Hyundai confirma fábrica de motores em Piracicaba em 2022

Hyundai confirma fábrica de motores em Piracicaba em 2022
Fábrica de veículos da Hyundai em Piracicaba, que terá companhia de uma segunda unidade produtiva

Nova unidade produtiva está sendo construída ao lado das linhas do Creta e do HB20 (BRUNO DE OLIVEIRA, AB)

A Hyundai produzirá motores no Brasil a partir de 2022. A empresa confirmou à Automotive Business que está finalizando a construção de uma unidade anexa à fábrica de Piracicaba (SP), onde serão construídos os propulsores que hoje a montadora importa da Coreia do Sul.

De acordo com Ricardo Martins, vice-presidente da marca, tão logo seja finalizada a expansão predial na unidade, programada para ocorrer até o final do ano, a empresa iniciará operação de montagem dos motores, que chegarão em kits ao País.

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Essa espécie de montagem CKD, segundo o executivo, ocorrerá por um breve momento até que estejam finalizadas as linhas de montagem final e, principalmente, as linhas de usinagem. A fundição própria dos blocos, contou, está descartada, o que levará a empresa a buscar um parceiro nacional.

Os motores que serão produzidos aqui, por ora, ainda estão sendo definidos pela montadora – será a partir dessa escolha que a empresa definirá o tamanho do aporte que será feito no local afora o já despendido para construir a fábrica anexa. Segundo o vice-presidente, a anúncio deverá ser feito nos próximos meses.

Equipam as versões da nova geração do Creta, lançada ontem no Brasil, os motores Kappa 1.0 três cilindros turbo Flex GDI 12 válvulas e o Smartstream 2.0 flex de 16 válvulas. A versão anterior do modelo, que seguirá em produção em Piracicaba, é equipada com um motor 1.6.

“Com o município e com o Estado já está tudo acertado a respeito da nova unidade. Precisamos apenas do sinal verde da matriz para anunciar os investimentos e contratações”, disse o executivo à reportagem na quinta-feira, 26.

No final do ano passado a prefeitura havia divulgado que a montadora planejava uma fábrica de motores na região ao custo de R$ 350 milhões. O valor do investimento, no entanto, ainda não foi confirmado pela empresa.

A razão para isso, disse Martins, é que afora a produção de motores a nova unidade deverá abrigar outras áreas da companhia, como centros de desenvolvimento. A adição de novos departamentos à operação, portanto, poderia aumentar projeções iniciais de investimento.

Hoje, todo o desenvolvimento dos propulsores que equipam os veículos brasileiros da empresa, assim como a sua calibração para o mercado regional, é feito na Coreia do Sul.

Fonte: Automotive Business

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