- Embora o componente apresente, geralmente, alta durabilidade, motoristas devem fazer checagens periódicas para conferir se há deformidades, vazamentos ou excesso de resíduos, bem como avaliar suas dimensões
Muito utilizado no freio traseiro do veículo, o sistema a tambor é composto por sapatas ou patins, molas, cilindro, regulador, além do próprio tambor. Parte dos itens de segurança, todos devem estar bom estado para garantir a eficácia na hora da frenagem e não ocasionarem acidentes. Por isso, é importante que motoristas fiquem atentos a qualquer irregularidade durante o acionamento do freio e façam também avaliações periódicas. “Ruídos no freio traseiro pode ser alguma deformidade, desgaste ou até mesmo sujeira”, adverte Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.
Indícios de problemas no sistema de freio a tambor – Leite explica que, para que a frenagem seja eficiente e não ocorram ruídos, o contato entre as lonas e o tambor deve ser perfeito. “Não pode haver deformidades ou excesso de resíduos dentro do tambor. Além disso, suas dimensões devem estar dentro das especificações indicadas”, ressalta.
Quando uma roda não freia ao acionar o sistema, isso pode indicar problemas no freio a tambor, como desgaste excessivo ou desalinhamento dos componentes internos. Além disso, vazamentos no cilindro de roda também são sinais comuns, comprometendo a eficácia do sistema de frenagem.
Segundo o profissional, o tambor apresenta elevada durabilidade, mas deve ser inspecionado, periodicamente, ou no momento da troca de lonas ou sapatas.
Dica de manutenção – Leite destaca que durante a manutenção será preciso avaliar lonas, cilindro e tambor. No caso de lonas, não podem estar desgastadas ou com graxa e líquido de freio. Nestes casos, precisarão ser trocadas. Com relação ao tambor, será necessário analisar a medida limite de desgaste e se tem irregularidades na superfície. Caso o desgaste esteja acentuado ou houver defeitos na superfície de contato com as sapatas, será preciso substituí-lo para não desgastar prematuramente as lonas novas. Já o cilindro deve ser analisado quanto a vazamento ou travamento dos êmbolos.
Outro detalhe importante é que a roda traseira está conectada ao freio de estacionamento. Portanto, qualquer irregularidade nos componentes, incluindo o tambor, pode comprometer o funcionamento do sistema, tornando-o inoperante ou parcialmente funcional, o que representa um risco significativo para o veículo e seus ocupantes.
A Fremax conta com um amplo portfólio de tambores de freio, desenvolvidos com tecnologias que proporcionam conforto durante a frenagem. Fabricados com liga metálica de alto teor de carbono, os tambores garantem dissipação de calor eficiente, desempenho consistente e maior durabilidade. Além disso, sua qualidade é rigorosamente testada em laboratórios de alto padrão, garantindo confiabilidade e segurança.
Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio, desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria AMG Cup Brasil desde 2010, onde a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.