“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Blindagem de veículos bate recorde e setor investe em novas fábricas

Carbon iniciou ciclo de R$ 50 milhões para construir nova fábrica de vidros em Jarinu e projeta expansão mínima de 10%

25/03/2025

Por Caio Bednarski

A indústria de blindagem veicular bateu recorde no Brasil no ano passado, pela quarta vez em sequência: segundo a Abrablin, Associação Brasileira de Blindagem, foram 34,4 mil veículos blindados, crescimento de 17,5% sobre 2023. O quinto ano consecutivo de recorde, em 2025, é esperado pelo setor, que se prepara para atender à forte demanda crescente pelo serviço.

Para Michel Haddad, diretor de relações com OEMs do setor automotivo e de inteligência de vendas da blindadora Carbon, a expectativa é avançar mais de 10% em 2025. Em entrevista exclusiva à Agência AutoData ele disse que, após investir R$ 75 milhões em 2024 e crescer 40%, a empresa já possui um novo ciclo de investimento em andamento:

“Serão aplicados R$ 50 milhões em 2025 para ajudar na ampliação de nossas operações e para uma nova fábrica de vidros. O valor também será usado para elevar o volume de veículos blindados no ano, aumentando o nosso faturamento de R$ 470 milhões em 2024 para R$ 600 milhões em 2025”.

A expectativa da Carbon é blindar 6 mil veículos em 2025, uma expansão de 25% sobre o volume do ano passado.

A nova fábrica de vidros, citada pelo executivo, ficará instalada em Jarinu, SP, com previsão de iniciar suas operações ainda no primeiro semestre, unindo-se às outras duas instaladas em Atibaia e Mogi das Cruzes, também no Estado de São Paulo. A fábrica de blindagem da empresa está instalada em Barueri, SP.

Michel Haddad, diretor da Carbon

Segundo o diretor hoje a Carbon é líder do mercado de blindados. Ele disse que o grande diferencial da empresa para conquistar novos clientes está no prazo da blindagem, que no seu caso leva cerca de 22 dias úteis, enquanto as demais empresas precisam de dois meses.

As expectativas da Carbon para o mercado seguem em linha com as da Abrablin, que não espera um recuo em 2025 e acredita que o mercado pode crescer, mas depende de alguns fatores, segundo o seu presidente, Marcelo Silva:

“Depende da economia do Brasil: se ela crescer e a venda de veículos novos for representativa o mercado de blindagem acompanha e cresce, como acontece historicamente. Uma projeção neste momento não é possível, mas acreditamos que o setor não oscile para baixo, em razão da cultura de blindagem já estar bem presente na mente das pessoas, para além de questões de segurança”.

Marcelo Silva, presidente da Abrablin

A cultura da blindagem citada pelos executivos se refere ao público que entra no segmento e não sai mais. Em alguns casos o cliente pode até comprar um carro mais barato do que o anterior mas mantém a blindagem em busca de mais segurança.

O Brasil é uma referência global em blindagem veicular. O mercado cresce ano a ano porque quem blinda o seu primeiro veículo em tese não deixa de blindar os seguintes. A blindagem tem avançado para além do Sudeste, com demandas crescente no Sul e no Nordeste, afirmou o presidente da Abrablin.

A entidade calcula que a frota blindada em circulação no País gira em torno de 400 mil unidades.

Demanda pela blindagem nacional no Exterior

A blindagem da Carbon levantou o interesse da Volvo Cars, que atualmente é parceira global da empresa e oferece seus veículos blindados de fábrica para os clientes no mundo todo. Parte dessa demanda é atendida pela Carbon, que já exportou modelos Volvo para diversos países.

Novos projetos com outras montadoras em formato parecido estão em negociação pela empresa, que busca avançar também com vendas externas uma vez que no Brasil já detém varias parcerias comerciais. Neste caso as montadoras mantêm a garantia de fábrica do veículo após a blindagem realizada pela Carbon.

Fonte: AutoData

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