De acordo com dados da Mordor Intelligence, o mercado global de frete e logística deve atingir a marca de US$ 7,54 trilhões até 2029, registrando uma taxa média anual de crescimento de 4,57%. Esse avanço é impulsionado pela crescente demanda por entregas, que apresenta picos principalmente em períodos de final de ano, marcados por um aumento expressivo no volume de transporte e pela chamada sazonalidade do setor logístico.
A sazonalidade é definida como períodos do ano em que há aumento (ou redução) na movimentação de cargas, provocados por fatores econômicos, climáticos ou de consumo. Especificamente nos últimos meses de cada ano, pelas datas comerciais e o aumento no número de entregas, os caminhões operam quase sem pausa, o que eleva o risco de falhas mecânicas e paradas não programadas.
Tendo em mente a atividade intensa desses caminhões, a revisão preventiva deixa de ser opcional e se mostra imprescindível na vida de quem trabalha no setor de transportes rodoviários. Garantir que lubrificantes, graxas, pneus, aditivos e demais componentes estejam em ordem é o que faz a diferença entre cumprir a rota ou enfrentar um imprevisto no meio do caminho.
Além de aumentar a vida útil do veículo, a manutenção preventiva reduz custos, conforme aponta o estudo do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), ao ressaltar que revisões periódicas podem ser de 30% a 40% mais baratas do que eventuais reparos corretivos.
Para o coordenador de capacitação e suporte técnico dos lubrificantes Mobil, José Cesário Neto, a preparação adequada antes dos períodos de maior demanda é fundamental para evitar prejuízos e garantir que o caminhão continue rodando com segurança e eficiência. Com o aumento das viagens e entregas no fim do ano, pequenos descuidos na manutenção podem se transformar em grandes dores de cabeça na estrada. Um caminhoneiro prevenido economiza tempo, dinheiro e evita contratempos”, destaca Cesário.
O especialista lista três cuidados essenciais que todo motorista deve adotar para escapar do apuro durante a alta temporada do transporte:
- Aplicar o lubrificante correto: usar o produto indicado para o motor, conforme especificação do fabricante, e fazer a troca dentro dos prazos recomendados — prática que garante desempenho e evita desgaste prematuro.
- Levar graxa
sconsigo: para quando necessário lubrificar componentes móveis e articulações, para reduzir o atrito e prevenir falhas em condições de uso intenso. - Verificar constantemente os pneus: calibragem, alinhamento e inspeção de desgaste devem ser rotina. Pneus bem cuidados significam segurança, economia de combustível e estabilidade na condução.
Sobre os lubrificantes Mobil
Com mais de 150 anos de tradição, a linha de produtos Mobil é composta por lubrificantes, graxas, fluidos especiais e soluções complementares que estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. As soluções da marca se renovam a cada dia, acompanhando a evolução da indústria mundial, principais montadoras e oferecendo alta tecnologia para mover veículos, máquinas agrícolas, fretes terrestres, aéreos, marítimos e operações industriais em âmbito global. E acima de tudo, movimentar pessoas. A marca conta com distribuidores exclusivos e revendedores espalhados por todo o Brasil, garantindo que mecânicos, motoristas, motociclistas, caminhoneiros, produtores rurais, industriais e todos aqueles que ajudam a mover o país tenham acesso a soluções de alto desempenho e proteção. Afinal, se tem movimento, tem Mobil.
Saiba mais em: Mobil | Se tem movimento, tem Mobil






















