Motoristas que não usam o carro em feriados prolongados devem tomar alguns cuidados para evitar problemas no veículo. O coordenador do CTTi – Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação da DPaschoal, Danilo Ribeiro, traz dicas para manter o automóvel em ordem e em bom funcionamento. “Bateria, pneu e freio são alguns dos itens que exigem atenção especial quando o veículo fica sem utilização por um longo período. Por isso, alguns cuidados simples são necessários para preservar a manutenção do carro”, explica Danilo.
Confira abaixo algumas dicas e pontos de atenção:
Bateria – Ao não utilizar o veículo por muitos dias, a bateria pode descarregar, especialmente em carros mais modernos equipados com muitos recursos eletrônicos. Por isso, uma dica é ligar o motor a cada 5 dias e dar uma volta curta para manter a bateria ativa ou manter apenas o motor em funcionamento por cerca de 15 minutos. Outra alternativa válida é desconectar a bateria no período em que não for utilizá-lo, evitando que a mesma perca carga.
Mecânica – Evite deixar a chave no contato do veículo mesmo se estiver totalmente desligado, pois mantém o sistema em stand by, consumindo mais energia da bateria e, se for chave presença, deixá-la no mínimo 15 metros de distância.
Higienização – Assepsia nunca é demais. É recomendável limpar periodicamente o interior do automóvel com aspirador de pó e um pano úmido com água e detergente neutro, e depois secar com uma flanela de microfibra. Deixar o carro limpo, sem sujeira, restos de comida e lixo evita que com o passar dos dias fechado, crie-se mau cheiro ou mesmo apareçam bichos e insetos dentro do automóvel.
Filtro de cabine – Conhecido também como filtro do ar condicionado, ele deve ser verificado, pois os cuidados são de extrema importância para a saúde dos ocupantes e conservação do veículo. Pensar que o filtro de cabine deve ser trocado somente se estiver sujo é um mito. Segundo a Anvisa, a recomendação técnica é substituir a cada seis meses e independente do uso. A diminuição no uso do veículo pode agravar as condições dos filtros com a falta de circulação do ar. Portanto, quanto menos utilizar o automóvel, maior deve ser a verificação das condições de saturação do filtro.
Pneus – a não utilização do carro pode deformar os pneus ou mesmo fazê-los perder a calibragem adequada. Deixe os pneus calibrados antes de manter o carro parado e verifique se a manteve ao retornar. Se possível, vale deixar o veículo elevado caso sejam muitos dias de inatividade, evitando possíveis deformações.
Freios – Veículos que ficam muito tempo parados podem sofrer oxidação entre os discos e pastilhas. E o risco pode ser maior naqueles que ficam expostos à umidade alta e à incidência da maresia. Nas regiões secas o risco também existe, apesar de ser menor, quando comparado a outros fatores que aceleram esse processo. O ideal é dirigir o veículo em velocidade reduzida, após dias sem uso, e ficar atento a qualquer ruído anormal ou ineficiência do freio. O barulho pode desaparecer com o veículo em movimento, mas caso não ocorra, deve-se procurar um profissional para avaliar o sistema de freio.
Palhetas – É importante manter os braços das palhetas levantados para ajudar a minimizar o ressecamento e a deformação da borracha. E ligar, pelo menos uma vez por semana, os limpadores para jogar água, contribuindo para manter as borrachas hidratadas.
Combustível – muitas pessoas não sabem, mas combustível parado a muito tempo pode causar problemas no motor, como acúmulo de sujeira e impurezas. Mantenha o tanque abastecido com pelo menos metade da capacidade e ligue o motor e rode com o carro, mesmo que rapidamente, a cada 5 dias para fazer o combustível circular e se manter limpo.
“Os veículos exigem cuidados de manutenção em todas ocasiões, mesmo quando não são utilizados. Ao tomar esses cuidados, o carro fica em plenas condições de uso, evitando surpresas ao ser ligado novamente e situações que possam colocar o motorista em risco. Se identificar qualquer problema, vá até um centro automotivo para um check-up. Nas lojas da DPaschoal, sempre medimos e testamos os itens antes de qualquer troca, reforçando a relação de confiança com os nossos clientes”, conclui Danilo Ribeiro.
Sobre a DPaschoal
A DPaschoal atua no setor automotivo desde 1949 e concentra suas atividades na prestação de serviços automotivos especializados e na revenda e distribuição de pneus e peças multimarcas. Conta com mais de 120 lojas próprias, localizadas em oito estados, e oferece produtos e serviços nos segmentos de veículos leves, pesados e agrícolas, além dos 28 centros de distribuição de pneus e peças, com atuação em todo o território nacional. Trabalhando com a multicanalidade, a DPaschoal oferece diversas plataformas para atender os diferentes tipos de clientes e parceiros, com propostas B2B e B2C, atuando em e-commerce e lojas físicas. Saiba mais: Link
Sobre a Stellantis
A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, visite www.stellantis.com.