BMW mostra primeira imagem do iX1, seu elétrico mais barato
Com a chegada do modelo, montadora terá três SUVs elétricos no mercado (Por Victor Bianchin, AB)
Março está sendo um mês importante para a BMW em termos de eletrificação, afinal é o mês da chegada do SUV iX e do sedã i4, as grandes apostas da montadora para este ano, inclusive no Brasil. Além disso, a empresa deve fazer o anúncio oficial de seu sedã de luxo i7 nas próximas semanas.
Mas não é só. Após alguns vazamentos, a BMW divulgou, no final da semana passada, uma imagem parcial do iX1, modelo elétrico que será de entrada, ou seja, terá preços mais acessíveis e deverá substituir o i3 como o elétrico mais vendido da companhia. A imagem está no topo deste post.
Em termos de design, o carro lembra o X1 convencional, embora o mercado especule que o tamanho final será um pouco menor do que o antecessor. Os LEDs dos faróis, entretanto, estão diferentes, e o contorno azul da grade, típico dos elétricos da BMW, também ajudam na distinção. Aliás, embora a grade seja mostrada vazia, o mais provável é que, na versão final, ela tenha alguma textura frontal.
O carro, que terá apenas tração dianteira, trará a quinta geração do eDrive, tecnologia de acionamento elétrico da montadora. Também é possível que tenha uma Alexa integrada, assim como o irmão a combustão, e conectividade 5G.
A autonomia esperada, segundo a montadora, é algo entre 412 e 438 km, um valor razoável para carros de entrada, e a bateria é especulada para ter entre 68 e 74 kWh. O modelo vai utilizar a plataforma FAAR, que é derivada da UKL, usada em alguns modelos Mini.
Somando iX, i7 e iX1, a BMW terá três SUVs elétricos no mercado, o que pode soar exagerado. Mas o iX1 deverá ter o preço mais amigável de todos, algo em torno de US$ 45.000 (R$ 215.000), o que o coloca no mesmo patamar do Model Y, da Tesla, o carro elétrico mais popular do mundo. Para efeito de comparação, o iX vai chegar ao Brasil custando R$ 650 mil.
A produção do iX1 deve começar no final deste ano.
Fonte: Automotive Business