Por Vitor Matsubara
Faz menos de dois anos que a Ford lançou o novo Territory no Brasil. Mesmo assim, a marca já faz algumas modificações no SUV médio de origem chinesa.
Além do novo design, ele ganhou mais conteúdo. E o mais importante: o preço não muda.
Sendo assim, o Ford Territory 2026 estreia pelos mesmos R$ 215 mil do modelo anterior.
Lista de equipamentos do Ford Territory 2026 ganhou reforços

O SUV é vendido apenas na versão Titanium, que ganhou alguns itens de segurança e conforto.
No pacote de assistências à condução, agora ele vem com assistente de permanência em faixa de rolamento com centralização. Ele se soma ao alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro.
Por dentro, os bancos foram redesenhados e ganharam apliques em tom alaranjado. Há também aquecimento e ventilação para motorista e passageiro da frente. Já o sistema de som incorporou uma função de áudio em 3D.
Design mudou para seguir nova identidade visual da Ford

As principais mudanças no design do Ford Territory 2026 estão na frente.
Os faróis em formato de “L” seguem a nova identidade visual da marca, já presente em modelos como a picape Maverick. A grade frontal é inédita e ficou mais larga do que a peça anterior.
Para-choques dianteiro e traseiro foram modificados e as rodas de liga leve de 19 polegadas são exclusivas.
Motor é o mesmo, mas bebe um pouco mais
A Ford fez algumas mudanças na parte mecânica do motor 1.5 turbo para atender às normas do Proconve L8. Potência e torque foram mantidos em 169 cv e 25,5 kgfm, respectivamente.
Entretanto, as médias de consumo aferidas pelo Inmetro agora são de 8,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. Até então, o Territory tinha números de 9,5 km/l no cenário urbano e 11,8 km/l na rodovia.
Nosso primeiro contato com o Ford Territory 2026 aconteceu em uma viagem entre São Paulo e Campinas (SP). Durante o percurso, o carro se mostrou bastante silencioso na maioria do tempo. A direção elétrica também é responsiva e transmite segurança ao condutor em velocidades mais altas.
A calibragem da suspensão foi mantida e prioriza o conforto o tempo todo. Só que, por ser excessivamente mole, ela faz o SUV pular bastante ao passar por algumas irregularidades do piso. Essa sensação ruim se acentua no banco de trás e incomoda os passageiros.
Territory é o vice-líder em vendas da Ford

Essas mudanças devem manter o Territory no posto de segundo modelo mais vendido da Ford no país. O SUV chinês perde apenas para a picape Ranger.
Os executivos da montadora parecem estar satisfeitos com o desempenho. Dennis Rossini, gerente de marketing da Ford Brasil, descartou, por ora, a chegada da versão híbrida existente na China.
“Sabemos da importância do (modelo) híbrido, mas entendemos que, neste momento, conseguiremos atingir nossos objetivos. Porém, estamos sempre atentos ao mercado e eventualmente podemos ter novidades no futuro”.