Por Karin Fuchs
O LinkedIn é uma ferramenta poderosa para empreendedores encontrarem referências, melhores práticas de mercado e criarem conexões relevantes com potenciais clientes, parceiros, colaboradores, mentores e pessoas inspiradoras. Nesta entrevista, Luciene Antunes, fundadora e CEO da Oficina de Impacto, consultoria e agência de comunicação focada em negócios e organizações de impacto positivo, orienta sobre como utilizar esta rede social como uma estratégia para gerar negócios. Confira!

Balcão Automotivo – Quais dicas podemos dar para os empreendedores usarem o LinkedIn como uma estratégia para gerar negócios?
Luciene Antunes – A principal dica é, olhando para o seu setor de atuação, usar esse potencial para cultivar uma rede de contatos potente para o crescimento do seu negócio e o seu próprio crescimento e projeção como profissional e especialista nos seus temas. Lembre-se de manter seu perfil pessoal e da sua página da empresa sempre atualizados, com descrições que utilizam palavras-chave importantes para quem precisa encontrar você e o que você faz para gerar conexões e negócios. Quanto mais completos estiverem seus perfis, mais você aparecerá para quem busca seus serviços e conhecimento sobre o setor.
BA – Aproveitando a sua resposta, qual é a sua orientação para o perfil?
LA – Dicas bem práticas são caprichar nas fotos de perfil, pensando no quanto essa imagem reflete bem o seu posicionamento de marca e seu estilo como profissional. Pensar nas palavras que um potencial cliente, parceiro ou alguém com perfil para trabalhar com você usaria para encontrar você ou a sua empresa. Essas palavras precisam estar nos seus textos de perfis. E pensando na máxima “quem não aparece não é lembrado”, tente sempre publicar conteúdos que reforcem a sua autoridade no setor, comentar postagens de outras páginas e pessoas da sua rede.
BA – Qual tipo de conteúdo por gerar retorno?
LA – Pense no tipo de conteúdo que você gostaria de encontrar, sobre o que você conversaria com colegas do seu setor, por exemplo, depois de participar de um evento, fazer um curso, ler uma notícia relevante acerca da sua área de atuação, conhecer um caso de sucesso de uma empresa famosa. Quais são as suas reflexões? O que aprendeu? Identificou-se na forma de lidar com um problema comum? Ou pensou sobre como aquela dica pode ser incorporada no dia a dia? As pessoas se engajam com conversas, com as afinidades que descobrem com outras pessoas.
BA – Qual é a melhor forma de escrever o conteúdo?
LA – Tente escrever de forma natural. Em vez de dizer “Ontem assisti à palestra do Fulano de Tal, sobre tal, em tal lugar”, como se fosse um relatório, tente contar como uma história específica que o Fulano de Tal contou ontem em sua palestra fez você lembrar da importância de tais práticas na sua empresa, com o seu time, com seus clientes… Experimente iniciar diálogos no seu feed e comentar conteúdos de outras páginas e profissionais com essa mesma naturalidade. Mas, claro, sem esquecer que você está em uma vitrine para demonstrar seu conhecimento e diferenciais como profissional no seu setor.
BA – Para os empresários do setor de autopeças, o indicado é postar conteúdo deste setor ou eles também podem falar de estratégias de negócios?
LA – Com certeza! Como pessoa que empreende, um dos sentimentos que você mais experimenta certamente é a solidão e o peso na hora de tomar decisões difíceis e lidar com pessoas. Não tenha medo de compartilhar esses sentimentos e falar sobre as estratégias e aprendizados para lidar com essas situações. Isso só vai atrair conexões mais relevantes e gerar diálogos que vão ajudar você, seu negócio e seu setor a crescerem cada vez mais.
BA – De que forma eles podem medir o retorno dessas ações para os seus negócios?
LA – Para conseguir medir resultados, é imprescindível ter estabelecido claramente seus objetivos com o LinkedIn. Ter sempre seu objetivo em mente ajuda a postar os conteúdos que fazem mais sentido para o que você busca, assim como conectar-se com pessoas-chave e iniciar conversas relevantes. Você quer encontrar clientes novos e aumentar as vendas? Ou talvez encontrar colaboradores difíceis de se achar no mercado? Fidelizar clientes antigos e oferecer mais serviços ou contratos mais longos? Pense qual objetivo (tente ser bem específico e escolher um objetivo mais importante). A partir disso, pense em quem são as pessoas que precisam conhecer você, como você vai se posicionar e contar sobre seus casos de sucesso e diferenciais, e como esses conteúdos vão ajudar as pessoas a escolherem fazer negócios com você.
BA – E quais são suas outras recomendações?
LA – Se os objetivos estiverem alinhados com o que você mais faz na rede, certamente você verá os resultados ligados ao que você busca. Sempre recomendo ter como principal indicador a conversão mais diretamente relacionada ao seu objetivo. Se são vendas, meça as novas vendas que foram iniciadas a partir de contatos do LinkedIn, número de pedidos de reuniões que surgiram por ali, número de novos clientes que responderam que conheceram sua empresa pelo LinkedIn. Se o objetivo é contratar pessoas, acompanhe as métricas do processo de contratação via LinkedIn, como quantos candidatos, quantas entrevistas, quantas contratações. Acompanhe indicadores específicos e preocupe-se menos com número de seguidores ou métricas de engajamento na hora de avaliar o quanto o LinkedIn está sendo efetivo para seu objetivo estratégico.
BA – Quanto à periodicidade das publicações, quais dicas podemos dar?
LA – No LinkedIn, sempre dizemos que qualidade e profundidade são mais importantes do que quantidade de posts. Se conseguir postar duas vezes por semana será ideal, mas se for mais realista postar só uma vez por semana, não tem problema. Dedique um certo tempo para trazer boas reflexões e se destacar com aquele conteúdo. E sempre pense em estabelecer um diálogo. Você quer que as pessoas comentem e se engajem. E sempre que possível, seja você o comentador de postagens de outras pessoas e empresas, compartilhe posts de terceiros com suas próprias reflexões. Todas essas atividades fazem você ser visto e lembrado pela sua rede, por meio das notificações.
BA – Finalizando, quais são os erros mais frequentes no uso desta rede social?
LA – Não pensar primeiro no objetivo estratégico do seu perfil (você vai dedicar tempo e todo tempo é precioso, então não faça por fazer). Não manter seu perfil e página atualizados, postar links ou conteúdos que não ajudam sua rede a entender o que você e sua empresa fazem, ou que não tenham a ver com os principais interesses do seu público-alvo. Postar de forma burocrática, como se estivesse fazendo um relatório, ou apenas compartilhar um conteúdo sem contar para a sua rede como aquilo foi interessante para você e como você acredita que pode ser relevante para seus seguidores.
Fonte: Balcão Automotivo