“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Beneficiamento de vidros automotivos reduz impacto ambiental e reforça compromisso ESG

Tecnovidro aposta em reaproveitamento, reuso de água e gestão ambiental integrada para reduzir impactos e alinhar a produção às exigências da economia circular

30/09/2025

O vidro automotivo, elemento essencial para a segurança e o desempenho de ônibus, máquinas agrícolas e equipamentos da linha amarela, sempre representou um desafio logístico em relação à reciclagem. Agora, esse cenário começa a mudar. Iniciativas inovadoras de reaproveitamento de recursos e a adoção de práticas sustentáveis estão transformando a forma como o setor lida com o material.

Na Tecnovidro, a estratégia implantada promove o reuso de água em 100% dos processos produtivos, reduzindo o consumo de água potável em torno de 34 mil litros por dia, graças a utilização de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que garante monitoramento contínuo, cumprimento das legislações e ações permanentes de melhoria.

Para alcançar esse patamar, a Tecnovidro adota controles rigorosos de qualidade. Entre eles, o sistema MES (Manufacturing Execution System), que monitora em tempo real a produção, identifica desvios e reduz o retrabalho. Com essa tecnologia, há padronização de processos e controle de desempenho para assegurar a qualidade em larga escala.

Além disso, o controle de qualidade em todas as etapas do beneficiamento – desde a inspeção final, passando por ensaios específicos de resistência, fragmentação e transmissão luminosa – assegura que cada peça atenda aos mais altos padrões técnicos e de segurança.

O rigor técnico e a responsabilidade ambiental alinham a empresa com as exigências atuais de economia circular e agenda ESG, abrindo espaço para novas soluções em reciclagem, redução de impactos e eficiência energética. O uso de fornos de têmpera de alta eficiência, com controle preciso de temperatura e consumo otimizado de energia, promove o reaproveitamento de calor residual em etapas produtivas, com economia de energia de em torno de 10%.

De acordo com o diretor-executivo da Tecnovidro, Marco Aurélio De Bastiani, a sustentabilidade ocorre integrada aos processos para que a cultura da qualidade seja reforçada no dia a dia da empresa. “A qualidade do nosso produto é um diferencial competitivo e relevante no cotidiano das equipes. O investimento em tecnologia para produzir vidros duráveis, com menor consumo de recursos e alinhados aos mais altos padrões de segurança e meio ambiente, é o grande diferencial da cultura 4.0.”, afirma.

Para manter os funcionários alinhados a esse propósito, a empresa oferece treinamentos e capacitações. De acordo com a coordenadora de qualidade, Luciana Pasqual, cada área tem sua parcela de participação no processo. “A equipe da qualidade tem importante papel de fiscalizar o cumprimento dos procedimentos, mas a obrigação de executar tudo com essa excelência é de todos os funcionários”, ressaltou.

Com essas práticas, a Tecnovidro projeta ampliar ainda mais a participação em segmentos estratégicos, como o fornecimento de vidros para ônibus e máquinas. Para expandir a capacidade produtiva e desenvolver vidros temperados de dupla curvatura, busca impulsionar esse avanço por meio de investimentos em tecnologia e inovação industrial com impacto direto na competitividade brasileira. Entre os resultados já alcançados, estão o aumento da capacidade produtiva para 50 mil m² mensais, a projeção de crescimento de 8% ao ano e a redução de 20% nos refugos graças à automação.

Sobre a Tecnovidro

Fundada em 1986 em Farroupilha-RS, a Tecnovidro é especializada na produção de vidros de segurança para veículos pesados, máquinas agrícolas e equipamentos especiais. Com 270 colaboradores, a Tecnovidro se consolida como líder no segmento.

Informes