O ano de 2022 tem sido marcado por grandes conquistas para a Rede PitStop. Primeiramente, com a viabilização de um projeto inovador como o Portal de Vendas e, mais recentemente, com a conquista de um novo marco em velocidade recorde: foi ultrapassada a soma de dois mil pontos de venda associados já no segundo semestre do ano, o que a consagra como a maior rede de autopeças e uma das maiores redes de varejo do Brasil.
“Desde 2007, quando o projeto ainda tinha o codinome ‘Formula 1’ e estávamos dando os primeiros passos, eu já vislumbrava a rede forte tal qual ela está formatada atualmente. Hoje, com alguns cenários de mercado diferentes do que havíamos previsto naquela época, como o desenvolvimento superveloz das plataformas de e-commerce e marketplaces, sigo visualizando novas perspectivas de futuro em que a Rede PitStop segue ditando tendências e contribuindo com soluções para todo o mercado de aftermarket automotivo”, analisa Sergio Comolatti, presidente do Grupo Comolatti.
Ao longo de seus 13 anos de existência, a Rede PitStop tem evoluído na missão de integrar a cadeia de reposição independente, gerando benefícios para todas as partes envolvidas. “Durante as conversas com a indústria é unânime a percepção de que as ações realizadas junto à rede trazem grandes resultados, e isso também acontece com as operações de distribuição da nossa holding. Dessa forma, nos sentimos cada vez mais estimulados a seguir conectando cada agente da cadeia de valor de maneira inteligente e efetiva”, comemora Conrado Ruivo, diretor comercial da BR AutoParts.
Além de focar na expansão, fortalecimento e amadurecimento do setor nacional de reposição de autopeças, o próximo passo da Rede PitStop é deixar seus pontos de venda alinhados às tendências globais do segmento. “Nossos novos projetos digitais, que incluem soluções omnichannel e produtos baseados no conceito de ‘prateleira infinita’, estão sendo desenhados com o objetivo de colocar as lojas associadas na vanguarda, ampliando ainda mais o pacote de benefícios que ofertamos a elas”, revela Paulo Fabiano Navi, diretor da Rede PitStop e Canais Digitais, referindo-se à missão da rede de melhorar a gestão e operação das lojas de autopeças através dos pilares: Informação, Formação, Tecnologia, Comercial/Marketing e Financeiro.
Os esforços de digitalização da empresa, neste momento, estão focados no Portal de Vendas online, que, além de garantir agilidade de entrega e um portfólio de itens de alta qualidade, também fortalece toda a cadeia de reposição, entregando ao lojista associado uma plataforma de e-commerce pronta para usar. Um de seus diferenciais é a possibilidade de integrar o estoque do estabelecimento com o das distribuidoras de peças, ampliando a oferta de produtos e gerando mais fluxo de vendas.
Criada em 2009, a Rede PitStop nasceu com o propósito de fortalecer o mercado de aftermarket brasileiro por meio da construção de uma rede com modelo associativista, que une as melhores fabricantes de autopeças, distribuidores, lojas de autopeças e oficinas mecânicas, proporcionando uma relação ganha-ganha para todos os stakeholders.
“Ao fazer parte da rede, os resultados da loja melhoraram significativamente, principalmente nos quesitos organização financeira e estoque. Os benefícios adquiridos com as consultorias e todo o trabalho de disseminação de conhecimento e direcionamento de mercado também foram imensos”, pontua Éder Roberto de Oliveira, diretor da General Auto Peças, uma das primeiras lojas associadas à Rede PitStop, localizada em Franca (SP), que já iniciou um planejamento de digitalização e modernização do conceito do ponto de venda com o apoio da rede.
Desenvolvida com base no sucesso de seu trading group, o Groupauto International — rede associativista de distribuição e serviços de peças de reposição para automóveis e veículos comerciais presente em 70 países —, a Rede PitStop figura entre as principais da operação do grupo internacional. Atualmente, as operações da empresa no Brasil estão divididas nas categorias Eurogarage (linha leve), que responde por 70% das lojas, e Top Truck (linha pesada) representando 30% dos negócios.
Fonte: Balcão Automotivo