Com sensores em veículos, São José dos Campos vai criar mapa da qualidade das vias

Sistema registra a assinatura digital de vibração do pavimento e relaciona à localização por GPS (Por Victor Bianchin, AB)
Com sensores em veículos, São José dos Campos vai criar mapa da qualidade das vias

A prefeitura de São José dos Campos anunciou que irá fazer, a partir deste mês, um mapa digital da qualidade de todos os 2,8 mil km de vias públicas pavimentadas da cidade.O programa se chama De Olho no Asfalto e irá usar recursos tecnológicos para detectar e mapear problemas como buracos e desníveis.

Para fazer o trabalho, o programa instalará sensores em 30 veículos – 15 da frota municipal (Guarda Municipal, Defesa Civil, Fiscalização e Postura, Mobilidade e Urbam) e outros 15 em veículos privados de aplicativo e táxis. Com os equipamentos, os veículos conseguirão captar anomalias no pavimento enquanto trafegam.

“Os sensores instalados na suspensão do veículo são sensores inerciais que trabalham de forma a registrar a assinatura digital de vibração do pavimento, permitindo correlacionar com o conforto ao tráfego e qualidade superficial do pavimento, bem como identificar trechos de vias acidentados e com irregularidades e defeitos”, afirma Márcio Paixão, engenheiro gerente de projetos da GeoVista, empresa contratada pela prefeitura para fazer o mapeamento. 

O sistema permite o registro, por exemplo, de buracos, valetas, remendos, trincas, rachaduras e fissuras. Também é possível o monitoramento da durabilidade do pavimento e dos serviços executados. As trepidações, quando registradas, são georreferenciadas por um GPS conectado ao sistema. Esses registros são enviados a um banco de dados hospedado em nuvem. 

Carros carregarão sensores e câmeras para detectar problemas – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Em alguns veículos, também serão instaladas câmeras para a identificação geolocalizada de anomalias. A ferramenta será utilizada para identificar a necessidade de reparos mais profundos nas vias, além de analisar itens como tampas de poço de visita, bueiros, grelhas, lombadas, bem como as laterais das vias, verificando árvores, postes e placas de sinalização. “As imagens das câmeras, por meio de redes de inteligência artificial, fazem registros de diversas classes de ativos e defeitos visualizados e georreferenciados”, afirma Paixão.

Com o levantamento das informações, uma plataforma de monitoramento online irá montar painéis virtuais com mapas eletrônicos de classificação da qualidade das vias. Neles, irá apontar as prioridades de manutenção do sistema viário. O sistema também possibilita analisar dados por região da cidade, data, tipo de malha viária (rua, avenida, alameda, estrada, rodovia) e qualidade do pavimento, ou ainda por métricas de evolução. Também é possível a geração de gráficos e relatórios com dados sobre a evolução das vias recapeadas.

O desenvolvimento do sistema de Gestão de Pavimentos começou em 2018, realizado em parceria da prefeitura de São Paulo com o grupo GeoVista, ligado à Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). De lá até aqui, a plataforma já analisou quase 500 mil km de vias. São José dos Campos é a primeira cidade a contratar o serviço após o seu desenvolvimento, com um contrato de 12 meses no valor de R$ 552 mil. “Nossa intenção é expandir para outras cidades do Brasil, levando desenvolvimento e tecnologia para a gestão pública”, afirma Paixão.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO