“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Brasil supera os 100 milhões de veículos produzidos

AutoData de julho conta a história de como a indústria automotiva atingiu o marco histórico

25/07/2025

Por Pedro Kutney

A revista AutoData de julho traz um caderno especial de cinquenta páginas que conta como a indústria automotiva alcançou e superou a marca de 100 milhões de veículos produzidos. Trata-se de história de mais de 100 anos, que revela o próprio desenvolvimento econômico do País erm saltos produtivos divididos em cinco períodos históricos, das primeiras carrocerias rudimentares produzidas no País, em 1904, até os dias atuais, que fizeram o Brasil entrar para o seleto grupo dos dez maiores produtores de veículos do mundo.

A edição traz ainda outra cobertura especial: o lançamento do novo Nissan Kicks sob todos os aspectos: o plano da fabricante com o novo SUV, o plano de reestruturação global e como o Brasil se encaixa no cenário, as perspectivas de mercado, as características do novo produto, os investimentos que ele trouxe à fábrica de Resende, RJ, e seus fornece dores.

Complementando o principal lançamento da Nissan em quase uma década, a entrevista do mês From The Top – que também pode ser assistida, na íntegra, no videocast abrigado no canal de AutoData no YouTube – é com Gonzalo Ibarzábal, presidente da empresa no País, que conta como pretende colocar a marca japonesa em rota de crescimento sustentável no mercado brasileiro.

Também figura nas páginas de julho uma análise sobre o programa Carro sustentável, que zera o IPI dos carros nacionais mais baratos e de baixa emissão, bem como sobre as novas alíquotas do IPI baseadas em bônus e malus, que levam em consideração a fonte de energia do veículo, potência, eficiência energética, adoção de sistemas de segurança e reciclabilidade.

Muitos lançamentos aconteceram no mês e AutoData traz os mais importantes: a General Motors apresentou cinco novos carros de uma vez – incluindo dois elétricos importados da China –, enquanto a Renault apresentou o SUV médio Boreal – o segundo da lista de carros projetados para mercados internacionais –, a Stellantis melhorou muito a picape média Fiat Titano e a Mercedes-Benz relançou o Axor, seu caminhão extrapesado de entrada.

A revista AutoData de julho pode ser lida gratuitamente on-line (aqui) ou também é possível baixar o arquivo PDF (aqui). Agradecemos sua leitura.

Fonte: AutoData

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?