“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Com motores importados, Toyota retoma produção em 3 de novembro

Primeira etapa envolverá os híbridos, mas já em janeiro as fábricas de Sorocaba e Indaiatuba vão operar normalmente

06/10/2025

Por Alzira Rodrigues

Ainda sem um balanço dos prejuízos totais causados pelo vendaval que assolou a fábrica de motores de Porto Feliz, SP, em 22 de setembro, mas agradecendo a todos que apoiaram a empresa neste momento difícil, o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, anunciou a retomada das operações em Sorocaba e Indaiatuba, no interior paulista, em novembro.

A produção de veículos será reiniciada de forma gradual a partir do dia 3, exatamente daqui a um mês, com motores e peças importados de outras unidades no exterior, principalmente do Japão. Numa primeira etapa, serão fabricadas as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para o mercado doméstico quanto para exportação.

Em janeiro será restabelecida a produção de veículos com motores convencionais, abrangendo as linhas do Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, exclusivamente para exportação. A produção aumentará gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro, informa Maggio.

LEIA MAIS

Trabalhadores da Toyota aprovam layoff em Sorocaba

Vendaval causa danos à fabrica da Toyota em Porto Feliz

As informações divulgadas pela Toyota nesta sexta-feira, 3, certamente surpreenderam alguns interlocutores do setor e do meio sindical, que apostaram que só em 2026 a montadora voltaria a produzir carror por aqui.

Sem revelar números, o executivo disse em entrevista ao AutoIndústria que o objetivo é recuperar entre novembro e dezembro o volume de veículos híbridos não fabricados entre 23 de setembro e 31 de outubro.

A montadora opera com estoque reduzido, de apenas 8 a 10 dias, o que significa que já não tem mais carro nacional 0km na rede para atender o consumidor, admite Maggio:  “Mas temos a Hilux, que vem da Argentina, e os concessionários mantém normais as operações com usados e pós-venda”.

Apoio irrestrito

A retomada só foi possível, segundo o presidente da montadora no Brasil, “em função do grande apoio dos executivos da matriz, demais unidades da Toyota no mundo, fornecedores e um time de colaboradores dedicados”.

Devido à grande extensão dos danos causados nos maquinários, que estão sendo transferidos para um galcão alugado para análise, ainda não há prazo para retomada da fábrica de Porto Feliz.

Lá será aplicada a suspensão temporária de contrato de trabalho (layoff) já aprovada pelos trabalhadores, o que não será necesário em Sorocaba e Indaiatuba, onde os trabalhadores retornam no próximo dia 21, após período de férias emergenciais.

Por incorporar componentes de motor exclusivos da operação brasileira, o modelo Yaris Cross, que seria apresentado à imprensa agora em outubro, ainda não tem data de lançamento remarcada.

Em carta divulgada nesta sexta-feira, 3, Evandro Maggio destacou a inestimável ajuda da matriz, afiliadas Toyota no mundo e fornecedores. “Todo esse apoio nos dá coragem e confiança para seguir firmes e fortes em nossa recuperação e no compromisso com a entrega de soluções de mobilidade sustentável para nossos clientes na América Latina e Caribe”.

Fonte: AutoIndústria

Informes