Liderança entre os SUVs nunca foi tão disputada


T-Cross liderano acumulado, mas quatro modelos estiveram no topo do segmento nos cinco primeiros meses de 2022 (Por George Guimarães)
Liderança entre os SUVs nunca foi tão disputada

Desde que começou a produzir no Brasil, em 2015, a Jeep passou a deter, em média, = mais de 20% do segmento de utilitários esportivos e a liderá-lo com extrema folga, tendo ainda a dobradinha Renegade e Compass se revezando como o SUV mais vendido do País em quatro anos.

Esse quase mar de rosas, porém, parece sob ameaça em 2022, com a concorrência avançado tanto no ranking de marcas como de modelos. Após os cinco primeiros meses do ano, a Jeep alcançou 53,9 mil emplacamentos, somando agora também as vendas do Commander, lançado no transcorrer do ano passado. O volume corresponde a fatia de 21%, mas com a diferença para a segunda colocada, a Volkswagen, mais estreita.

A montadora alemã também tem três representantes no segmento e acumulou 15,9% de participação ao negociar quase 43,4 mil veículos. Melhor notícia: com 26,5 mil unidades licenciadas, o T-Cross lidera entre os SUVs, à frente do Compass (24,9 mil), Hyundai Creta (23,3 mil) e Chevrolet Tracker (21,6 mil).

O Renegade, que ganhou motor turbo este ano e passou por ligeira atualização estética, aparece só na quinta posição, com 20,7 mil licenciamentos e tendo o “fogo-amigo” do Fiat Pulse, irmão do grupo Stellantis, nos calcanhares, com 19,2 mil unidades negociadas.

De qualquer forma, 2022 surge como o ano em que a conquista do título de SUV mais vendido do Brasil será a mais difícil desde que o Renegade surgiu para tirar o Honda HR-V do lugar mais alto. Consideradas as vendas acumuladas até maio, menos de 6 mil unidades separam o primeiro do quinto colocado.

Em março, por exemplo, o líder de vendas foi o Tracker, com quase 6,6 mil licenciamentos, nem duas centenas a mais do que Creta e T-Cross e cerca de quinhetas acima do Compass. Em janeiro o líder foi o Renegade, enquanto em fevereiro e março o primeiro lugar coube ao T-Cross. Já em abril, o Fiat Pulse ficou à frente.

Ou seja, quatro modelos lideraram o segmento em cinco meses. E sempre com os segundos colocados muito perto. O ano promete, já que novas versões de modelos atuais e SUVs inéditos estão no tubo de lançamento de várias ao longo dos próximos meses.

LEIA MAIS

→ Fenabrave aposta em estabilidade a partir de agora

→ Seminovos: reação em maio não reverte queda no ano.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO