A Eve Air Mobility, subsidiária de aeronaves elétricas autônomas Embraer, anunciou a conclusão dos testes realizados na Suíça em túnel de vento de sua aeronave de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês).
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Chamado de “carro voador”, o eVTOL é uma espécie de helicóptero totalmente elétrico voltado aos deslocamentos em áreas urbanas. Várias empresas têm desenvolvido projetos desse tipo de aeronave e planejado a produção em larga escala.
Segundo a Eve, sua aeronave 100% elétrica terá autonomia de 100 km e capacidade para transportar quarto passageiros, além do piloto. A operação está prevista para 2026.
VEJA MAIS:
– Com foco em crescimento, Embraer anuncia novos vice-presidentes
– Eve revela 7 desafios do desenvolvimento do 1º eVTOL, o carro voador
Investimento do BNDES
No fim de dezembro de 2022, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$ 490 milhões para a primeira fase do projeto de carros voadores da companhia.
O valor corresponde a 75% do total investido na fase do desenvolvimento do “carro voador” da Embraer. A quantia foi destinada principalmente à pesquisa e desenvolvimento (P&D), que previa um total de R$ 652 milhões.
Fonte: Automotive Business