“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Importar carro elétrico da China é mais rentável do que fazer Tracker no Brasil, diz presidente da GM

Santiago Chamorro também admitiu desejo de fabricar Spark EUV e Captiva EV no país

09/07/2025

Spark EUV terá preço de pré-venda de R$ 159.990

Por Vitor Matsubara

O recente aumento do imposto de importação para 25% é uma tentativa do governo brasileiro para frear o ímpeto das marcas chinesas. Só que a nova alíquota pode não surtir efeito.

É o que sugeriu Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, ao revelar que importar um carro elétrico da China é mais rentável do que produzir um modelo térmico de porte semelhante no Brasil.

“Um Spark feito na China consegue ser mais rentável do que um Tracker, mesmo com os 25% de impostos de importação”, afirmou.

Ainda vale a pena fazer carro no Brasil?

Spark EUV é um SUV elétrico fabricado na China, onde é vendido pela Baojun como Yep Plus. A pré-venda do modelo começa na quarta-feira, 9, pelo valor promocional de R$ 159.990.

Já o novo Tracker, que usa um motor 1.0 turboflex a combustão, sai por R$ 154.090 na versão LT e R$ 169.490 na configuração LTZ.

Diante desse cenário, Chamorro foi questionado se ainda vale a pena produzir carros no Brasil, especialmente se lembrarmos das recentes decisões de interromper a produção de veículos na Colômbia e no Equador.

“Uma indústria do tamanho do Brasil com tantos recursos naturais, competitividade e um mercado tão grande como o nosso… Vale a pena lutar sim”.

GM busca saída na China

Assim como muitos rivais, a GM foi até a China para, ironicamente, buscar uma resposta para enfrentar os próprios chineses. Chamorro admite que a empresa levou ao pé da letra o famoso ditado de “se não pode vencê-los, junte-se a eles”.

“É exatamente essa a situação. Nós temos a tecnologia presente lá [na China] e temos os veículos de nossa joint venture. Fazemos um trabalho importante lá. Talvez não somos os mais rápidos, mas os veículos que trazemos passam por todas as etapas de engenharia. Nós testamos os carros em altitudes, deserto e no campo de provas. E as mudanças não são poucas: daqui para a China enviamos muitas demandas para adaptar os produtos ao gosto do brasileiro”.

Presidente quer fazer SUVs chineses no Brasil

Além do Spark EUV, a Chevrolet também vai vender outro carro elétrico chinês no mercado brasileiro.

O Captiva EV é comercializado pela Wuling como Starlight S. A GM não divulgou muitas informações sobre o carro e limitou-se a dizer que o modelo estreia “até o fim do ano”.

Se depender de Chamorro, a Chevrolet pode fabricar os dois SUVs no país em um futuro breve.

“Eu gostaria de industrializá-los e produzi-los no Brasil”, concluiu.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?