Tornar a mão de obra qualificada e servir como fonte de informação no apoio para o setor automotivo durante o processo de descarbonização. Esse é o papel que tanto Claudio Sahad, presidente do Sindipeças, quanto Marcus Vinicius Aguiar, vice-presidente da Anfavea, atribuem ao IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.
O discurso de ambos foi feito durante a abertura do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva realizado na última terça-feira (20/9), no Centro de Convenções Milenium, na Zona Sul de São Paulo (SP), que discutiu a “Sustentabilidade ESG e Qualidade Automotiva: Mudanças na Cadeia de Valor e Percepções da Sociedade”.
“Nesse momento de mudança é necessária muita capacitação e dentro disso, o IQA é fundamental e nosso parceiro”, afirmou Sahad, que enfatizou que a entidade deve atuar como importante fonte de informação para os seus associados, para que possam se preparar e se atualizar.

Sahad também destacou a atuação do Sindipeças no apoio ao estabelecimento das regras do Rota 2030, e o trabalho da entidade na geração de recursos de PD&I, que permitem que empresas de pequeno e médio portes acessem esses recursos.
Em linha parecida, Aguiar falou sobre os desafios da reindustrialização que a descarbonização leva às empresas e destacou as várias rotas tecnológicas que têm sido adotadas no processo: propulsão elétrica, etanol, novas alternativas com biocombustíveis, diesel verde, hidrogênio, além de abordar as tecnologias de conectividade, automação, indústria 4.0, itens eletrônicos potencializados pelo 5G, e o controle da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

“Tudo isso demanda novos tipos de profissionais na indústria, com treinamentos mais complexos e de longa duração. Isso demonstra a importância do IQA na formação e capacitação da mão de obra não só para a indústria, mas para fornecedores, revendedores e prestadores se serviço no ecossistema automotivo”, discursou Aguiar.
O diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses, por sua vez, vê a entidade preparada para assumir esse compromisso. “Sabemos que a lógica de desenvolvimento sustentável se manterá. Desse modo, estamos pensando, analisando e agindo de forma diferente, indo muito além do nosso papel de organismo de avaliação da conformidade, que foi a nossa responsabilidade durante toda a nossa existência. O evento demonstra a atualização do nosso portfólio e o desenvolvimento de novas atividades relacionadas à pauta”, disse.
Ao todo, o evento realizou seis painéis: impactos atuais e futuros da descarbonização e agenda ESG na qualidade do setor automotivo; métricas e relatórios de resultados – exemplos práticos de report para investidores, financeiras e outros; tendências futuras em sustentabilidade para qualidade no setor automotivo; impactos ambientais e mercadológicos do comércio eletrônico no pós-vendas automotivo; governança e qualidade em concessionárias: mudanças pela LGPD, tecnologia, sustentabilidade e na relação com clientes; modelo Regulatório, infraestrutura da qualidade e a sustentabilidade no setor automotivo.
Foram apresentados diversos pontos de vistas para todo o elo da cadeia automotiva: indústria, comércio e serviços, mas algumas conclusões foram consenso: a agenda ESG é uma prioridade estratégica dentro das empresas envolvidas no setor e além de contribuir em melhorias ambientais e sociais é fundamental para o êxito dos negócios.
O evento realizado pelo IQA contou com o patrocínio ouro da Umicore, Schulz e Zurich.
IQA premia vencedores do Prêmio da Qualidade IQA 2022
Premiação aconteceu nesta terça-feira (20/9) durante a realização do 8º Fórum da Qualidade Automotiva
O IQA- Instituto da Qualidade Automotiva condecorou nesta terça-feira (20/9) os vencedores do Prêmio da Qualidade IQA 2022, em evento que durante a realização do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, no Centro de Convenções Milenium, na Zona Sul de São Paulo (SP).
Na edição deste ano, os participantes concorreram em duas categorias: Qualidade no Processo Produtivo e Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias. Com o auditório tomado, a realização da cerimônia premiou seis trabalhos, sendo considerados os três primeiros colocados em cada uma das categorias, que foram escolhidos entre os 55 projetos inscritos para a atual edição, um acréscimo de sete trabalhos em relação a 2021.
“O prêmio nasceu de um sonho e trabalho em conjunto do grupo da Comissão de Qualidade da Anfavea e Sindipeças. Houve persistência. Quase abandonamos a ideia, depois a resgatamos e veio a pandemia. Ver o prêmio acontecer me emociona. Este prêmio tem um propósito que é valorizar pessoas e gerar competitividade para o setor automotivo. Tudo que é feito com propósito dá resultado”, disse o diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses, que entregou o troféu ao vencedor da categoria Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias.
Antes da revelação dos ganhadores, os trabalhos passaram por duas etapas de avaliação: na primeira, uma banca formada por membros da Anfavea, Sindipeças e IQA avaliou os trabalhos e definiu os finalistas; depois, aqueles que avançaram foram convidados para realizar uma apresentação oral para uma nova banca, que indicou os três primeiros colocados.

O vencedor em Qualidade no Processo Produtivo foi Aherton Brito, com o trabalho Necessidade de Abertura do 2º Turno na Estamparia, seguido por Caio Barbosa e Fabiana Murassaki Dias Vicari, com os trabalhos Internalização da produção de porta-escovas com zero incidentes de qualidade com os clientes e Aumento da produtividade para eliminar necessidade de turno adicional, respectivamente.
“Motivo de honra representar a Scórpios nesse projeto engajado pelas pessoas lá dentro. Os programas de melhoria de qualidade são motivados pela diretoria. Levar esse prêmio para lá, representando todo o time, é uma grande honra”, discursou Brito.

Já em Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias, o primeiro lugar ficou com Fernanda Bencke Liborio, com o projeto Shadow Bright – Inspeção de Defeito de Pintura com uso de Inteligência Artificial.
“Agradeço ao IQA, a todos os apoiadores e patrocinadores a oportunidade de compartilhar esse projeto, que é inovador para indústria automotiva e que dá muito orgulho para nós da GM. Agradeço a General Motors por sempre incentivar a inovação. Por mais que tenha muitos riscos e incertezas, tivemos o apoio da empresa e da liderança para seguir. Vê-lo sendo implementado em outras empresas do setor automotivo é um indicador de sucesso.”, resumiu Liborio.
Guilherme Cabral, com Caderno Digital de Liberação de Máquina (CDLM), e Renata Santos, com Astro 4.0 – Amazonas Smart Troubleshooter, asseguraram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O prêmio teve o patrocínio ouro da Seguradora Zurich que, além de apoiar a premiação, já é parceria do IQA no projeto de Certificação Selo Verde, o qual reconhece as oficinas que aderem às melhores práticas sustentáveis nos serviços de reparos automotivos. Samya Paiva, diretora executiva de gerenciamento de riscos da patrocinadora, representou a parceira durante a cerimônia e realizou uma das entregas do troféu.
Sobre o IQA
Criado em 1995 por entidades do setor e do governo,o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.
Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.
Assessoria de Imprensa
Alexandre de Aquino
E-mail: imprensa@iqa.org.br
Telefone: (11) 99165-6034