“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Mercedes-Benz apresenta Concept AMG GT XX com nova dimensão de alta performance

٠ Programa tecnológico pioneiro oferece uma prévia do primeiro modelo de produção em série baseado na nova arquitetura de alto desempenho “AMG.EA” ٠ Conceito de propulsão revolucionário com três motores de fluxo axial entrega mais de 1.000 kW (+1.360 cv) de potência máxima ٠ Veículo conceito pode recarregar energia para cerca de 400 KM de autonomia (WLTP) em cerca de cinco minutos

02/07/2025

A Mercedes-Benz apresenta o CONCEPT AMG GT XX, programa tecnológico pioneiro que oferece uma prévia para um futuro automóvel esportivo de quatro portas da Mercedes-AMG. Com três motores de fluxo axial e uma inovadora bateria de alto desempenho, a marca de Affalterbach oferece um conceito de propulsão revolucionário que reúne uma série de soluções técnicas destinadas a equipar os futuros automóveis desenvolvidos com a plataforma elétrica de alto desempenho da marca: AMG.EA (AMG Electric Architecture).

Na história de quase 60 anos da marca Mercedes-AMG, o sistema de propulsão sempre foi o coração do veículo, sem exceção. A equipe de Affalterbach dá continuidade a essa tradição com o CONCEPT AMG GT XX, que estreia uma tecnologia de tração revolucionária por meio do inovador motor de fluxo axial.

Sistema de propulsão revolucionário: motor axial de alto desempenho e nova tecnologia de bateria

A base tecnológica foi originalmente desenvolvida pela especialista britânica em motores elétricos YASA – uma subsidiária 100% da Mercedes-Benz AG. Para a aplicação no CONCEPT AMG GT XX e, futuramente, nos modelos de produção em série, o conceito foi levado a um novo patamar de desempenho. Isso foi possível graças à colaboração entre a Mercedes-AMG e os especialistas da YASA. Os engenheiros de performance de Affalterbach também desenvolveram o software da estratégia de operação, que utiliza de forma ideal o alto desempenho dos motores neste veículo-laboratório tecnológico. Os motores elétricos inovadores proporcionam alta potência em um pacote extremamente compacto e entram em produção em série na Mercedes-AMG futuramente.

Com um pico de potência superior a 1.000 kW, o CONCEPT AMG GT XX é capaz de atingir velocidades máximas acima de 360 km/h. Em combinação com a nova bateria de alta performance, os três motores de fluxo axial alcançam um novo nível, especialmente em relação à potência contínua. Isso permite que o modelo seja levado ao limite repetidamente, oferecendo um nível de desempenho sustentado antes considerado quase impossível no universo da mobilidade elétrica até hoje.

A bateria permanece dentro de uma faixa ideal de temperatura mesmo em condução intensa, o que possibilita não apenas alto desempenho em pista, mas também carregamento ultrarrápido. O veículo-conceito pode recarregar energia para cerca de 400 quilômetros de autonomia (WLTP) em cerca de cinco minutos. Após a parada para recarga, o veículo pode entregar potência total imediatamente – uma capacidade sem precedentes.

Benefícios significativos em desempenho, peso e compactação

Os motores de fluxo axial oferecem diversas vantagens: são significativamente mais compactos, leves e, acima de tudo, mais potentes do que os motores elétricos convencionais (de fluxo radial). A densidade de potência desses motores é cerca de três vezes maior do que a dos motores elétricos tradicionais. Ao mesmo tempo, os motores inovadores são aproximadamente dois terços mais leves e ocupam apenas um terço do espaço. Esse design compacto permite maior liberdade de integração no conjunto motriz. Em comparação com os motores elétricos convencionais, esse sistema entrega uma potência sustentada muito superior, além de maior torque – traduzindo-se em níveis máximos de performance, reproduzíveis com grande frequência.

Em um motor de fluxo axial, o fluxo eletromagnético corre paralelo ao eixo de rotação do motor. Já em um motor elétrico convencional, esse fluxo corre perpendicular ao eixo. Nos motores de fluxo axial, os principais componentes têm o formato de discos finos. O estator fica posicionado entre dois rotores, à esquerda e à direita. Essa configuração permite uma transmissão ideal de potência aos rotores, por meio do campo elétrico gerado pelo estator. No CONCEPT AMG GT XX, essa unidade combinada tem pouco menos de nove centímetros de espessura. Cada um dos dois motores traseiros mede cerca de oito centímetros de largura.

Potência impressionante: mais de 1.000 kW de pico

Os três motores elétricos inovadores garantem um desempenho excepcional no CONCEPT AMG GT XX, com uma potência de pico superior a 1.000 kW (>1.360 hp). Os motores estão integrados em duas Unidades de Propulsão Elétrica de Alta Performance (HP.EDU) – uma no eixo dianteiro e outra no traseiro.

A unidade HP.EDU traseira abriga dois motores de fluxo axial, cada um com um conjunto compacto de engrenagens planetárias e um inversor, tudo em um único invólucro. Os motores e as transmissões são resfriados a óleo. Para economizar ainda mais espaço, a unidade de controle das bombas hidráulicas, com filtros de sucção, também está integrada ao módulo traseiro. Já os dois inversores (um para cada motor) são resfriados a água. O uso de carboneto de silício (SiC) proporciona vantagens significativas em aplicações que exigem alta tensão, corrente elevada, altas temperaturas e excelente condutividade térmica.

Na parte dianteira, compõem o conjunto um motor de fluxo axial, uma transmissão com engrenagem reta e um inversor. Esse motor elétrico dianteiro atua como motor auxiliar (booster): ele entra em ação apenas quando é necessário fornecer potência ou tração adicional às rodas dianteiras. Quando não é necessário, uma Unidade de Desacoplamento (DCU) o desconecta. Durante acelerações e processos de recuperação de energia, a DCU acopla novamente o motor para máximo desempenho. Em velocidades constantes, com carga reduzida ou em modo de rodagem por inércia (coasting), ela se desacopla, reduzindo perdas por arrasto e aumentando a eficiência.

Processos de produção inovadores para a fabricação do motor de fluxo axial

Os motores de fluxo axial são produzidos na unidade da Mercedes-Benz em Marienfelde, na região de Berlim. Essa planta é há décadas uma parte essencial da rede global de produção de powertrains da Mercedes-Benz, sendo responsável por diversos componentes de propulsão. A fabricação dos motores de fluxo axial em Marienfelde envolve cerca de 100 processos de produção — aproximadamente 65 deles são inéditos para a Mercedes-Benz e 35 são inéditos mundialmente. Grande parte dessas tecnologias de produção foi desenvolvida internamente pela Mercedes-Benz, resultando em mais de 30 pedidos de patente.

Inspirada na Fórmula 1, desenvolvida em Affalterbach: a bateria elétrica de alta performance

A Bateria Elétrica de Alta Performance (High Performance Electric Battery) do CONCEPT AMG GT XX é um projeto completamente novo entrega elevada potência com repetibilidade excepcional, assegurando o desempenho superior do veículo. Essa capacidade é combinada com rápida absorção de energia e alta densidade energética. 

O grande destaque é o projeto completamente novo das células de bateria, desenvolvido para suportar níveis de desempenho extremamente elevados. O CONCEPT AMG GT XX utiliza células cilíndricas, com formato notavelmente alto e estreito. Esse formato oferece diversos benefícios para o resfriamento: o pequeno diâmetro reduz a distância entre o núcleo da célula e seu invólucro, o que facilita a dissipação rápida do calor gerado sob carga e mantém cada célula na faixa ideal de temperatura.

As células individuais são agrupadas em módulos soldados a laser, com foco total no desempenho. O resfriamento direto das células é integrado aos módulos para assegurar dissipação térmica ideal. Um fluido refrigerante de alta tecnologia — à base de um óleo eletricamente não condutivo — circula em torno de cada célula individualmente, mantendo a temperatura ideal.

O fluído circula por canais de refrigeração otimizados para garantir o resfriamento uniforme de todas as células, com um sistema de tubulação especial assegurando a distribuição equilibrada do óleo. O CONCEPT AMG GT XX conta com mais de 3.000 células.

A bateria de íons de lítio opera com uma tensão elevada, superior a 800 volts, o que também contribui para o desempenho geral. Os benefícios incluem cablagem mais leve, maior potência contínua e tempos de carregamento mais curtos, além de menores perdas de energia durante o carregamento.

Carregamento quase tão rápido quanto o abastecimento com combustível

O desempenho de carregamento também estabelece novos padrões – novamente graças ao resfriamento direto. Isso é complementado por um gerenciamento térmico otimizado das células e das linhas de energia durante o processo de carga. O CONCEPT AMG GT XX atinge uma potência média de carga superior a 850 kW a 1000 amperes, em grande parte da curva de carregamento. Para acompanhar esse desempenho, a Mercedes-Benz Charging Unit trabalhou em estreita parceria com a Alpitronic, líder europeia em carregamento ultrarrápido. A Alpitronic desenvolveu um protótipo de estação de carga capaz de transmitir tamanha corrente por meio de um cabo CCS padrão — algo inédito.

Design exterior: rebeldia com aerodinâmica de ponta

Com sua silhueta dinâmica fastback, capô longo e baixo e para-brisa fortemente inclinado, o CONCEPT AMG GT XX é uma afirmação clara da performance esportiva característica da marca. O esquema de cores ousado em “sunset beam orange” transmite autoconfiança.

A grade frontal específica da AMG com dez barras verticais representa um elemento clássico do design da marca. No entanto, ela foi evoluída com um formato mais oval e côncavo. Inspirado no automobilismo, o capô possui duas saídas de ar divididas, cada uma com duas aletas. Elas liberam o ar quente dos módulos de resfriamento horizontais localizados na parte frontal, otimizando o fluxo de ar do sistema de refrigeração. O capô envolve toda a dianteira até os arcos das rodas, reforçando o DNA esportivo do modelo com dois power domes, design típico dos modelos de alto desempenho da AMG. Visto de cima, o habitáculo aerodinâmico afunila em direção à traseira. Os arcos das rodas traseiras também fluem de forma orgânica a partir das laterais. Outro elemento de design na traseira é o difusor largo em fibra de carbono aparente, que se projeta profundamente para baixo em ambos os lados. Projetado para garantir estabilidade na traseira em altas velocidades, seu formato lembra o do AMG ONE.

A traseira dinâmica, com sua borda aerodinâmica fortemente angulada e seis lanternas circulares vermelhas profundas, forma uma identidade única para o veículo. As luzes e o Painel MBUX Fluid Light centralizado são enquadrados por reentrâncias alongadas com paredes laterais cônicas, criando uma marcante sensação de profundidade. O freio aerodinâmico ativo está perfeitamente integrado à traseira.

Aerodinâmica: fator essencial para alto desempenho, especialmente em altas velocidades

A 300 km/h, cerca de 83% da energia de propulsão é usada apenas para vencer a resistência do ar. O CONCEPT AMG GT XX destaca um perfil esportivo e baixo, para-brisa fortemente inclinado, capô rebaixado, janelas laterais anguladas e a ausência de vidro traseiro. O refinamento aerodinâmico também se estende ao assoalho: um contorno especialmente desenvolvido garante equilíbrio aerodinâmico, proporcionando downforce otimizado com máxima eficiência. Ele gera o chamado efeito Venturi, que reduz a sustentação na traseira sem impactar significativamente o coeficiente de arrasto (cd). Isso permite uma traseira mais baixa e reduz a necessidade de um grande aerofólio. A aerodinâmica inteligente proporciona elevada estabilidade direcional em todas as velocidades, inclusive até a máxima, superior a 360 km/h.

No geral, os minuciosos refinamentos aerodinâmicos reduzem tanto o coeficiente de arrasto quanto a área frontal — o que contribui para desempenho em alta velocidade e maior autonomia nessas condições. Apesar dos pneus largos de alto desempenho, o coeficiente de arrasto é de cd = 0,198.

Design interno: cockpit purista com tecnologia exposta

O interior do CONCEPT AMG GT XX é reduzido ao essencial, mas mantendo uma aparência e sensação de luxo. O habitáculo é imerso quase completamente em preto. Assim, os acentos em prata e laranja ganham destaque e enfatizam o foco visualmente minimalista nos elementos técnicos. O cockpit purista, com duas telas integradas, é totalmente voltado para a condução. O veículo e todos os seus instrumentos são controlados por dois grandes displays LCD: o painel de instrumentos de 10,25″ e a tela multimídia sensível ao toque de 14 polegadas. 

O volante é semelhante ao do AMG ONE, com sua forma quase retangular e dois raios horizontais inspirados no automobilismo. As aletas atrás do volante servem para controlar o nível de recuperação de energia. Um display na coluna de direção, com oito LEDs, utiliza códigos de cores diferentes para indicar o estado de carga (azul), a regeneração e o desempenho atual (vermelho). Além disso, há dois botões redondos AMG no volante, que controlam outras funções e exibem ícones coloridos para cada opção.

O painel de instrumentos não possui revestimento. Ele remete à aparência de um bloco de motor esportivo clássico, com o logotipo AMG gravado e pintura preta fosca. Os painéis das portas são minimalistas com um apoio de braço com estrutura extrudada.

Para reduzir peso, os bancos traseiros do tipo concha em fibra de carbono, são totalmente integrados à parede estrutural traseira do carro. O teto não possui forro, expondo a estrutura de carbono e ajudando a reduzir ainda mais o peso. O revestimento do piso é feito com 100% de materiais reciclados. Seu padrão esportivo em xadrez, reforça o vínculo com as pistas de corrida.

A interface de usuário e o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) no CONCEPT AMG GT XX são emocionais e intuitivos. Ela se baseia no sistema operacional proprietário da Mercedes-Benz (MB.OS). Para o CONCEPT AMG GT XX, a equipe de design de UI/UX de Sindelfingen desenvolveu uma interface exclusiva, que apresenta os destaques do sistema de propulsão elétrica, incluindo a bateria elétrica de alto desempenho, como uma animação em vídeo exibida na tela multimídia.

Pintura com luz fluida MBUX (MBUX Fluid Light Paint)

O exterior do CONCEPT AMG GT XX brilha com segmentos de pintura luminescente, que criam efeitos especiais visuais durante a noite em áreas definidas da carroceria. Para isso, os especialistas em P&D utilizaram tecnologia de eletroluminescência: pigmentos especiais emitem luz quando recebem corrente alternada. O resultado é uma pintura intensamente brilhante no escuro. A tinta é composta por várias camadas condutivas e isolantes. A Mercedes-AMG já testou com sucesso essa tecnologia em um carro de corrida GT3 durante as 24 Horas de Nürburgring.

A pintura não tem apenas um papel estético: durante o processo de recarga da bateria, ela também atua como meio de comunicação visual. Os segmentos vão se apagando um a um – e, quando todos estão apagados, o veículo está pronto para partir, sinalizando isso com outro efeito visual ao iniciar a movimentação.

Alto-falantes integrados aos faróis

Outra inovação combina luz e som de uma nova maneira: os alto-falantes externos responsáveis pelo som de condução estão integrados aos faróis dianteiros – algo inédito no CONCEPT AMG GT XX. Esses alto-falantes utilizam a própria carcaça do farol como câmara acústica. Essa solução economiza espaço, reduz peso e permite novas variações sonoras. Além disso, esses alto-falantes também servem como alerta sonoro para proteção de pedestres.

Comunicação com o ambiente externo via MBUX Fluid Light Panel na traseira

Na traseira, o destaque é o inovador Painel MBUX Fluid Light, com mais de 700 LEDs RGB programáveis individualmente. Esse sistema de iluminação permite comunicação ativa com o ambiente externo, com aparência visual de pixels 3D. A superfície frontal foi jateada com areia para garantir homogeneidade perfeita na retroiluminação de cada pixel. A estrutura interna evita a dispersão da luz entre os pixels, assegurando uma qualidade de imagem excepcional. Quando desligado, o painel exibe um visual elegante com textura em 3D. Quando ligado, cria efeitos visuais especiais e inesperados. Graças a uma solução inteligente de software, informações em tempo real do veículo podem ser exibidas como texto ou animações. É possível apresentar diversos conteúdos, como logotipo digital da AMG, estado atual da recarga da bateria ou mensagens personalizadas para interação com o ambiente

Alternativa ao couro baseada em biotecnologia derivada de pneus reciclados de carros de corrida GT3

A alternativa ao couro LABFIBER Biotech Leather Alternative foi desenvolvida e fabricada com o auxílio da biotecnologia moderna. É fruto de uma parceria exclusiva e intensiva com a startup norte-americana de bio-design Modern Meadow. Essa colaboração aproveita a tecnologia de materiais de próxima geração da Modern Meadow para desenvolver ainda mais a alternativa ao couro LABFIBER para produção em série, estabelecendo novos padrões para interiores automotivos. O uso desse material inovador no CONCEPT AMG GT XX é uma primeira no setor automotivo. 

Consiste em uma combinação de borracha reciclada, proteínas vegetais e biopolímeros. A alternativa ao couro LABFIBER imita as características mais importantes dos colágenos presentes no couro genuíno. Assim, o novo material oferece um nível de liberdade de design equivalente ao do couro convencional. A alternativa ao couro pode ser produzida com diferentes acabamentos de superfície, como nobuck, couro integral ou camurça, além de diversas cores e texturas.

Por meio de um processo químico de reciclagem, óleo de pirólise é produzido a partir de pneus usados e biometano certificado proveniente de resíduos agrícolas. Esses insumos são então processados em fibras plásticas de acordo com o método de balanço de massa. Essas microfibras são usadas para criar um produto semiacabado ao qual são adicionadas proteínas vegetais e polímeros de base biológica. Diferentemente do couro artificial, essa combinação inovadora possui a mesma estrutura do couro genuíno e pode ser processada da mesma forma em processos de curtimento, resultando em aparência e toque de alta qualidade comparáveis a materiais como o nobuck, além de apresentar propriedades naturais de envelhecimento. 

O bio-design torna a alternativa ao couro LABFIBER respirável e impermeável, além de ser mais leve que o couro verdadeiro. Sua resistência máxima à tração é o dobro do couro genuíno, conferindo alta robustez. E, devido à baixa condutividade térmica, o material não aquece rapidamente, mesmo no verão. O conteúdo derivado do plástico reciclado é totalmente reciclável.

Para a aplicação no CONCEPT AMG GT XX, a Mercedes-AMG utiliza óleo de pirólise produzido a partir de pneus de corrida que foram usados em competições rigorosas nos modelos AMG GT3. Um pneu descartado gera aproximadamente quatro metros quadrados de LABFIBER. As almofadas pretas dos assentos tipo concha são revestidas com a variante com aparência de napa. O material inovador foi configurado para a produção de alças de fechamento e incorpora reciclagem química completa, em que o produto final (alternativa ao couro biotecnológico) possui valor superior ao material inicial (pneus usados).

Outro material inovador é a alternativa à seda biotecnológica LABFIBER Biotech Silk Alternative. Ela começa com proteínas de seda produzidas por bactérias geneticamente modificadas, que são transformadas em um fio brilhante e sedoso por meio de um processo de fiação úmida. A seda sintética apresenta as mesmas propriedades funcionais da seda animal, mas é 100% biodegradável, muito leve e de alta resistência. No CONCEPT AMG GT XX, as maçanetas das portas são feitas dessa alternativa inovadora de seda, produzida na cor laranja para combinar com o exterior.

Assentos: ergonomia inovadora sob medida com impressão 3D

Os bancos dianteiros são baseados em conchas de fibra de carbono com aberturas para ventilação e apoios de cabeça integrados. A novidade são as almofadas ergonomicamente otimizadas com estrutura 3D aberta. As almofadas impressas em 3D oferecem um novo nível de personalização com ergonomia aprimorada e são fáceis de substituir, criando uma estrutura de assento confortável e adaptada a cada usuário. As almofadas são revestidas com a alternativa ao couro biotecnológico LABFIBER na cor Preto Pérola. A ideia das almofadas vem do automobilismo: cada piloto possui um conjunto de almofadas individuais que podem ser rapidamente trocadas, por exemplo, em mudanças de piloto em provas de Endurance. No CONCEPT AMG GT XX, as almofadas personalizadas foram criadas com tecnologia de impressão 3D. Os dados ergonômicos são fornecidos por uma digitalização corporal do respectivo indivíduo. Os cintos de segurança de seis pontos reforçam o design esportivo.

Patente mundial inédita: roda aero ativa, inteligente e eletronicamente controlada com lâminas móveis

Um destaque especial é a roda “Aero” ativa. Pela primeira vez, ela resolve o conflito entre refrigeração dos freios, eficiência aerodinâmica e alcance máximo. A roda forjada de alumínio de 21 polegadas, com design de cinco raios, é equipada com cinco elementos móveis. Quando posicionadas próximas, essas lâminas selam a roda alinhada, reduzindo a resistência do ar. Isso melhora o alcance e reduz o consumo de energia.

Uma unidade de controle localizada no veículo monitora e controla, entre outras funções, o sistema de freios. Ela detecta a necessidade de maior refrigeração dos freios. Ao enviar um sinal para os atuadores, eles se ativam e abrem ativamente as lâminas, criando um anel na borda externa da roda. Apoiado pelas venezianas radiais na face interna das lâminas aero, o ar de refrigeração é bombeado através da roda para os freios e depois expelido. Esse aumento no fluxo de massa de ar resulta não só em uma refrigeração dos freios significativamente mais eficiente, como a remoção ativa do ar do arco da roda, que interage aerodinamicamente com a parte inferior do veículo, influencia positivamente a força descendente aerodinâmica do automóvel.

Escondido no cubo de cada roda há um atuador central, fácil de instalar e remover. É esse atuador que movimenta as lâminas aero. O diferencial é que cada atuador é uma unidade autônoma que utiliza o giro da roda para gerar sua própria energia elétrica via mini-gerador. O atuador se comunica por Bluetooth, sem fio, com a unidade de controle do veículo. Combinado com uma bateria de alto desempenho integrada, ele pode gerar e armazenar energia suficiente para até 200 movimentos das lâminas, garantindo assim a refrigeração segura dos freios em qualquer situação.

Passado, presente e futuro

O CONCEPT AMG GT XX apresenta semelhanças visuais com o C111 e o Vision One-Eleven, dois ícones aerodinâmicos de sua época, também envoltos em tons marcantes de laranja e preto. Nas décadas de 1960 e 1970, a série experimental C111 foi utilizada para testar novos motores Wankel e turbodiesel. Hoje, o CONCEPT AMG GT XX inaugura um conceito revolucionário de desempenho elétrico: o motor de fluxo axial.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?