Um dos maiores fabricantes de ônibus urbanos do Brasil, a Caio confirmou na quarta, 28, que vai fornecer a carroceria para o primeiro chassi de ônibus elétrico criado e fabricado no Brasil, que está sendo desenvolvido pela a Mercedes-Benz.
Com investimentos de R$ 100 milhões por parte da montadora alemã, o modelo eO500U começará a ser comercializado em 2022, com um novo modelo de negócio, que prevê a venda do veículo junto com uma consultoria ao cliente que quiser adotar a propulsão elétrica em sua frota de ônibus, incluindo desde o financiamento até o fornecimento de carregadores e assistência técnica.
– LEIA TAMBÉM
> Mercedes-Benz investe R$ 100 milhões no seu primeiro ônibus elétrico no Brasil
> Caio completa 75 anos de produção de ônibus
> Volvo lança chassi de ônibus elétrico global 90% reciclável
O chassi é um modelo da linha O 500 com motor elétrico integrado ao eixo traseiro e um conjunto de baterias que oferecer uma autonomia de 250 km. Sobre essa base, a Caio encarroçou o modelo Millennium quarta geração, do tipo padron 4×2, com 13,25 metros de comprimento, para 87 a 90 passageiros, dependendo da configuração interna e da norma local. Segundo a Caio, será a maior capacidade de transporte para ônibus elétricos no Brasil.
“Temos o desafio de tornar os ônibus elétricos cada vez mais viáveis financeiramente e em termos operacionais. Esse caminho está sendo percorrido com seriedade e compromisso da marca em contribuir com a evolução do transporte coletivo de passageiros”, diz João Roberto dos Santos, gerente de engenharia da Caio.
Além do modelo da Mercedes-Benz, a Caio reforça que também está trabalhando em projetos de outras montadoras e empresas especializadas em tecnologia de tração elétrica.
É o caso da BYD, que só produz modelos elétricos, e da Eletra, com a qual ajudou a desenvolver os elétricos Trólebus (chopper) e E-Bus (baterias), além do Dual Bus em duas versões, híbrido+trólebus ou híbrido+elétrico puro.
Em todos esses projetos, o modelo disponibilizado é sempre o urbano Millennium, nas versões padrão, BRT, BRT articulado e superarticulado.
Fonte: Automotive Business