrás, quando a empresa caiu para o terceiro lugar no segmento de luxo – e quase despencou para a quarta colocação.
A virada começou a partir de 2023, quando a Mercedes-Benz iniciou um processo de renovação de seus produtos. A consolidação acontece agora, em 2025, e a marca disputa o segundo lugar com a Volvo – outrora vice-líder absoluta, atrás apenas da BMW.
Até julho, a Volvo licenciou 5.205 unidades, uma vantagem de apenas 280 carros para a Mercedes-Benz e seus 4.925 emplacamentos. A liderança folgada é da BMW, que emplacou 9.193 veículos no semestre.
Mesmo perto da rival, Gabriel garantiu que a vice-liderança de vendas não é uma meta primordial para a Mercedes-Benz.
“Se conseguirmos conquistar a segunda colocação será ótimo. Mas o foco é elevar as vendas com uma operação rentável no país, sem olhar tanto para o ranking. O que importa hoje é estarmos quase 50% acima do resultado no mesmo período de 2024”.
Estratégia adotada no passado rende frutos
O executivo acredita que essa alta nas vendas é resultado de um esforço realizado pela Mercedes-Benz no Brasil alguns anos atrás.
“A estratégia desenvolvida por nós localmente e que foi aceita pela matriz há mais de dois anos vem dando frutos. Então conseguimos retornar do lugar de onde nunca deveríamos ter saído”.
Gabriel listou algumas ações realizadas ao longo dos últimos anos.
“É uma junção de tudo: carros modernos, bem posicionados, ações de vendas consistentes e uma rede no tamanho adequado. Então, se somar tudo isso e colocar uma equipe de profissionais ainda mais preparada e renovada, (o crescimento) é uma consequência natural”.
A rede atual da Mercedes-Benz é formada por 38 pontos de venda pelo país.
Destas, 76% delas já estão adequadas ao novo padrão global de concessionárias.
“Hoje posso cravar que somos um dos top cinco de mercados mais adequados a esse novo padrão global”.
AMG segue alta nas vendas da Mercedes-Benz em 2025

O crescimento também abrange os modelos da AMG. A divisão esportiva já emplacou 708 unidades de janeiro a julho. Esse volume representa alta de 60% em relação ao mesmo período de 2024.
“Nós vendemos 100 carros por mês. Caso esse ritmo continue, vamos ultrapassar a marca de mil unidades pela primeira vez no Brasil. Então temos essa grande expectativa”.
Dessa maneira, a Mercedes-Benz espera superar as vendas de 2024, quando emplacou 852 veículos da divisão esportiva. Vale ressaltar que vários modelos da AMG custam mais de R$ 1 milhão.
GLC 43 é o AMG mais vendido e G 63 é sucesso histórico

Neste ano, o GLC 43 lidera as vendas da divisão. Superou o GLE 53, que foi o campeão de emplacamentos entre os veículos da AMG em 2024.
Chama atenção também o desempenho consistente do G 63. Mesmo custando mais de R$ 2 milhões na versão Manufaktur – sendo, portanto, o automóvel mais caro vendido pela Mercedes no país -, o jipão ocupa o segundo lugar nos emplacamentos há três anos consecutivos.
“Hoje temos duas versões do (Classe) G e esse é um dos motivos dessa alta. É um carro que sempre vendeu uma quantidade razoável, mas acho que, especialmente depois da pandemia, a cabeça dos clientes em relação ao significado de um automóvel mudou. Então nós apostamos mais no produto e o resultado está vindo ano após ano”.
O terceiro lugar em 2025 dos modelos AMG é dividido entre GLE 53 e GLB 35.
Prazo de entrega é mais longo por personalização
Quem adquire um modelo da AMG precisa ter um pouco de paciência. Por serem carros mais exclusivos e personalizáveis, o prazo de entrega pode chegar a três meses.
Gabriel lembra que, com exceção da linha 35, os veículos da AMG têm diferentes níveis de personalização.
Algumas concessionárias, inclusive, se antecipam e encomendam modelos com determinados equipamentos mais procurados pelos clientes. Desta maneira, essas lojas oferecem certos veículos a pronta-entrega.
“Estamos falando de equipamentos, cores e acabamentos diferentes. Então, nestes casos, como existem essas possibilidades, os prazos (de entrega) são mais longos”, concluiu Gabriel.
Fonte: Automotive Business