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Manutenção preventiva: antecipar os problemas resulta em segurança e economia

Má conservação de veículos é responsável por boa parte dos acidentes de trânsito e também por gastos muito maiores com consertos

06/05/2025

Prevenir é sempre melhor do que remediar. E com os carros, não é diferente. Possuir um automóvel envolve mantê-lo funcionando em boas condições, o que demanda cuidados, um pouco de investimento, mas, sobretudo, atenção com as partes mais propensas a problemas. Se antecipar a esses pontos é a garantia de não ter surpresas quando menos se espera, isto é, quando mais se precisa do carro.

A manutenção preventiva significa também mais economia, tanto de dinheiro como de tempo. Afinal, trocar uma peça antes de ela apresentar falhas mais graves faz com que não seja necessário gastar com um conserto maior. Além disso, é mais rápido trocar apenas algumas poucas peças do que fazer uma manutenção completa em uma oficina mecânica.

Atenção ao freio

Dentre os principais componentes que demandam mais atenção, certamente, o freio é um dos mais importantes. Item fundamental para a segurança tanto dos ocupantes do carro como dos demais envolvidos no trânsito, uma falha no freio pode ser até mesmo fatal. Por conta disso, é importante notar os sinais de que o componente não vai bem.

Barulhos ao frear, pedal muito duro ou muito mole e pouca resposta quando acionado sinalizam problemas no freio. Dentre suas partes, as pastilhas são as que sofrem maior desgaste. Por isso, de tempos em tempos, é importante conferir sua espessura. O disco também sofre desgaste, ainda que menor, porém é importante verificar sulcos, riscos e também se apresenta pouca espessura.

Verifique os fluidos constantemente

O fluido de freio também deve ser conferido no seu nível e trocado de acordo com o tempo especificado pelo fabricante. Se o nível está baixo, pode estar acontecendo um vazamento. O mesmo é válido para o fluido de arrefecimento e também para o óleo do motor. Nível que baixa rápido pode significar vazamento ou até problemas piores, no caso do motor. Por isso, verificar constantemente é importante para detectar com antecedência.

De olho nos pneus

Um componente que é bastante negligenciado, ainda que fundamental e facilmente verificável, são os pneus. Pneus carecas ou quase carecas diminuem a aderência do carro na pista, podendo fazer com que se perca o controle da direção. Isso pode ser ainda mais grave em condições climáticas adversas, como no caso de chuvas. 

O próprio pneu possui mecanismos para verificação do seu estado. O TWI (Tread Wear Indicator) é uma marcação disposta no sulco do pneu que demonstra quando este já chegou ao limite da sua banda de rodagem, que, no caso, é de 1,6 mm. Outra forma prática de conferir o nível de desgaste é utilizando uma moeda de R$ 1: disposta dentro do sulco do pneu, deve ser coberta até no mínimo a metade.

O conjunto da suspensão também costuma apresentar ruídos quando algo não vai bem. O mais comum são barulhos de ferro batendo quando se passa em lombadas, ou barulho de ferro com ferro. Outro sinal é o chacoalhar excessivo do carro. Esses problemas são geralmente ocasionados por buchas gastas, amortecedores com pouca pressão e molas “cansadas”. O resultado é uma viagem desconfortável e até mesmo perigosa.

Esta rotina de conferir componentes é fundamental, principalmente para quem anda muito com carro, principalmente para trabalho, que é o caso de quem costuma alugar carro para Uber. Mesmo que muitas locadoras ofereçam o serviço de manutenção, estar atento aos sinais que o carro emite é importante para antecipar uma parada para revisão ou a troca de componentes, garantindo a segurança e a continuidade do trabalho.

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