Por Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro
Carros elétricos começaram a dar passos mais largos no mercado brasileiro em 2023. Em relação a novembro do ano passado, o crescimento foi de extraordinários 340%, por exemplo. Ainda assim, é um segmento muito pequeno em relação ao mercado total, com 3.197 emplacamentos até o fechamento do último mês.
A categoria foi inundada por novos modelos, e até novas marcas desembarcaram por aqui. A infraestrutura continua sendo um problema, mas vem melhorando. Assim como os preços, que apesar de estarem cada vez mais acessíveis, ainda são altos para boa parte da população.
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Preços dos elétricos vem caindo
Se os primeiros elétricos chegaram ao Brasil com preços proibitivos, essa realidade começa a mudar. E o grande responsável por essa revolução foi o BYD Dolphin. O hatch elétrico, que deve ser fabricado no País quando a fábrica da BYD foi concluída em Camaçari (BA), estreou com preço competitivo, fazendo com que a concorrência baixasse os preços.
Com o chamado “efeito Dolphin”, alguns modelos reduziram os valores em até R$ 100 mil nos últimos meses. Logo, hoje é possível encontrar na categoria boas opções até entre os mais baratos, em uma faixa de preço que flutua entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. Mas fique de olho, já que com a volta da cobrança do imposto de importação, esse cenário pode mudar a partir do ano que vem. Conheça abaixo os veículos elétricos acessíveis do Brasil.
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1 – Caoa Chery iCar – R$ 119.990
Com preço de R$ 119.990, o pequenino (e divertido) Caoa Chery iCar leva o título de elétrico mais barato do Brasil. Ele é equipado com motor elétrico instalado na traseira de 61 cv e 15,3 mkgf. Desse modo, o desempenho é totalmente urbano, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 12,9 segundos e velocidade máxima de 120 km/h.
Suas medidas são de 3,20 m de comprimento e entre-eixos de 2,15 m. Por ser extremamente compacto, o volume do porta-malas é de irrisórios 100 litros. Na lista de itens de série, contudo, é bem completinho. Traz equipamentos como ar-condicionado automático, direção elétrica, partida por botão, câmera de ré, carregador de celular por indução, central multimídia com tela de 10,25”, dois modos de condução, teto panorâmico fixo e rodas de liga leve de 15”.
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2 – JAC E-JS1 – R$ 126.900
Ocupando a segunda posição da lista está o JAC E-JS1, por R$ 126.900. O compacto chinês tem motor elétrico que rende 62 cv e 15,3 mkgf – praticamente os mesmos números do iCar, mas com propulsor instalado na dianteira. Acelera até os 100 km/h em 10,7 segundos, mas sua velocidade final é de 110 km/h.
Nas dimensões, mede 3,65 m e tem 2,39 m de distância entre os eixos, enquanto o bagageiro carrega só 121 litros. Tem na lista de itens de série piloto automático adaptativo, sensor e câmera de ré, bancos revestidos de couro sintético, central multimídia com tela de 10,25”, painel de instrumentos digital e rodas de liga leve aro 14.
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3 – Renault Kwid E-Tech – R$ 139.990
O Renault Kwid e-tech chegou a ocupar a segunda posição entre os carros mais baratos no mês passado durante uma ação promocional de Black Friday, quando recebeu um desconto de R$ 16.500. Entretanto, já retornou ao preço normal de R$ 139.990, o que o deixa na terceira colocação. Sob o capô está o motor elétrico dianteiro de 65 cv e 11,5 mkgf de torque. Chega aos 130 km/h de máxima, mas a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 14,6 segundos.
O comprimento do modelo é de 3,73 m e o entre-eixos de 2,42 m. Seu porta-malas leva 290 litros, o que já é um avanço em relação a todos os rivais desta lista. Por fim, na lista de equipamentos há ar-condicionado, direção elétrica, seis airbags, monitoramento de pressão dos pneus, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, central multimídia de 7” com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto e conjunto óptico full-LED.
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4 – BYD Dolphin – R$ 149.800
O BYD Dolphin chegou causando uma revolução entre os carros elétricos, fazendo com que o preço de muitos rivais despencasse para aumentar a competitividade no segmento.Por R$ 149.800, traz motor elétrico dianteiro de 95 cv e 18,3 mkgf. Em termos de desempenho, chega aos 100 km/h em 10,9 segundos e atinge máxima de 160 km/h.
Nas medidas, tem 4,12 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos – o mesmo que o de um Toyota Corolla, por exemplo. Já o porta-malas leva 250 litros. Na lista de equipamentos, destaque para ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, seis airbags, chave presencial, sensores de estacionamento traseiro, câmera panorâmica em HD, painel de instrumentos digital, três modos de condução, faróis full-LED, central multimídia com tela de 12,8” e rodas de liga leve aro 16.
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5 – GWM Ora 03 Skin – R$ 150 mil
Fechando a lista aparece outro novato, o GWM Ora 03. A versão de entrada Skin custa R$ 150 mil e chegou para ser uma clara ameaça ao Dolphin. Entretanto, é de longe o mais potente da lista, com motor dianteiro que gera 171 cv e 25,5 mkgf de torque. Assim, sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,2 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 160 km/h.
Nas medidas, são 4,26 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, enquanto o porta-malas leva 228 litros. Na lista de itens de série, destaque para revestimentos internos de couro, ar-condicionado automático, direção elétrica, controle de tração, assistente de partida em rampas, duas telas integradas de 10,25” cada (uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia), sete airbags, conjunto óptico full-LED, câmera 360º com nove opções de visualização, frenagem autônoma de emergência, ACC adaptativo, monitoramento de faixa com correção, alerta de tráfego cruzado, assistente de ponto cego e rodas de liga leve de 18”.
Fonte: Estadão