“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Cobreq lista as principais ferramentas para troca correta de pastilhas

Componente exige conhecimento técnico do mecânico e uso de ferramentas específicas para assegurar eficiência e segurança no serviço

25/07/2025

A COBREQ, marca brasileira do grupo alemão TMD Friction, com mais de 60 anos de tradição como fabricante de itens para freios, em seus treinamentos sempre orienta os reparadores sobre a importância de utilizar ferramentas adequadas para garantir uma troca precisa e segura das pastilhas. E para auxiliar nessa manutenção, a marca listou abaixo quais são as ferramentas essenciais para um trabalho de excelência na sua oficina.

A troca das pastilhas de freio, tarefa comum nas oficinas, exige além do conhecimento técnico do mecânico, o uso de ferramentas específicas para assegurar a eficiência e a segurança do serviço. Aqui estão algumas das principais:

Chaves de Caixa e Soquetes: Usadas para remover os parafusos das pinças de freio. Diferentes veículos podem exigir tamanhos e tipos específicos de soquetes além de chaves combinadas do tipo estrela e Torx. Esteja atento a medidas e modelos.

Estrangulador para Flexíveis de Freios: Esta ferramenta é indispensável para que a operação de descompressão e retorno dos pistões ou êmbolos das pinças (sejam elas do eixo dianteiro ou do eixo traseiro) seja executado sem que o fluido do sistema de freios, que pode conter contaminantes, retorne e interfira nas operações da central do sistema ABS, EBD, BAS, ESP etc.

Alicate de Descompressão de Pistão: Também conhecido como compressor de pistão, é essencial para retraí-lo antes de instalar as novas pastilhas.

Chave Allen ou Torx: Utilizadas para remover parafusos internos, comuns em muitos sistemas de freio modernos.

Kit de Ferramentas para Freios: Inclui várias ferramentas específicas, como chaves de pinça e alavancas de ajuste, necessárias para modelos específicos de veículos.

Freios traseiros a disco com freio de estacionamento tipo “drum-hat”: Este requer o mesmo conjunto de ferramentas necessárias ao eixo dianteiro, mais o kit de ferramentas necessários para substituição do conjunto de sapatas. Este tipo de sistema integra, no eixo traseiro, freios de serviço a discos acoplados ao freio de estacionamento, que é atendido por sapatas com lonas coladas e instaladas no interior do cubo do disco de freio.

Freios traseiros a disco com freio de estacionamento acoplado às pastilhas: Este tipo requer o mesmo conjunto de ferramentas necessárias ao eixo dianteiro e mais um jogo de ferramental e gabaritos para recuo e reposicionamento dos êmbolos/pistões das pinças traseiras. Vale ressaltar que além das manutenções que compreendem substituição de componentes quando necessário, limpeza e lubrificação do cavalete, pinça e acessórios, há também a necessidade de limpeza e lubrificação dos mecanismos de auto ajuste das pastilhas. Este mecanismo promove a compensação do desgaste das pastilhas no eixo traseiro e se bem mantido, garante que o curso da alavanca do freio de estacionamento sempre esteja na posição ideal de trabalho, por esta razão deve receber atenção minuciosa.

Freios traseiros a disco com o freio de estacionamento de acionamento elétrico acoplado: Já este tipo, na maioria das aplicações requer para manutenção da parte mecânica a maioria das ferramentas utilizadas em manutenção dos sistemas de freios apresentados acima. Por apresentar o freio de serviço de acionamento hidráulico e o freio de estacionamento com acionamento elétrico este modelo pode requerer também a utilização de um “scanner”. É através deste equipamento que os processos de calibragem, recuo, avanço e reposicionamento dos mecanismos do freio de estacionamento são comandados. O passo a passo do processo de manutenção é dado pelo equipamento eletrônico que geralmente estará conectado à porta OBD-II (On-Board Diagnostics II).

A partir das orientações dadas pelo scanner fazemos manutenções que compreendem substituição de componentes quando necessário, limpeza e lubrificação do cavalete, pinça e acessórios, incluindo aqui também a necessidade de limpeza e lubrificação dos mecanismos acoplados ao motor elétrico que aciona os freios de estacionamento, compostos por fusos, guias suportes e dutos necessários ao avanço ou recuo das pastilhas quando o veículo estiver em serviço, ou quando habilitamos ou desabilitamos o freio de estacionamento. Aliás o scanner na maioria das aplicações geralmente é o mesmo equipamento a ser utilizado para substituição do fluido de freios dos veículos equipados com assistência ABS.

Martelo de Borracha: Ajuda a soltar partes que possam estar presas devido à corrosão, sem danificar componentes.

Escova de Arame: Para limpar superfícies onde as pastilhas serão instaladas, removendo a ferrugem e sujidades.

Lubrificante para Pinças: Usado para assegurar que as partes móveis do sistema de freio operem sem atrito indesejado. Além disso, para complementar, a TEXTAR tem produtos específicos para limpeza e lubrificação das pinças de freios, que atendem a duas necessidades de aplicações diferentes:

Fórmula XT: Indicado para a limpeza de freios, é uma maneira confiável de remover óleo, gordura e vários tipos de sujidades sem deixar quaisquer resíduos.

Ceratec: É um lubrificante não metálico para ser utilizado nos componentes em que predominam os contatos entre a partes de metal das peças dos sistemas de freios nos eixos dianteiros e traseiros. É altamente resistente a temperaturas de até 1.000°C e deve ser aplicado em especial na lubrificação dos componentes que promovem as regulagens autônomas dos ajustadores utilizados na compensação dos desgastes das pastilhas e sapatas de freios dos eixos traseiros.

Hydratec: Também um lubrificante não metálico para ser utilizado nos pinos deslizantes das pinças de freios a disco dos eixos dianteiros e traseiros, incluindo as pinças do sistema “DRUM HAT”, que citamos acima, bem como para os freios a disco no eixo traseiro que tem acionamento de freio de estacionamento acionados eletricamente. O Hydratec promove a lubrificação das partes onde predominam os contatos entre metal e borrachas, seja para estabilizar possíveis vibrações e ruídos ou para evitar que pinos, pistões e outros componentes ou partes móveis que trabalhem acopladas à borrachas estejam desprotegidas das inúmeras situações de agressão por contaminações.

Também resistente à temperatura (140°C), pode ser aplicado em várias outras necessidades de manutenção veicular, onde seja necessária a lubrificação do encontro entre metal/borrachas, sobretudo quando para estas aplicações seja necessário lubrificante de base sintética livre de hidrocarbonetos, substância extremamente prejudicial aos componentes de borracha dos sistemas de freios.

“O uso das ferramentas corretas não apenas simplifica o processo de troca das pastilhas, mas também garante que a instalação seja realizada com precisão. Além disso, o conhecimento técnico é essencial. Com as constantes inovações nos sistemas de freios, a atualização contínua é vital para a adaptação às novas tecnologias, assegurando que o reparador possa lidar com qualquer tipo de sistema de freio. Investir em treinamento e ferramentas adequadas irá não apenas facilitar o trabalho dos reparadores, mas também garantir a segurança, a confiança e a satisfação dos seus clientes.”, explica Raulincon Silva, Coordenador de Assistência Técnica da TMD Friction do Brasil.

A Cobreq recomenda a verificação do sistema de freios conforme indicado no plano de manutenção contido no Manual do Proprietário do veículo ou sempre que qualquer anomalia for sentida (como trepidação ou demora na resposta da frenagem), ouvida (chiado ou zumbido no momento da frenagem) ou indicada no painel de instrumentos através das luzes de advertência.

Para auxiliar os aplicadores a COBREQ disponibiliza no www.cobreq.com.br/checklist-cobreq/  um CHECKLIST para sistemas de freios onde é possível anotar as necessidades de cada componente do sistema de forma prática e rápida.

Vale lembrar que o sistema de freios faz parte da segurança do veículo e o mau funcionamento de quaisquer um dos componentes pode colocar em risco os ocupantes do veículo e quem estiver ao redor.

Para saber mais sobre os produtos, aplicações ou informações da marca, consulte o catálogo eletrônico no link www.cobreq.com.br , acesse www.cobreq.com.br/contatos, ligue para o atendimento ao cliente ou mensagem para o Whatsapp pelo 0800 011 1992 sempre em horário comercial.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?